26 de novembro de 2024

Prefeitura de Jordão Realiza Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil para Capacitação de Educadores

 

Por Juruá 24Horas

O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas.

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a abertura do Seminário do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), um evento de grande importância para a formação continuada de educadores e o fortalecimento das práticas pedagógicas no município.

O Programa LEEI, que integra a iniciativa nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo capacitar professores da educação infantil com foco em práticas pedagógicas que incentivem o desenvolvimento da leitura e escrita de maneira lúdica, inclusiva e criativa.

O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas, além de crianças das Instituições de Educação Infantil de Jordão. O evento foi uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e para a reflexão sobre estratégias inovadoras voltadas à alfabetização nos primeiros anos de escolaridade, um dos pilares da educação básica.

A abertura do evento contou com a presença  do prefeito Naudo Ribeiro, e com as apresentações das crianças da Instituição de Educação Infantil Pré-Escola 12 de Outubro, que encantaram o público com uma apresentação musical e a dramatização de dois poemas. Também foram apresentados os Trabalhos de Percurso de nove professores/cursistas, com destaque para dois projetos que se destacaram nos critérios de avaliação. Os autores desses trabalhos terão a oportunidade de representar Jordão no Seminário Final das Formadoras Municipais, que acontecerá em Cruzeiro do Sul, com todas as despesas custeadas pela Secretaria Municipal de Educação.

A programação do seminário foi marcada pela troca de saberes entre os profissionais da educação, com o objetivo de aprimorar as metodologias voltadas à alfabetização infantil, promovendo o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida escolar.

A Secretaria Municipal de Educação agradeceu a participação de todos os envolvidos e reafirmou seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação infantil em Jordão, por meio de eventos que valorizam o papel dos professores e incentivam o constante aprimoramento das práticas pedagógicas.

Homem sequestrado por quadrilha é achado morto dentro de rio no interior do Acre

 

Por Aline Nascimento, g1 AC

Railson Amorim da Silva, de 19 anos, foi encontrado morto dentro do Rio Tarauacá, na cidade do Jordão, interior do Acre, na manhã dessa quinta-feira (21). O jovem estava desaparecido desde a última terça (19), quando uma quadrilha invadiu a casa onde ele estava e o sequestraram.

Antes de deixarem o local, os criminosos atearam fogo na residência de madeira. Três pessoas foram presas entre terça e essa quarta. A família registrou um boletim de ocorrência pelo sumiço do rapaz e a Polícia Civil começou a investigar o caso.

Conforme o registro policial, Railson da Silva estava na casa de um amigo na terça quando quatro homens armados invadiram a residência na madrugada e o levaram. A mãe do dono da casa contou aos policiais que tinha recebido um aviso de uma facção criminosa para não abrigar Railson no local.

Ainda segundo a polícia, os criminosos são de Tarauacá e saíram da cidade de barco com o objetivo de matar Railson da Silva no Jordão por causa de uma dívida de R$ 14 mil que ele tinha.

A dívida teria sido adquirida após a vítima pegar drogas para vender com a facção e não repassar o valor.

Casa de amigo de Railson da Silva foi incendiada por criminosos — Foto: Arquivo/Polícia Militar do Acre

Prisões

A Polícia Militar informou que, após ser avisada do sequestro de Railson, acionou a PM de Tarauacá para ajudar na ocorrência. Ao longo das buscas pelo jovem, a polícia foi avisada de que a quadrilha estava descendo o rio em direção à Tarauacá em pequenas embarcações.

Uma equipe de Tarauacá foi ao encontro dos criminosos e conseguiu prender dois dos criminosos durante uma troca de tiros e a embarcação afundar no rio. Um dos suspeitos ficou ferido na perna.

A dupla foi presa com munições calibre 16 e 20 e um capuz. As armas, segundo a PM-AC, não foram possível recuperar por conta do naufrágio. Os criminosos foram levados para a delegacia.

Já na manhã de quarta (20), a PM-AC de Tarauacá foi avisada novamente que o terceiro suspeito dos crimes estaria voltando para o município de carona em outra embarcação. O homem foi preso no Seringal Minas, zona rural, e confessou que Railson da Silva estava morto.

Segundo ele, a vítima foi assassinada a tiros e teve o pescoço quase degolado com golpes de faca. O quarto suspeito segue foragido da polícia.

Já na manhã dessa quinta, populares encontraram o corpo da vítima em decomposição dentro do rio no Jordão.

Jordão ganha destaque nacional com prêmio na 19ª Mostra: “Brasil, Aqui Tem SUS” pelo atendimento inovador na atenção básica

 

A premiação do trabalho da médica Marcela Thiemi é um marco para a atenção básica do município.

Nesta quarta-feira (14), na 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, realizada virtualmente pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o município de Jordão foi premiado pelo projeto “Abordagem Integrativa Do Usuário do SUS na Saúde Mental do Município de Jordão.” A responsável pelo trabalho é a médica Marcela Thiemi Andrade Korogi, clínica geral na Secretaria de Saúde de Jordão, que utiliza de uma abordagem alternativa e inovadora no atendimento de pessoas com doenças mentais. 

A 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” tem como intuito valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas por profissionais da saúde que atuam em municípios brasileiros, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Cosems dos estados são atores centrais na mostra, por promoverem os encontros estaduais e movimentarem os municípios, o que possibilita mobilizar os profissionais para inscreverem seus trabalhos, avaliar e selecionar os de maior destaque para a mostra nacional.

A premiação do trabalho da médica Marcela Thiemi é um marco para a atenção básica do município. Com um atendimento especializado e técnicas alternativas, os acompanhamentos, as terapias, a utilização de florais e a medicina natural nos tratamentos de pacientes apresentaram um resultado positivo, garantindo à médica destaque no âmbito nacional com a publicação do artigo descrevendo o trabalho realizado no Jordão. 

Os trabalhos são submetidos a uma banca, e são avaliados por meio de um sistema de pontuação, com critérios que incluem: relevância, caráter inovador, aplicabilidade, resultados alcançados e apresentação oral. Após ser aprovado pela banca, o trabalho é apresentado em âmbito estadual, e após avaliado novamente, é indicado para a mostra nacional, onde é apresentado e recebe a premiação se escolhido pela banca. 

Dessa maneira, com a premiação, o município é reconhecido nacionalmente pelo atendimento especializado e de sucesso na atenção básica oferecido pelo SUS. Assim, é notório o compromisso do município em oferecer atendimento de qualidade para a população, ultrapassando as barreiras municipais e estaduais com seus trabalhos de cuidado, demonstrando o sucesso dos resultados alcançados, fruto de investimentos na saúde do Jordão.

Redação Jurua24horas

12 de novembro de 2024

Poder Legislativo aprova projeto de lei que garante direitos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Câmara de Vereadores de Jordão aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (15), o projeto de Lei Nº15/2024 de autoria do Executivo, prevendo apoiar políticas públicas para a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), extensivo a familiares.

O TEA é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. É uma condição com a qual o indivíduo conviverá vida afora e há necessidade de ações do poder público para proporcionar condições dignas adaptadas a essa realidade.

Presentes na galeria, os pais, mães e demais familiares de crianças com TEA comemoram a decisão. A presidente da Associação Meu Mundo Atípico (AMMA), Sirlandia Vieira destacou a participação do poder público e membros da associação para alcançar o resultado.

“A sensação é de agradecimento aos parlamentares e ao prefeito, que sempre se colocou à disposição para ajudar. Gratidão à nossa vice-presidente por estar sempre na luta e a todos os membros da associação. Iniciamos uma luta e vamos até o fim”, finalizou.