20 de novembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 20-11-2015

COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO
“É o momento de não ficar querendo ganhar popularidade, mas de se recuperar credibilidade. Não é o momento de instrumentalização da crise, mas de se debruçar para resolver a crise”. Marina Silva- ex-senadora e ex- ministra.
Não adianta pedir desculpas, o Senhor vai ser processado, até o fim”. Deputado Carlos Sampaio- PSDB, se referindo ao deputado Sibá Machado- PT, por ter incitado à violência.
Reforma Política
O Congresso Nacional manteve o Veto da presidente Dilma, que impede a doação de empresas a partidos políticos. Até porque o STF, já tinha proibido a respectiva doação.
Doação de pessoa física
Ficou permitida a doação de pessoas físicas, num limite de até 10% de seus rendimentos, declarados no IRRF, do ano anterior.
Voto Impresso
Foi aprovado ainda, o voto impresso, a partir das eleições de 2018.
A Importância dos Prefeitos de 2016, para 2018
Como uma eleição está intimamente ligada à outra, muitos aliados de hoje, serão adversários em outubro/16, na busca de ampliar seus campos de atuação, na expectativa do fortalecimento de suas agremiações partidárias, visando às eleições de 2018.
Os Mais fortes: Resultado das eleições de 2012
PMDB- 1.016 prefeitos
PSDB- 686 prefeitos
PT- 629 prefeitos
Movimentação Política
Em função das últimas declarações das lideranças do PMDB, em lançar candidatura própria em 2018, o PT começou a enfraquecer o seu principal aliado.
Mudança de lado
O comando do PT tirou os senadores do PSD do Bloco Partidário com o PMDB e agrupou, junto ao PP, diminuindo assim, o poder de fogo do seu principal aliado.
Ministro do Turismo no Acre
O ministro Henrique Eduardo Alves-PMDB, do Turismo, veio ao Acre, supervisionar as obras de ampliação das dependências do Aeroporto de Rio Branco e a construção do Shopping Popular, para o qual já foram liberados mais de R$ 2,2 milhões.
Deputado Federal Alan Rick
O deputado Alan Rick-PRB cobrou dos representantes da TIM, OI, VIVO, CLARO e ANATEL solução e maiores investimentos na telefonia móvel do Acre, na Comissão da Amazônia. Bem como, junto às empresas aéreas, sobre os exorbitantes preços das passagens cobradas na Amazônia e especialmente, para o Acre.
Bolsa Família no Acre
80.330 famílias são beneficiadas no Acre, em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Investigações
Comenta-se nos senadinhos do interior do Estado, que se a Polícia Federal fizesse uma rigorosa investigação nos beneficiários do Bolso Família, poderia encontrar muitas surpresas. Correm o risco de encontrar empregadas domésticas de secretários, familiares de vereadores e de outras personalidades.
Prefeito do Juruá
Comenta-se fortemente nos bastidores da política, que um prefeito do Juruá, teve uma acirrada briga jamais vista, com dois empresários da cidade, em função de uma licitação na área de combustível. O respectivo prefeito está a uma semana fora da cidade. Os mais próximos já falam em momento depressivo do titular da cidade, em função das pressões que vem recebendo e do alto grau de rejeição constadas nos levantamentos internos dos partidos. 
Tarauacá: eleições 2016
Conversando e analisando as movimentações das forças políticas de Tarauacá, percebo que mesmo com várias candidaturas já lançadas e outras que virão, o quadro poderá se comportar da seguinte forma:
1- Rodrigo Damasceno- PT
- Não se tem uma convicção de sua reeleição.
- Se confirmar, seu vice ainda não está definido. Uns querem a permanência do Chagas Batista- PC do B; outras forças da FPA querem o Chico Batista do PDT ou a ver. Janaína Furtado- REDE. (O vice que aceitar, teria o apoio do grupo, para a próxima eleição de prefeito).
2- Dr. Jenilson ou Chagas Batista- PC do B: Se o partido for rifado da composição na chapa do Rodrigo, poderá lançar candidatura própria.
Vice: trabalharão, para que a ver. Janaína- REDE seja a vice.
3- Chico Batista- PDT
Vice: Poderá ser a ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD.
4-Marilete Vitorino-PSD. Se confirmar a candidatura, poderá ter o PMDB ou o PP de vice.
5- Ver. Mirabor Leite- PMDB. Se confirmar, seu vice poderá ser o Gomes, do PSDB.
6- Ver. Janaína Furtado- REDE. Seu vice está em construção.
7- Júnior Feitosa: Perdeu força, quando o PSB não aceitou candidatura no município. Articula sua ida para outra sigla partidária.
8- PSOL: Discute a possibilidade de lançar um nome, que será apresentado em breve.
9- PMN, DEM, PR, PP, PSC, PTC, PEN: Articulam um nome novo, com experiência política e administrativa, que será apresentado até o final de março de 2016.
Convenção Estadual do PSD
A Coordenação da Convenção do PSD está mobilizando e promete fazer a Convenção mais animada dos últimos tempos, reunindo além dos parlamentares do partido, dirigentes, militantes e simpatizantes, estão convidando todos os integrantes dos demais partidos, imprensa e curiosos da política da terra de Galvez. Acontecerá dia 21 de Novembro, a partir das 9h, na chácara Boi Cagão, do Senador Sergio Petecão- PSD, na BR- 364, no ramal da EMBRAPA.
Ajudar os mais carentes
O deputado Eber Machado-PSDC, após deixar de fazer parte da base de sustentação do governo, mudou sua estratégia de atuação política, sempre em prol da população que mais precisa. Primeiro garantiu o aumento dos recursos para a Defensoria Pública. Agora, apresentou proposta que isenta os consumidores de baixa renda da taxa cobrada pela religação dos serviços de água e luz.
Eleição Inédita
A Chapa Única, para a direção do Conselho Regional de Farmácias do Acre, foi derrotada, por 57,21% dos votos. Perdeu para os votos Nulos e Brancos.
Eleição OAB-ACRE
Acontece nesta sexta, dia 20/11, a eleição para presidente da entidade. Urnas serão instaladas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Epitaciolândia, que se realizará, das 9 às 17h.
Município do Jordão
Com todas as dificuldades que a vida oferece, a cada dia, filhos ilustres daquela terra, tem se destacado em diversas atividades da sociedade. Desta vez, destaco Kézio Araújo, líder da comunicação, incentivador e medalha de ouro em jiu-jitsu. Desde que chegou a Rio Branco para ampliar os seus conhecimentos, no Curso de Ciências Sociais, Jornalismo e Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, comporta-se como um embaixador do município, recebendo e apoiando seus conterrâneos.
E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: