4 de fevereiro de 2021

Coluna Fala Jordão – Edição 3 de 2021: Viva a liberdade de expressão


“As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas” – Augusto Branco.

Mundo: O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 já ultrapassou o total de casos confirmados em todo o mundo. De acordo com o Financial Times, nesta quarta-feira, 3, quase 104 milhões de doses haviam sido administradas, enquanto os casos confirmados estavam um pouco acima de 103 milhões.

Brasil: O Ministério da Saúde informou que o Brasil já registrou mais de 8 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19.

Com a força do leite condensado: O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o deputado Arthur Lira (PP-AL) foram eleitos para a presidência do senado e da câmara federal, respectivamente. Ambos tiveram o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Acre no vermelho: O governador Gladson Cameli confirmou a regressão do Acre para a bandeira vermelha, pior indicador referente ao avanço da pandemia, com nível de emergência que abrange os 22 municípios do estado. Nesta situação um conjunto de normas são tomadas, entre elas, a determinação para o fechamento de estabelecimentos que oferecem serviços considerados não essenciais.

Os números crescem: O boletim da Sesacre desta quarta-feira, 03, confirma 49.547 infectados por Covid no Acre. O número oficial de mortes pela doença subiu para 879 em todo o estado.

Suspensão das atividades religiosas: Após receber o novo decreto estadual sobre a regressão do Acre à bandeira vermelha, o bispo da Igreja Católica no Acre, Dom Joaquim Pertiñez, divulgou uma carta explicando a suspensão das missas com a presença dos fiéis.

Bronca: O líder religioso disse estar indignado e questionou as aglomerações, campanhas eleitorais e a falta de fiscalização e punição por parte dos responsáveis. Após expor sua indignação, o bispo disse que obedecerá a mais esse decreto em favor da vida humana.

Jordão em estado de alerta: Em Jordão não é diferente, os números crescem gradativamente. Somente na segunda-feira, 1, foram registrados 13 novos casos, de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Testes estão acabando: Com o crescimento no número de notificações, o proprietário do Laboratório de Análises Clínicas Biovale confirmou que os testes contratados pela prefeitura de Jordão, ainda na gestão anterior, estão na fase final. A previsão é o que o material seja suficiente para atender a demanda desta semana.

Estão preparados: O Secretário Municipal de Saúde, Oscar Sérgio informou à coluna que tem conhecimento da situação e que as medidas já estão sendo tomadas. Já efetuou um pedido emergencial de 100 novos testes junto à Biovale e também está avaliando a legalidade jurídica para prorrogar o contrato com a empresa e manter os serviços disponíveis à comunidade.

Um ataque a liberdade de expressão: O professor Marcos Feitosa utilizou as redes sociais para expor que sofreu coação por meio de uma ligação anônima. Do outro lado da linha, uma pessoa que não se identificou dirigiu ofensas preconceituosas ao profissional da educação, em seguida, desligou.

Tem personalidade: O professor vem tendo destaque nas redes sociais por manter posicionamentos fortes, com conteúdo coerente a respeito de política e outros assuntos. É natural que esse tipo de debate de idéias possa gerar descontentamentos em algumas partes, mas, o respeito deve prevalecer sempre.

Sem recuar, sem cair, sem temer: Esta coluna repudia a ação infantil, preconceituosa e covarde de quem utilizou de meios tão baixos para atacar a honra do educador. A liberdade de expressão é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal.

Nossas opiniões: Os conteúdos aqui publicados remetem exclusivamente a opinião do autor, com base nas informações colhidas com as suas respectivas fontes e devidamente apuradas, conforme orientação do jornalismo. Todos os dados são avaliados, filtrados e postados na coluna, no momento oportuno.

Cultura: O professor jordanense Uéliton Freire, 43 anos, lançou seu primeiro livro. Em entrevista à ContilNet, Ueliton diz que a obra, com o título Momentos Poéticos, é eclética e fala de sentimentos, fatos, pessoas e lugares. O autor está em busca de patrocinadores para a produção impressa do livro.

Em Ação: A Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Obras vem realizando um mutirão de ações. Profissionais estão trabalhando na desobstrução de bueiros, abertura de valas, coletas de lixo, roçagem e limpezas de espaços públicos.

Pagando bem: A prefeitura de Jordão contratou (com dispensa de licitação) uma empresa para prestação de serviços de assessoria e consultoria contábil. O contrato de 12 meses tem o valor total de 215.400,00. O valor mensal corresponde a R$ 17.950,00. As informações estão disponíveis na edição 12.968 do Diário Oficial do Estado do Acre.

Mandou o recado: O ex-prefeito de Tarauacá e Jordão, Esperidião Junior utilizou uma rede social para alertar a nova gestão a tomar os devidos cuidados com altos gastos no início do mandato. Junior utiliza de seu conhecimento e experiência para chamar a atenção do gestor e afirma que está na torcida para um bom mandato ao prefeito Naudo Ribeiro.

Saiu na mídia: Saiu no site oacreagora que o presidente da câmara de Jordão, Eudes Mendes (PDT) concedeu a si mesmo 15 diárias somente em janeiro, no primeiro mês de mandato. De acordo com a matéria, o vereador pedetista receberá, além do salário, o equivalente a R$ 3.750. As portarias estão disponíveis no DOE, nas edições dos dias 5 e 26 de janeiro. O conteúdo está repercutindo na cidade e nas redes sociais.

Com a palavra: O presidente Eudes Mendes concedeu entrevista à coluna Fala Jordão e repudiou a forma como o assunto foi tratado pelo site oacreagora. O presidente diz que o pagamento de diárias ocorreu dentro da legalidade, uma vez que se torna necessário o custeio de despesas com transporte, alimentação e estadia. Mendes enfatizou a necessidade em realizar as duas viagens para tratar de assuntos junto a instituições bancárias e Receita Federal, como forma de garantir a continuidade do serviço legislativo.

Kezio Araújo, Fala Jordão

Nenhum comentário: