16 de novembro de 2014

No Acre, Rio Tarauacá transborda e desabriga ao menos 20 famílias

Rio Tarauacá atingiu a cota de 11,50 metros neste sábado (15)
(Foto: Jardy Lopes/Prefeitura de Tarauacá)
Com a marca de 11,50 metros neste sábado, o Rio Tarauacá está 2,50 metros acima da cota de transbordamento, 9 metros. Segundo dados da Defesa Civil Estadual, na manhã desta sexta-feira (14) o nível do rio era de 7,68 metros, ou seja, em um dia, o nível subiu quase 4 metros. De acordo com a Prefeitura de Tarauacá ao menos 20 famílias ejá foram atingidas com a enchente fora de época.

As famílias atingidas estão sendo removidas para a creche da cidade, segundo informou o prefeito do município, Rodrigo Damasceno. Uma reunião foi realizada entre prefeitura, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais, na manhã deste sábado (15), para definir formas de atender as famílias desabrigadas. "Uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social está providenciando alimentação e água para os desabrigados", disse

O prefeito de Tarauacá informou ainda que a enchente é atípica nesta época do ano. "Esse período não tem enchente, geralmente é em janeiro, fevereiro e março. É uma enchente fora de época que acometeu várias localidades aqui em Tarauacá", diz.

Segundo Damasceno, a enchente atingiu também a aldeia Nova Esperança, localizada na Terra Indígena do Rio Gregório, onde ocorre o tradicional Festival Yawa. "Um rio afluente do Tarauacá transbordou, estamos mandando uma equipe lá para verificar a situação", afirma o prefeito.

A Defesa Civil Estadual está prestando assistência ao município. Segundo o coordenador do órgão, Carlos Gundim, a elevação do rio é em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na região. "È inédito o rio transbordar em novembro. A calha de Tarauacá é muito rasa, então, ela enche e vaza rápido. Isso foi uma quantidade de chuva elevada que caiu nos últimos dois dias na cidade", explica.

Veriana Ribeiro
Do G1 AC

Nenhum comentário: