30 de março de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 30-03-2016

Quem se envolve em corrupção não quer se considerar criminoso. Assim, não diz propina, mas “doação”. Não chama quem corrompe de corrompido, mas de “amigo”. Piéter Zalis- socióloga italiana.

Contas Públicas
As contas públicas do governo federal chegaram à cifra de R$ 25 bilhões, o pior resultado dos últimos 19 anos.

PMDB oficializou o desembarque do governo Dilma
Dos 119 integrantes do Diretório Nacional, 72 já eram favoráveis pela saída do governo. Em reunião, de apenas 5 minutos, o partido decidiu por aclamação, oficializar sua saída do governo da presidente Dilma Roussef- PT. Deliberou ainda, para os seus filiados, entregassem os ministérios e demais cargos comissionados, que assumiram em nome do partido.

Impeachment de Dilma Roussef- PT
Além do processo que foi acolhido pelo presidente da Câmara e já em tramitação na Comissão Especial, foram protocolados mais 15 processos pedindo o impeachment da presidente.

OAB Nacional
Após muita polêmica, a Ordem dos Advogados o Brasil, protocolou mais um pedido de impeachment, enfatizando as pedaladas fiscais, a suposta tentativa de burlar a justiça, com a nomeação do ex-presidente Lula, para se beneficiar com foro privilegiado e desvios de recursos da Petrobras, para a manutenção da base no governo. 

Medidas contra a corrupção
O Ministério Público Federal protocolou um processo de Ação Popular, no Congresso Nacional, com mais de 1,2 (um milhão e duzentas mil) assinaturas, cobrando medidas aplicáveis contra a corrupção no Brasil.

Esfacelamento da base do governo
Com a possibilidade real da queda da presidente Dilma- PT, os partidos que faziam parte da coalizão que davam sustentação política ao governo, tais como PSB, PRB, PTB, PSD e PMDB, comunicaram suas saídas da base. No decorrer da semana, anunciarão o PP e PR, fragilizando ainda mais o governo.

Fragilidade orgânica do PT
Com a fragilidade externa do Partido dos Trabalhadores, ficou ainda pior internamente, a comunicação das desfiliações do senador petista Walter Pinheiro- Bahia, filiado a 33 anos e do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, filiado a 12 anos no partido.

Janela eleitoral na Câmara dos Deputados
Dos 513 deputados federais, 88 mudaram de legendas durante o período dos 30 dias, previsto na reforma política, sem risco de perder o mandato.

Janela eleitoral na Assembleia Legislativa- Acre
Dos 24 deputados estaduais do Acre, apenas o deputado André Vale, se desfiliou do PRP e filiou-se, ao PRB, dentro do prazo estabelecido para a janela eleitoral.

Prejuízo político
Dentre os partidos com representantes na Câmara dos Deputados, o PMB- Partido da Mulher Brasileira, em sua recente criação, ganhou 21 deputados. Com o advento da janela eleitoral, perdeu 20 parlamentares.

Composição na Câmara dos Deputados, após o prazo da janela eleitoral

· PMDB- 69
· PT- 58
· PP- 49
· PSDB- 48
· PR- 40
· PSD- 31
· PSB- 31
· DEM- 28
· PRB- 21
· PDT- 20
· PTB- 19
· PSC- 14
· Solidariedade- 14
· PTN- 13
· PC do B- 13
· PPS- 9
· PHS- 7
· PV- 6
· PSOL- 6
· PROS- 5
· REDE- 5
· PT do B- 3
· PSL- 2
· PEN- 2
· PMB- 1
· PMN- 0
· PTC- 0

Último Prazo
Na próxima sexta-feira, dia 02 de abril, encerra-se o prazo de filiação a um partido político para quem pretende concorrer ao pleito de 2016, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Prazos para desincompatibilizações para quem vai concorrer o pleito de 2016

· Quem exerce cargos que são ordenadores de despesas- 6 meses antes do pleito;

· Servidores públicos civis efetivos, da administração direta, indireta ou fundacional- 3 meses antes do pleito;

· Dirigentes sindicais- 4 meses antes do pleito;

· Entidade de classe em geral- 4 meses antes do pleito;

· Militar- Afastamento regido pelo art. 14, § 8º, da Constituição Federal vigente;

· Agente comunitário da saúde- 3 meses antes do pleito;

· Agente penitenciário- 3 meses antes do pleito;

· Médicos- 3 meses antes do pleito.

Eleições 2016, em Rio Branco

O Partido dos Trabalhadores desistiu de apresentar a chapa puro sangue, para a prefeitura municipal de Rio Branco. O vice-prefeito poderá ser indicado pelo PSB, ficando fora, o Partido Comunista do Brasil- PC do B.

Ameaça
Com a possibilidade de ficar de fora da chapa, o diretório do PC do B, ameaça lançar a candidata derrotada ao senado, Perpétua Almeida, como candidata a prefeita de Rio Branco. Perpétua, que em 2012, não abraçou a campanha de Marcus Alexandre, após não ter sido escolhida pelos integrantes da FPA.

Eleições 2016, em Tarauacá

· Os secretários municipais, Antonio Araújo (Príncipe), da Ação e Promoção Social; Arífe Eleamen, da Secretaria de Finanças e Carlos Tadeu, da Secretaria de Saúde, confirmando suas candidaturas, deverão deixar suas secretarias, na próxima sexta-feira.

· A Rede Sustentabilidade, da vereadora Janaína Furtado, decide em breve, o nome que representará o partido, para o pleito de 2016.

· A formação dos partidos PRB e Solidariedade no município, poderá fazer a diferença no processo eleitoral.

· Empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, lideranças comunitárias, políticas, de 10 partidos e personalidades de diversas áreas, discutem lançar um Tarauacaense, com habilidade política e vasta experiência em administração pública, como um nome novo, para concorrer a prefeitura de Tarauacá.

· Diante de vários candidatos a prefeito na terra do abacaxi, se afunila, para três candidaturas, divididos em três grupos políticos.

· Comenta-se nos bastidores, que em função do prefeito Rodrigo Damasceno, ter perdido importante apoio empresarial, poderá desistir da reeleição e apenas encerrar seu mandato, já que será candidato a deputado estadual, em 2018.

Eleições 2016, no município do Jordão

· PC do B e PT, não vivem momentos amistosos, em função da futura eleição.

· Mesmo o prefeito Elson Farias, concordando plenamente, que o PT indique o vice-prefeito, segmentos do partido, insistem em indicar um nome para concorrer a prefeitura local.

· O pré-candidato, Turiano Filho-PSDB, se articulou e fortaleceu sua pretensão, de chegar à prefeitura municipal.

· O PMDB, do Esperidião Júnior e da vereadora Zeína Melo, será o fiel da balança, para decidir o processo eleitoral, no município.

· A vereadora Meire Sérgio, que exerce o cargo de secretária de educação municipal, voltará a suas atividades parlamentares, na Câmara Municipal.

· Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, estão fazendo as compras do material necessário, para concluir a reforma prometida no início da gestão.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

25 de março de 2016

NIVER DO KHEVYN

Busquei... Tentei... Mas, não foi possível... Às vezes, as palavras tornam-se insuficientes para expor, com riqueza de detalhes, a emoção de momentos grandiosos em nossas vidas. Felicidades, meu filho! #BdayKhevyn #SeteAnos

Nova etapa do programa Luz Para Todos contempla comunidades rurais e indígenas do Jordão

Prefeito Elson Farias firma parceria para garantir agilidade na extensão de energia elétrica. Jesus Sérgio acompanha a agenda (Foto: reprodução/ Assecom Jordão)
O prefeito Elson Farias cumpriu agenda na última quarta-feira, 23, na sede da Empresa de Engenharia em Eletricidade (Etenge), em Rio Branco, onde pediu agilidade nos trabalhos de extensão de energia elétrica do programa Luz para Todos. Nesta etapa, Jordão foi contemplado com o equivalente 36 km do benefício, que atenderá quatro comunidades rurais e cinco aldeias indígenas. 
A prefeitura firmou parceria junto a empresa responsável pelos serviços, para auxiliar no transporte dos materiais, que já inicia na próxima semana. Todo o equipamento será transportado de Tarauacá, em embarcações, com destino ao Jordão.
“Nossa gestão vem buscando firmar parcerias que proporcionem melhores condições de vida ao povo. Esse apoio vai acelerar todo o processo para que nossos ribeirinhos tenham acesso, o mais breve possível, à luz elétrica em suas casas”, destacou o prefeito.
Uma nova realidade nas escolas rurais
A energia elétrica vai mudar a rotina dos ribeirinhos e, principalmente, daqueles jovens que estudam em alguma das nove escolas que passarão a utilizar as novas ferramentas tecnológicas de mídias educacionais. A energia vai potencializar a qualidade da educação nas comunidades rurais.
Energia chegando às aldeias indígenas
Nesta etapa, os kaxinawás também serão contemplados. A energia elétrica chegará às aldeias Novo Lugar, São Joaquim, Centro Memorial, Altamira e Nova União, levando inúmeros benefícios ao povo huni kui, conhecido como povo verdadeiro.
“Os 36 km de extensão em energia elétrica atenderão nove escolas de comunidades rurais entre o baixo rio Tarauacá e Ramal da Integração até as aldeias dos irmãos kaxinawás, situadas no alto rio Tarauacá e rio Jordão. A boa gestão é aquela que atende aos anseios do povo e que desenvolve políticas públicas voltadas ao coletivo”, comemorou Farias.
Assecom Jordão

Equipe formada por universitários do Jordão goleia time da capital, em amistoso de futebol de areia

Jordanenses venceram a partida por 8x2 (Foto: Kezio Araújo)  
A equipe formada por estudantes universitários do Jordão goleou por 8 a 2 os atletas do bairro Pedro Roseno, em amistoso de futebol de areia, realizado no último sábado, 19, em Rio Branco.
O elenco jordanense demonstrou grande habilidade e entrosamento, culminando na brilhante vitória sobre os atletas da capital acreana. Vitoriosos na partida, os universitários ganharam dois litros de refrigerante.













NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na tarde desta quinta feira, 24 de março, no município de Jordão, o tarauacaense, Antônio José Gomes da Silva, 42 anos, mecânico, casado, pai de 3 filhos, morador do município de Tarauacá.
De acordo com informações colhidas com a esposa da vítima, pela policia do município de Jordão, eles estariam tomando banho no rio e, como de costume, Antônio sempre brincava de ficar mergulhando e se escondendo entre barcos. Mas nesse dia não foi como das outras vezes. Uma das vezes que ele mergulhou não voltou mais para a superfície. Foi então que mesma avisou para um rapaz que estava próximo ao local. Ao mergulhar encontrou o corpo preso em galhos de árvores no fundo do rio já sem vida.
O corpo de Antônio José foi colocado num barco pequeno e transportado para Tarauacá, saindo de Jordão as 17 horas.  De acordo com as informações, teria sido a própria a família que autorizou o transporte do corpo mesmo sem ter sido em balsamado. 
Seu corpo estará sendo velado na residência de seu pai, Pedro Romão, no Beco Maria Anália, 178. O sepultamento está previsto para acontecer logo mais as 10:30 h.
Do blog do Accioly

Coluna Política na Toca do Coêlho, 23-03-2016

Governo Dilma: mais perto do fim - Após as delações premiadas aceitas e com a realização da 26ª etapa da Operação Lava Jato, a situação da presidente Dilma Roussef- PT, do ex-presidente Lula, empresários, parlamentares e outros se complica a cada dia e, chegam mais perto do fim, suas carreiras políticas e profissionais.

Impeachment - As provas e as ações anti-republicanas descobertas, distanciam ainda mais a relação da presidente Dilma com os integrantes do Congresso Nacional, dificultando conquistar os 172 votos necessários, para barrar o impeachment e a aproximam de sua queda presidencial.

De quem foi a culpa? - Segundo informações de Brasília, a bancada do PT na Câmara dos Deputados, está revoltada com o presidente do partido, Rui Falcão. Os deputados o acusam, por ter impedido de realizar um acordo com o deputado Eduardo Cunha, que teria evitado todo esse desgaste e o processo de cassação.

Sucessão, sem sucessor - A presidente Dilma Roussef-PT, por mais que se esforce demonstrar naturalidade em função dos últimos episódios, vive momentos complicados, podendo cair da presidência, por duas graves situações: cassação pelo processo de impeachment e pelo processo que responde no TSE - Tribunal Superior Eleitoral. O vice-presidente, Michel Temer - PMDB, deputado Eduardo Cunha - PMDB e o Senador Renan Calheiros - PMDB, todos investigados e denunciados, podendo a qualquer momento perder seus respectivos cargos.

Nova eleição ou escolha pelo Congresso Nacional - Se a presidente Dilma, for afastada pelo impeachment, assumirá a presidência, o vice-presidente Michel Temer- PMDB. Se o TSE, cassar a chapa Dilma - Temer, ainda no ano de 2016, acontecerá outra eleição para a escolha de um novo presidente. Se o TSE cassar a chapa somente em 2017, o Congresso Nacional escolherá um presidente tampão, para encerrar o respectivo mandato.

Senador Renan Calheiros - O Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de três inquéritos, contra o presidente do Senado Federal, para investigar envolvimento na operação Lava Jato.

O impeachment e os parlamentares do Acre - Segundo informações nos bastidores da política, em Brasília, atualmente a posição dos parlamentares do Acre, em relação ao processo de Impeachment, está da seguinte forma:

Senado Federal
Senador Gladson Cameli- PP- A favor
Senador Jorge Viana- PT- Contra
Senador Sergio Petecão- PSD- A Favor.

Deputados Federais
Alan Rick- PRB- Vai seguir a orientação do partido;
Cesar Messias- PSB- Vai seguir a orientação do partido;
Flaviano Melo- PMDB- A favor
Jessica Sales- PMDB- A Favor 
Léo Brito- PT- Contra
Raimundo Angelim- PT- Contra
Siba Machado- PT- Contra
Wesley Rocha- PSDB- A favor

OBS: PSB e PRB saíram da base do governo.

Pesquisa presidencial para 2018
Pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, visando às eleições presidenciais de 2018, apresentou os seguintes resultados:

1- Marina Silva- Rede- 21%
2- Aécio Neves- PSDB- 19%
3- Lula- PT- 17%.

PMDB do Acre - O Diretório Estadual do partido decidiu por unanimidade, o rompimento com o governo da presidente Dilma Roussef- PT. A ata da decisão, já foi encaminhada ao Diretório Nacional, que em reunião, já anunciada, vai reunir e deliberar sobre a questão.

PT voltou atrás - Em função dos últimos acontecimentos políticos, o partido dos trabalhadores, percebeu que o desgaste seria bem maior se saísse com a chapa puro sangue, em Rio Branco. O prejuízo político chegaria durante a campanha, na Capital e no interior do Estado. Segundo informações, o nome que está na mesa, é do ex-vereador Dr. Julinho, do PSB e esposo da chefe da Casa Civil, Márcia Regina.

Preocupante violência no Acre - A sociedade acreana vive diariamente assustada e extremamente preocupada, com a constante onda de violência, assaltos, roubos e assassinatos que assola as cidades acreanas. Estamos vivendo a sensação de impunidade e de impotência. Por outro lado, a cada dia os impostos ficam mais altos e os direitos da população não estão sendo garantidos, por quem de direito.

Movimentações em Tarauacá

· O capital político e o prestígio social do empresário Raimundinho Damasceno são decisivos para definir o processo eleitoral em Tarauacá. Na cidade, todos comentam: para o lado que o Raimundinho for, decide o processo eleitoral. Segundo fontes de familiares, a relação do empresário com o prefeito Rodrigo, não está amistosa e sem o apoio de Raimundinho, Rodrigo dificilmente conquistaria a reeleição. 

· A oposição de Tarauacá trabalha fortemente para repetir a chapa do pleito eleitoral anterior, tendo a ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD e Chico Batista- PP.

· Na inauguração do mercado municipal, o prefeito Rodrigo não permitiu que ninguém fizesse uso da palavra, o que chamou a atenção dos moradores da cidade que presenciaram a solenidade.

· A feira do peixe e agricultura familiar de Tarauacá começou no dia de ontem, 22 de março, no entanto, a abertura oficial, acontecerá somente amanhã, com a chegada do prefeito que está em viagem a Brasília. Todos estão perguntando, por que o vice-prefeito, não fez a abertura da referida feira.

· A sociedade tarauacaense, não está compreendendo, porque mesmo com os deputados estaduais, Jenilson Leite- PC do B e Jesus Sérgio- PDT, além do senador Gladson Cameli- PP e do deputado Léo Brito- PT, que foram bem votados no município, não conseguem construir o Núcleo da Universidade Federal do Acre, para o município, com cursos de graduação, mestrado e doutorado.

· Chamando atenção à criação do PRB, no município, com muitas lideranças, onde se prepara uma chapa competitiva para as eleições de 2016.

· O jovem Hector Sampaio, de família tradicional, articula sua pré-candidatura a vereador, pelo PSD.

· Chiquinha, filiada à Rede Sustentabilidade, pode ser tornar a maior revelação das eleições de 2016 para a Câmara Municipal, por ser carismática e muito querida pelos tarauacaenses.

· O PTN de Tarauacá inaugurou seu diretório municipal, mostrando muita força política. O ato político foi prestigiado pelo presidente Francimar Asfury e pelo deputado estadual, Raimundinho da Saúde.

Movimentações no município do Jordão

· Após muitas especulações em relação a quem poderia ser o vice-prefeito, na chapa da reeleição do prefeito Elson Farias- PC do B, o martelo foi batido: quem vai indicar será o Partido dos Trabalhadores- PT.

· Dentre alguns nomes, que entram em discussão, já aparece a Lucimar Melo, Nágila Figueiredo e o radialista Mauro Brito. No entanto, caberá ao diretório do PT, definir o nome que vai compor a chapa.

· O prefeito Elson, conta com o apoio de três vereadores: Abel Ximenes, Doda e Rosaldo.

· Turiano Filho- PSDB, em uma semana, mostrou força política: filiou três vereadores, com a presença do Senador Gladson Cameli- PP e hoje, já conta com 5 vereadores, para fortalecer sua candidatura.

· O PMDB, ainda não decidiu se vai lançar candidatura própria, com o líder Esperidião Júnior ou com a destacada vereadora Zeina Melo.

· O bingo beneficente, em prol da criança Maria Johana, filha da Landa, que está em tratamento de saúde em Sorocaba-SP, por motivo de força maior, foi transferido para o próximo dia 10 de abril, a partir das 16h, no ginásio de esportes do município.

· A coluna parabeniza o jovem Francisco Leondo da Silva Arcênio, por ter recebido sua carteira de piloto privado, da Agência Nacional da Aviação Civil.

· O secretário de esportes, Ederlândio, está sendo muito elogiado, pela organização, do campeonato municipal de futsal, em parceria com a Liga Futsal Jordanense, com a participação dos times: Desportivo, Cruzeiro, Flamengo, Duan Bake e Duan Huni.

· A Coluna recebeu uma denúncia, de Rocicleide Farias, em relação ao descaso por parte dos responsáveis pelo TFD. O seu filho, Jayton Farias, usa marca passo definitivo (modo DDD) e passou por avaliação em 23 de outubro de 2014 e seu retorno, estava agendado para março de 2015. Acontece, que já se passou 1 ano e os responsáveis do TFD, dizem que o setor não está liberando passagens. Quem na verdade, vai se responsabilizar pelo o que vier a acontecer? A situação é preocupante, o jovem Jayton, sente fortes dores no peito, tontura e falta de ar. Infelizmente, casos dessa natureza só estão sendo resolvidos, após recorrer ao Ministério Público, onde conseguem determinação judicial para os procedimentos cabíveis.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

19 de março de 2016

RIO BRANCO: Espetáculo Camille Claudel será encenado no Teatro Plácido de Castro

A atriz Ceronha Pontes e a MC Apoio, em parceria com a Atos Produções, apresentam o espetáculo “Camille Claudel” nos dias 25 e 26 de março, às 20h, e 27 de março, às 19h, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). As apresentações têm patrocínio da Petrobras, com realização do governo federal e Ministério da Cultura. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Ingressos estarão disponíveis a preços populares na bilheteria do teatro.
Antes do início da temporada, no dia 24 de março, será realizada uma apresentação gratuita para convidados no mesmo teatro. Essa sessão será exclusiva para usuários e funcionários de instituições psiquiátricas e também para grupos de teatro da cidade. Após esta apresentação especial, o público será convidado a um debate sobre arte e loucura promovido pela atriz, junto com um(a) psiquiatra/psicólogo convidado, mais um artista convidado.
Sobre o espetáculo
O espetáculo é um monólogo inspirado no gênio de Camille, que está impresso nas formas que esculpiu, mas está também exuberante e implacável em sua personalidade complexa, conflituosa. A personagem se confronta com seus fantasmas, numa narrativa que não segue, necessariamente, uma ordem cronológica. Em discussões às vezes dóceis, às vezes acaloradas, manifesta o rancor que a corrói e passa a limpo as injustiças das quais foi vítima ao longo da vida, o preconceito de gênero que permeou toda a sua trajetória e o tolhimento artístico que lhe impunha a sociedade e seu companheiro, o escultor Auguste Rodin.
A intérprete e autora da dramaturgia, Ceronha Pontes, modela uma Camille Claudel que aos poucos vai se desgastando pelos anos de reclusão forçada e abandono no manicômio. A Camille de Ceronha transborda a amargura pelo pouco crédito que lhe deu a sociedade francesa de sua época, e ressente-se com Rodin, que não a assumiu como mulher, nem a defendeu quando a acusaram de copiar a arte do mentor.
À medida que a personagem é revelada, se materializam, no corpo da atriz, com o barro e a argila, rudimentos do ofício de esculpir, as formas femininas tão presentes no legado de Claudel. Martelo e cinzel, extensões das mãos de quem burila poesia nas pedras, modelam o ar e produzem o som agudo que remete de imediato a essa expressão artística.
O espetáculo Camille Claudel estreou em 2006 e desde então recebe elogios de crítica e público, por onde passa. Foi apresentado nestes dez anos em várias cidades do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, Natal, São Luis, Manaus e Belém. Este ano ainda apresenta-se na capital paulista e volta com nova temporada em Recife.
Sobre a atriz
Radicada no Recife (PE), Ceronha Pontes é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou sua carreira no teatro em 1991, no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, concluído com a montagem de “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Bruno Correia Lima.
A atriz também participou de oficinas e cursos de dramaturgia com grandes nomes do teatro e da dança, como José Celso Martinez Correia, Débora Colker, Luís Carlos Vasconcelos, Luís Carlos Maciel e o saudoso ator Rubens Correia. No Colégio de Direção Teatral (1997-1999), do Instituto Dragão do Mar, teve acesso à construção da sua autoexpressão. Estagiou em 2002, no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), em São Paulo.
Atualmente, Ceronha integra o Coletivo Angu de Teatro – de Recife e divide-se entre seus trabalhos em teatro e cinema.
Assessoria

Municípios isolados do Acre terão 100% de abastecimento de água

Redes de água e esgoto e pavimentação em 100% das áreas urbanas dos municípios isolados (Foto: Arquivo Secom)
Assegurar as condições sanitárias necessárias à qualidade de vida da população dos municípios isolados. Este é um dos objetivos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), que esta semana teve o contrato de crédito de mais de R$ 500 milhões celebrado entre o governo do Acre e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), em Brasília.
No portfólio de ações do Proser serão investidos R$ 245,5 milhões em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa dos Purus, em ações de saneamento ambiental integrado voltadas para a distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo.
O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) será o responsável pela execução dos principais serviços de saneamento, como a ampliação da rede de água e de esgoto e a pavimentação.
“A novidade é que estamos levando também a possibilidade de aterro sanitário – tratamento de resíduos sólidos. A estimativa é de que nos próximos dois anos os quatro municípios isolados estejam com 100% da área urbana atendida com abastecimento de água, esgoto e pavimentação”, destacou o diretor técnico do Depasa, Anderson Mariano.
Agência de Notícias do Acre

Prefeito Elson Farias recebe homenagem do Projeto Futuros Campeões

O prefeito Elson Farias recebeu ontem, em seu gabinete, o certificado Parceiro Aprovado. Uma homenagem do atleta Jordanense Franquinei Araujo, bicampeão acreano de jiu-jítsu.
O certificado simboliza o reconhecimento e agradecimento do apoio disponibilizado pela gestão ao projeto Futuros Campeões, um belo trabalho social desenvolvido por Franquinei, que ministra aulas gratuitas de jiu-jitsu para mais de 80 pessoas.
Na oportunidade, o prefeito reafirmou o compromisso com o desenvolvimento desse projeto, por meio da concessão de uma área de terra onde será construído, por meio da iniciativa privada, o Centro de Treinamento que envolverá ainda outras artes marciais praticadas no município.
"Nossa gestão vem trabalhando para que todos tenham acesso a atividades esportivas e, consequentemente, uma vida mais saudável. A parceria com o Futuros Campeões é a garantia de que estamos somando forças para fortalecer esse belo projeto", destacou o prefeito.
Assecom Jordão

No Acre, mais de 10 mil fazem ato em frente ao Palácio Rio Branco a favor de Lula e Dilma

Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a Rede Globo e a oposição (Foto: reprodução/ Ac24Horas)
Milhares de manifestantes petistas e de outros partidos que compõem a Frente Popular do Acre lotaram a frente do Palácio Rio Branco, sede simbólica do governo do Estado, no centro da capital acreana, no ato a favor de Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.
Com faixas de “não vai ter golpe” e “fora Cunha”, eles protestaram contra o que eles consideram um golpe contra o governo de Dilma Rousseff.
Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a Rede Globo e a oposição. Os grampos e a divulgação da conversa telefônica entre Lula e Dilma também foram bastante criticados pelos oradores petistas.
“Quem tem conta na Suíça não é o Lula, não é a Dilma, é o Cunha. E só tem um jeito de não ter golpe nesse país é o povo indo pra rua nesse país. Vamos pra rua defender a democracia”, disse o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana.
O senador Jorge Viana, que foi flagrado em conversa via telefone (conforme grampo da PF) com o advogado de Lula sugerindo que o ex-presidente atacasse o juiz Sérgio Moro, disse que a “Constituição está sendo rasgada”. Ele também lamentou que a “OAB esteja tomando partido” contra o governo. A Ordem dos Advogados do Brasil declarou ser a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A PM informou que 11 mil pessoas estavam presentes ao ato (os organizadores também falaram em 11 mil).
Último a falar na manifestação, o governador do Acre, Sebastião Viana, disse que Lula vem sendo injustiçado e chamou parte da grande imprensa brasileira de fascista mentirosa.
“É a união entre a imprensa facista com um braço da Justiça. Não tem denúncia formalizada, mas tentam prendê-lo (Lula). Eu quero falar para oito milhões de jovens do Fies, para 32 milhões de pessoas que não tinham o que comer. Foi o Lula que mudou essa lógica. O homem que mais fez por esse país, sem uma prova sem uma denúncia formalizada, querem impedi-lo de defender o povo brasileiro.   Vamos reagir unidos para dizer sim a democracia. Viva Lula um grande brasileiro”, encerrou o governador.
Durante a manifestação, a avenida Getúlio Vargas e as outras vias nos arredores do Palácio foram tomadas pelos manifestantes vestidos de vermelho.
Luciano Tavares, Ac24Horas

Gilmar Mendes suspende a posse de Lula; processo volta ao juiz Sérgio Moro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (18) suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O ministro atendeu a um pedido liminar do PPS e do PSDB, em uma das 13 ações que chegaram ao Supremo ontem (17) questionando a posse de Lula.
primeira decisão que barrou a posse foi proferida ontem pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, logo após a cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Após a decisão, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo,recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que reverteu a decisão proferida pelo juiz. Em seguida, outras decisões no Rio de Janeiro e em São Paulo suspenderam a autorizaram para a posse.
Na mesma decisão, Mendes decidiu que os processos que envolvem Lula na Operação Lava Jato devem ficar sob a relatoria do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Ontem (17), Moro decidiu enviar os processos ao Supremo em função da posse do ex-presidente no cargo de ministro da Casa Civil, fato que faz com que Lula tivesse direito ao foro por prerrogativa de função.
Lula é investigado na Lava Jato por suposto favorecimento da empreiteira OAS na compra de uma cota de um apartamento no Guarujá e por benfeitorias em um sítio frenquentado pelo ex-presidente.
Em seu despacho, Gilmar Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve objetivo de retirar a competência de Moro para investigá-lo.
"É muito claro o tumulto causado ao progresso das investigações, pela mudança de foro. E autoevidente que o deslocamento da competência é forma de obstrução ao progresso das medidas judiciais. Só por esses dados objetivos, seria possível concluir que a posse em cargo público, nas narradas circunstâncias, poderia configurar fraude à Constituição", argumentou o ministro.
Conversas entre Dilma e Lula
Sobre a divulgação de conversas telefônicas de Lula com a presidenta Dilma Rousseff, com o presidente do PT, Rui Falcão, e com o ministro da Chefia de Gabinete, Jaques Wagner, Mendes disse que o conteúdo dos grampos revela que o objetivo da nomeação de Lula seria uma forma de concreta de obstar desdobramentos das investigações, como a prisão preventiva e processo criminal.
"A presidente claramente orienta Luiz Inácio Lula da Silva quanto à utilização do documento: 'só usa em caso de necessidade'. A tese de que a Presidência ficaria com o documento e só usaria se o empossando não fosse à cerimônia não se coaduna com o dito na conversa.” 
Gilmar Mendes também questionou a versão dada por Dilma sobre o envio de uma cópia do termo de posse a Lula, um dia antes da cerimônia, caso o ex-presidente não pudesse comparecer à cerimônia.
“Ocorre que a legislação de regência veda essa hipótese. Se Luiz Inácio Lula da Silva não estivesse presente na cerimônia de posse, duas consequências poderiam ocorrer: ou ele não tomaria posse – podendo fazê-lo a qualquer momento, no intervalo de trinta dias contados da publicação da nomeação – ou tomaria posse por procuração – caso enviasse mandatário com poderes específicos.”
Agência Brasil