26 de novembro de 2012

“O Palácio é dos prefeitos”, diz Tião Viana ao propor conciliação regional


Conciliação regional. Este é o nome da parceria proposta pelo governador Tião Viana aos 22 prefeitos eleitos no Acre  (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Conciliação regional. Este é o nome da parceria proposta pelo governador Tião Viana aos 22 prefeitos eleitos no Acre. Independente de cor partidária, o Estado está disposto a trabalhar em conjunto com todas as prefeituras tendo um objetivo em comum: a melhoria da qualidade de vida do povo acreano. É para formalizar este compromisso que os prefeitos eleitos estão reunidos no Palácio Rio Branco nesta segunda-feira, 26.
“Este é um encontro muito importante para o governo, porque é um momento de reafirmar a democracia e o único caminho para encontrar saídas para o Acre é o fortalecimento institucional. As prefeituras são instituições e precisam estar fortalecidas. Hoje é o dia para dizer que estamos juntos, que não vamos partidarizar investimentos, mas queremos respeito e atitude, e se houver desvios éticos não haverá acordo. Não importa o resultado eleitoral, o que temos agora é a devida e justa medida do que deve ser feito pelo povo”, disse o governador.
Tião Viana disse ainda que o “Palácio Rio Branco é dos prefeitos. Estamos juntos. O governo quer uma relação de mão dupla, de portas abertas e de verdades. É a verdade que tem que nos unir. Vocês vão receber o número do meu celular, que fica ligado 24 horas e podem me ligar a qualquer momento. Mas espero o mesmo de vocês”, comentou.
Além dos prefeitos de 19 municípios – Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard e Plácido de Castro não compareceram e apenas o prefeito eleito de Plácido de Castro Justificou a ausência – participam do encontro os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, vice-presidente do senado, deputados estaduais e federais. O representante do governo federal, Júlio Hector Marin, também se fez presente e anunciou um encontro nos mesmos moldes do realizado por Tião Viana para falar dos investimentos federais nos municípios.
 “Há uma dívida com o norte e é preciso ter um olhar diferenciado para a região. É por isso que a maior parte das verbas do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] são voltadas para o norte. A nossa relação tem que ser de parceria”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, disse que a casa estará a disposição para auxiliar no que for possível e votar projetos que busque o desenvolvimento do estado e o benefício da população.
Aníbal Diniz, vice-presidente do Senado, após cumprimentar o governador pela iniciativa, se colocou, junto com o senador Jorge Viana, a disposição dos prefeitos eleitos. “Viemos aqui dizer que estamos juntos. É nos municípios que as pessoas vivem e para fazer das cidades um bom lugar para se viver é preciso que todos tenhamos prefeitos muito ativos. Boa sorte a todos vocês”.
O tamanho do desafio de cada prefeito foi lembrando pelo senador Jorge Viana: “Vocês são o lado mais fraco na esfera da federação e o estado está ao lado de vocês, que assumem um grande desafio pela frente. Não será fácil, algumas prefeituras enfrentam muitos problemas, e por isso é importante estarmos juntos pelo povo do Acre”.

Angelim aconselha prefeitos eleitos
Para o prefeito Raimundo Angelim, que entregará  o bastão da capital ao seu sucessor, Marcus Alexandre, “o governador tem uma visão muito republicana e agora propõe somar forças pelo desenvolvimento das condições das melhorias da qualidade de vida. Em 2014 cada um vai subir no seu palanque, mas até lá precisaremos estar unidos. Vivemos uma crise muito forte, que impacta o Brasil e consequentemente, estados e municípios, e é necessário ter estratégias”.
Angelim, com sua experiência de oito anos liderando a prefeitura da capital e a Associação dos Municípios do Acre (Amac) aconselhou os futuros prefeitos, que enfrentarão, em sua maioria, a questão da inadimplência: “Os prefeitos devem trabalhar com muito planejamento, com um olho nas ações e outro no caixa da prefeitura. Uma saída é fazer bons projetos, e não apresentar projetos sem consistência, e buscar apoio, todo o apoio que puder”, explicou.
Marcus Alexandre, prefeito eleito de Rio Branco e próximo presidente da Amac, se disse disposto a auxiliar todas as prefeituras no que for possível para que elas consigam acessar os recursos federais e regularizar a situação da inadimplência que algumas enfrentam. “A Amac estará a disposição das prefeituras para que todos possam ser ajudados. Já buscamos apoio da bancada federal e conversamos com os deputados para que se sensibilizem e coloquem recursos para as prefeituras. Este gesto do governador Tião Viana em propor esta conciliação é de muita grandeza e vamos expor aqui as necessidades dos municípios, nossas dificuldades e buscar soluções”, comentou.

Nenhum comentário: