6 de setembro de 2012

Governador Tião Viana entrega 420 títulos definitivos no Jordão

O governador Tião Viana participou na manhã desta quarta-feira, 5, no Jordão do ato de entrega de 420 títulos definitivos de propriedades urbanas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana participou na manhã desta quarta-feira, 5, no Jordão, do ato de entrega de 420 títulos definitivos de propriedades urbanas. A ação foi promovida pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e contou com a presença de moradores do município e dos deputados estaduais Geraldo Pereira e Moisés Diniz e ainda, do deputado federal Thaumaturgo Lima.
A alegria estava estampada nos rostos das famílias que foram beneficiadas pelo programa de regularização de terras que vem sendo executado pela equipe do Iteracre em todo o Estado. São pessoas que aguardavam por esse momento há décadas. Moradores como o aposentado João de Oliveira da Silva que disse esperar por este momento há 70 anos.
"Que Deus abençoe as pessoas que vieram trazer esse documento para nós”, agradeceu João de Oliveira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Eu agradeço primeiramente a Deus e segundo ao nosso Governo que está entregando o batistério da nossa terra. Quando nós éramos criança recebemos o batistério do padre e hoje, nós recebemos o título da nossa terra, que é como um batistério. Que Deus abençoe as pessoas que vieram trazer esse documento para nós”, agradeceu João de Oliveira da Silva.
O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, confessou que para ele a entrega de títulos definitivos naquele município é motivo de realização pessoal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, confessou que para ele a entrega de títulos definitivos naquele município é motivo de realização pessoal.
“Nós estivemos aqui há dois meses e eu escutei relatos de pessoas que vivem aqui e esperavam por esse momento há 20 anos, 30 anos. Por isso que este é um momento de alegria, de entusiasmo. Esse foi um trabalho capitaneado pelo governador Tião Viana, pela prefeitura e a equipe do Iteracre veio realizar esse trabalho com muita alegria”, declarou o diretor-presidente do Iteracre.
Glenilson Figueiredo avisou que este é apenas o início do trabalho de regularização de terras no município. Segundo ele, o próximo passo será a regularização fundiária de terras da zona rural. “Em 30 ou 40 dias nós vamos avançar o trabalho na área rural”, completou Figueiredo.
A Carteira de Identidade da Terra
O governador Tião Viana agradeceu o empenho da equipe do Instituto de Terras e o apoio que recebeu do prefeito Hilário Melo e dos parlamentares (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana agradeceu o empenho da equipe do Instituto de Terras e o apoio que recebeu do prefeito Hilário Melo e dos parlamentares que atuam auxiliando o Governo do Estado. Tião lembrou que sem o apoio da bancada estadual, federal, dos senadores e da presidenta Dilma Rousseff não seria possível mudar a realidade do Acre e de seus municípios.
“Nas palavras do senhor João Oliveira eu vi que este encontro é muito importante. O senhor João falou no batistério e no título que são importantes para vocês. Eu entendo que esse documento que está sendo entregue a cada um de vocês é, de fato, a carteira de identidade de quem mora numa cidade”, declarou o governador.
Tião Viana ressaltou que antes, quando as terras não eram documentadas por meio de títulos definitivos, as pessoas recorriam ao título de enfiteuse. “Com título definitivo isso muda porque hoje como as terras estão transferidas para o Estado ou para o município. Com a regularização as pessoas passam a ter direto a sua carteira de identidade definitiva (da terra)”, concluiu Tião Viana.
O prefeito do Jordão, Hilário Melo, agradeceu o trabalho que o Governo vem realizando para melhorar a vida de todos os acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O prefeito do Jordão, Hilário Melo, agradeceu o trabalho que o Governo vem realizando para melhorar a vida de todos os acreanos, incluindo os que vivem em áreas mais isoladas como o seu município.
“Isto é de suma importância para o desenvolvimento do nosso município. Era um sonho da nossa população e agora a gente espera conseguir concluir este processo de regularização incluindo também as famílias que vivem na zona rural”, afirmou o prefeito Melo.
Deputados ressaltam que união faz a diferença em prol do povo
“O sentimento que Tião tem de perceber a dor das pessoas é que está fazendo o Acre pegar vento, está fazendo o Acre levantar", disse o deputado Moisés Diniz (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os deputados Moisés Diniz e Thaumaturgo Lima foram enfáticos aos declarar durante seus discursos que o trabalho unido dos governantes
“O sentimento que Tião tem de perceber a dor das pessoas é que está fazendo o Acre pegar vento, está fazendo o Acre levantar. É pegar um ato como este e ver que há sentimentos e a importância, que muitos não percebem, deste documento para vocês”, disse Moisés Diniz.
Geraldo Pereira, deputado estadual, observou que com a entrega de títulos definitivos aos moradores eles terão condições de buscarem financiamentos para investirem em seus comércios, casas próprias.
Geraldo Pereira, deputado estadual, participou do evento ao lado do governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“O título definitivo não tem preço, tem valor. Não tem preço porque não está a venda, mas tem valor social e econômico muito grande. E, ainda, traz a segurança para as famílias que passam a ter uma propriedade regularizada podendo garantir empréstimos, financiamentos”, pontuou Pereira.
Em nome dos contemplados seis moradores receberam títulos definitivos durante o ato: Lázaro Carneiro de Souza, que recebeu o documento das mãos do governador Tião Viana; o morador Lacionete Carneiro de Souza recebeu o documento das mãos do deputado Moisés Diniz; Antônio Jeferson de Souza Araújo recebeu o título das mãos do deputado federal Thaumaturgo Lima; a representante da Paróquia São José recebeu o título das mãos do deputado estadual Geraldo Pereira; e o diretor-presidente do Iteracre entregou o título ao aposentando João de Oliveira da Silva.

Nenhum comentário: