28 de janeiro de 2021

Coluna Fala Jordão – Edição 2 de 2021: Toinho continua no esporte

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que têm à sua volta”, frase atribuída a Nicolau Maquiavel, no livro O Príncipe. Tenho um exemplar como livro de cabeceira e sempre que possível faço revisões periódicas. Essa é a minha indicação de leitura para aqueles que buscam conhecer um pouco de política.

Mundo: A Universidade John Hopkins divulgou a marca de 100 milhões de casos de Covid-19 no mundo.

Brasil: Nesta quarta-feira, 27, o país já ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas imunizadas. São Paulo é a capital campeã em aplicações, com mais de 200.000 doses.

Não “taoquei”: Jair Bolsonaro está com a popularidade em queda, principalmente nas redes sociais após o início da vacinação contra o Covid-19 no país. O levantamento encomendado pela VEJA mostram uma queda de 20 pontos na popularidade do presidente, em relação ao início do mês.

“Leite-moça”: O “mito” continua despencando após o escândalo de elevados gastos apresentados no Portal da Transparência do governo. Só em leite condensado foram mais de R$ 15 milhões. Em Chiclete foram 2,2 milhões. As informações foram divulgadas em uma reportagem do jornal Metrópoles.

Querem resposta: Parlamentares entraram com pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para abertura de investigação sobre os gastos do governo federal com comida em 2020.

Fecha tudo: O governador do Acre Gladson Cameli solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o fechamento imediato das fronteiras e divisas do Estado do Acre como medida extrema para conter o avanço de transmissão da Covid-19.

Em busca de apoio: Cameli foi a São Paulo em busca de apoio para possível aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. Reuniu-se com o governador de São Paulo, João Dória e visitou o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, o instituto Butantan.

Surfando na onda: Enquanto a chegada da vacina tem sido dor de cabeça ao presidente Bolsonaro, no outro lado da moeda, o governador Gladson Cameli está tendo boas avaliações pelo empenho na busca de trazer o imunizante ao povo acreano.

Jordão: Aqui na terrinha da banana, os números de transmissão da covid-19 subiram nos últimos dias. Com base no início da semana, a média é de 5 novos casos por dia. Somente na quarta-feira, 27, tivemos 7 pessoas diagnosticadas..

Obras: O prefeito Naudo Ribeiro (PDT) assinou nesta quarta-feira, 27, o contrato com a empresa responsável pela construção do mercado municipal. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da deputada Jessica Sales.

Gol de Placa: Antonio Rodrigues de Paiva, o “Toinho do Esporte”, foi convidado pela atual gestão para continuar na coordenação das atividades esportivas. Toinho tem o esporte correndo em suas veias e é daqueles que tira do próprio salário para investir quando é preciso.

Dai a César o que é de César: Esporte foi o que não faltou na gestão do prefeito Elson Farias. Toinho e sua equipe realizaram vários torneios simultâneos na zona urbana e rural, muitos com premiações em dinheiro. O governo atual só precisa dar as condições necessárias que o homem faz acontecer. Com a indicação pela permanência de Toinho quem ganha são os esportistas.

Política e Gestão: É importante fazer a política contemplando os aliados, mas, também é necessário ter sabedoria para fazer gestão agregando profissionais que outrora estiveram em lados opostos. Além de trazer conhecimentos e capacidades que o grupo não dispõe, ainda abre-se um caminho produtivo para futuras alianças.

Não teve unanimidade: Houve, naturalmente, quem não concordasse com a indicação. É natural a decisão não agradar a gregos e troianos já que cada um tem os seus objetivos pessoais.

Cada coisa no seu devido lugar: Nos primeiros 100 dias de mandato o povo precisa sentir a confiança de quem realmente manda na casa. Os aliados participaram da construção do mandato e têm todo o direito de dar opiniões e dicas, mas o ordenador de despesas e maior autoridade administrativa do município precisa ter o pulso firme de dar a palavra decisiva. Afinal, para cada ação existe uma reação e para cada decisão, uma consequência.

2022 tá bem aí: Vale lembrar que em menos de 700 dias teremos uma nova oportunidade de reencontros, mãos amigas, abraços calorosos e pedidos de apoio. Outra frase atribuída a Maquiavel é de que “em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. Acredito que os leitores também possam interpretar a frase no sentido oposto.

Spoiler da peça: Os assuntos em questão me fizeram lembrar da peça teatral Hermanoteu na Terra de Godah, da companhia de comédia Os Melhores do Mundo, quando o capeta tenta seduzir o andarilho oferecendo-lhe pão e vinho. O ‘dissimulado’ diz: “Amizades não se fazem por interesses passados, mas, por cuidados futuros”.

Vai subir: Os proprietários de panificadoras da cidade vão atualizar o preço do pão, a partir de fevereiro. A justificativa é que o trigo e outros insumos necessários para a produção do produto tiveram aumentos consecutivos. Os pães da massa grossa, francês e massa fina passarão a custar R$ 1 a unidade, preço similar ao praticado em supermercados de Rio Branco. Ramalho Brandão, proprietário da panificadora Vitória disse que vai aumentar o peso e tamanho do pão, com objetivo de reduzir um pouco do impacto aos seus clientes.

Kezio Araujo, Fala Jordão.

Nenhum comentário: