28 de agosto de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 28-08-2015

Nada revela mais o caráter de um homem do que seu modo de se comportar quando detém um Poder e uma Autoridade sobre os outros: essas duas prerrogativas despertam toda paixão e revelam todo vício”. Plutarco, biógrafo grego.

Não quero que ninguém concorde comigo, mas me ouçam”. Ciro Gomes – ex-deputado, ex-governador e ex-ministro.

A orrida pelos 257 votos
A presidente Dilma, que atingiu o maior índice de impopularidade que um presidente já teve, além da inflação aumentando a cada dia, a existência de greves em vários setores da administração, próximo de suas contas serem rejeitadas pelo TCU, que culminaria em um processo de Impeachment, corre desesperadamente para conquistar parlamentares, através de liberação de Emendas Parlamentares e nomeações em cargos importantes, com o objetivo de reagrupar sua base eleitoral e livrar-se de um possível afastamento.

Resultados da Lava Jato, até o momento

716 procedimentos Instaurados
356 buscas e apreensões
56 pedidos de cooperação Internacional
28 acordos de delação
31 acusações criminais.

Coerência política se faz necessário
Após os senadores Sérgio Petecão-PSD e Gladson Cameli-PP, indicarem o primo Marivaldo Melo, para a presidência do Basa e seu cunhado, para a SUDAM respectivamente, perdem o discurso de oposição. Mesmo seus partidos já fazendo parte da base de sustentação da presidente, a partir de agora, em função dos benefícios recebidos, serão mais cobrados, nas votações e nas defesas em Plenário e Comissões.

Os reflexos para o futuro 
Qual vai ser o discurso dos senadores beneficiados, em apoio a seus candidatos nas eleições vindouras? A população acompanha minuciosamente o comportamento dos nossos parlamentares, prefeitos e vereadores e já sabe perfeitamente, quem tem feito o dever de casa, quem deve continuar e quem deve mandar de volta para casa.

Café com os deputados
Segundo um deputado, o café patrocinado pelo governador Tião Viana, foi além de mostrar as ações governamentais bem sucedidas. Tinha também como foco, uma maior aproximação com os parlamentares, em função de um possível pedido, que pode chegar via Supremo Tribunal Federal. Nada mais comentou.

Contraponto
A CUT e SINTEAC, liderada pela Presidente Rosana Nascimento, iniciou a “Campanha em favor da diminuição dos altos salários no Acre”. Segundo ela, já que o governo do Estado não tem dinheiro para atender as reivindicações dos Profissionais da Educação, não deveria pagar altos salários para aliados políticos.

UFAC para Tarauacá, Feijó e Jordão
Essa coluna já tinha sugerido a idéia, encampada pelo Dep. Jenilson Leite- PC do B, com apoio do Dep. Jesus Sérgio- PDT, quanto à implantação de um núcleo da UFAC, em Tarauacá, que também atenderia Feijó e Jordão. E ainda, uma residência estudantil, que muito beneficiaria os estudantes da respectiva Regional Administrativa.

10º Congresso Norte Nordeste
O Acre sediará o Congresso de Pesquisa e Inovação, de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Rio Branco, coordenado pelo Instituto Federal do Acre- IFAC, em parceria com o governo do Estado.

Eleições 2016 em Rio Branco
Vi nos últimos dias algumas informações, que tinham acabado de sair do forno, que precisam ser analisadas com muito cuidado, para ninguém passar nenhum vexame: partiu na frente, com 43%, quem conhece todas as ruas, travessas e becos de Rio Branco; em seguida, com 28%, o filho ilustre da Regional do Purus; a seguir, com 19 %, o homem da produção e 18%, a comunicadora azulada. 

PT cede no interior
Segundo um petista do alto clero, o partido vai ceder espaço político no interior, mas cobrará apoio para emplacar uma chapa puro sangue, em Rio Branco. Na verdade, a divisão já começou:

Jordão- Elson Farias- PC do B
Porto Acre- Bené Damasceno- PROS
Senador Guiomard- Ney do Miltão- PRB.

PROS e PSL do PT
Segundos alguns integrantes do grupo dos partidos nanicos, após lideranças legitimadas do PT, terem indicado pré-candidatos para completar a chapa do PHS, agora é a vez do PROS e PSL, preencherem as chapas, com aqueles nomes que não podem ir para o partido majoritário.

Informações das fontes da FPA
Os partidos PDT, PRB, PRP, PSDC, PTN e PPL, exigem indicar o candidato a vice-prefeito do prefeito Marcus Alexandre, podendo ser o vereador Raimundo Vaz. Já os Partidos, PHS, PSL, PROS, PTB e PV, aceitam que a chapa seja puro sangue, e o PT escolheria um nome que seja de confiança deles.

Captou muito bem politicamente
O Prefeito Marcus Alexandre- PT tem recebido muitos elogios, após a reforma do Restaurante Popular. Sem dúvida, é uma ação social extremamente interessante. Todos os dias formam-se filas quilométricas de pessoas vindas de todos os bairros, para almoçar, principalmente pessoas idosas, que além de ter gratuidade no transporte público, ainda garantem o almoço, ao preço de R$ 1,00.

Rádio Difusora Acreana
Foram merecidamente comemorados, os 71 anos de bons serviços prestados à população acreana, principalmente dos seringais e zonas rurais, por meio da boa comunicação de interesse público, das mensagens e melodias, tão ouvidas por uma parcela significante de nossa sociedade.

Feiras Agropecuárias
O Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, organiza Feiras Agropecuárias nos municípios, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do Estado:

Cruzeiro do Sul- 27 a 30 de Agosto,
Sena Madureira- Feira do Peixe- 28 a 30 de Agosto.
Tarauacá- 1 a 4 de Outubro.

Eleição na Associação dos Morados do Bairro da COHAB em Tarauacá.
Um dos melhores comunicadores e idealista cultural, de Tarauacá e região, o Prof. Raimundo Accioly, disputa a Presidência da Associação do seu Bairro. De forma democrática e participativa, os moradores da COHAB, deverão dar apoio a ele, em função do trabalho competente que realiza e pelo compromisso nos projetos sociais que desenvolve.

Convenções Partidárias Municipais
Com o objetivo de renovar seus Diretórios Municipais, o PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro e o DEM- Democratas, estarão realizando nesse final de semana, as suas Convenções Partidárias Municipais, nas quais vão escolher os novos dirigentes partidários, que por sua vez, comandarão os partidos nas eleições de 2016.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: