17 de dezembro de 2014

JORDÃO: Câmara de vereadores aprova contas do ex-prefeito Melo e aumento no preço da carne, na última sessão do ano

Kezio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
A câmara de vereadores do Jordão, município localizado no interior do Acre, aprovou na última sessão ordinária do ano, realizada na manhã de ontem (16) a prestação de contas da gestão do ex-prefeito da cidade, Hilário de Holanda Melo (PT), referente ao exercício de 2009.
Colocada em pauta pelo presidente Francisco Alves Guimarães “Chicão” (PCdoB) a prestação de contas do ex-prefeito Melo foi aprovada por dois terços dos legisladores. Apenas a bancada do PMDB, composta pelos vereadores Guedes Oliveira e Zeina Melo votou contra.
A líder do PMDB, vereadora Zeina Melo declarou que não se podia inocentar corruptos e muito menos condenar inocentes, mas que seu voto contra baseava-se nos mesmos critérios do TCE, onde a referida prestação de contas foi rejeitada. Zeina fez vários questionamentos e impôs sua insatisfação com o resultado e, em seguida, solicitou ao presidente para ausentar-se da casa, alegando problemas de saúde.
Vereadores do Jordão aprovam lei que eleva em mais de 30% o valor da carne bovina e suína
O valor atual do kg de carne com osso (misto) é de R$ 6. O projeto prevê um aumento de R$ 2.
Aprovado pela câmara de vereadores do Jordão o projeto de Lei de autoria do vereador Rosaldo Saraiva (PT), que também é criador de gado, prevê o aumento superior a 30% nas carnes bovina e suína. As tabelas de peixes de várias espécies também receberão aumento.
A vereadora Zeina Melo absteve seu voto. Guedes Oliveira votou à favor, contradizendo o voto negativo por ele concedido na sessão anterior, quando o projeto foi pedido para estudo pelo vereador Zé Cariolanda (PSDB), que desta vez também se posicionou favorável.
Abel Ximenes e Francisco Sereno, ambos do PCdoB, Vavá (PSDB) e os petistas Rosenildo Melo “Dóda” e Rosaldo Saraiva também votaram à favor do aumento. O projeto segue para a sanção do prefeito Elson Farias (PCdoB).
Para Rosaldo Saraiva, proponente do projeto, a cada dia está mais difícil manter a oferta do produto na cidade, uma vez que a desvalorização do preço da carne no mercado local desestimula os criadores a abastecer o município, destinando a oferta de vendas apenas para cidades vizinhas.
“Não adianta a gente ter bom preço e não ter carne”, destaca Rosaldo, afirmando que a elevação do valor é a melhor alternativa para garantir o abastecimento.
Nas redes sociais e nas ruas da cidade as opiniões populares são contrárias a do vereador. A população questiona o aumento como abusivo e ainda relaciona às formas precárias com que o produto é manuseado até chegar a mesa do consumidor. Não há abatedouro e muito menos fiscalização eficiente que garantam a qualidade e a procedência da carne consumida na cidade.

Nenhum comentário: