30 de junho de 2015

Deputado Jesus quer restringir o uso de celular nas salas de aulas das escolas do Acre

O deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) quer proibir o uso de celular nas salas de aulas dos estabelecimentos de ensino do Estado. Ele apresentou um projeto na manhã desta terça-feira (30), na Aleac, que regulamenta a utilização de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas, bibliotecas e outros espaços de estudo das instituições de ensino públicas e particulares.
O projeto de Jesus abre exceções para a utilização, como o uso com autorização do professor para desenvolvimento de atividades pedagógicas. Nos demais espaços, exceto se no “modo silencioso” ou para auxílio pedagógico. O deputado também propõe que os celulares e aparelhos digitais deverão ser mantidos desligados, enquanto permanecerem nos espaços das escolas.
Jesus Sérgio, que tem 20 anos em docência em matemática, justifica a necessidade de sua medida. “Muitos alunos não observam o contrato e passam a utilizar o celular em sala de aula. A intenção é que os equipamentos sejam utilizados com o acompanhamento do professor e dentro de um planejamento, no intuito de preservar a essência do ambiente pedagógico”.
“É sabido ainda que o uso do referido equipamento prejudica a concentração e leitura dos estudantes, uma vez que o acesso à internet possibilita a navegação nas redes sociais, sem contar o envio de mensagens instantâneas ou até mesmo ouvindo músicas com fones de ouvido e atendendo ligações”, diz o deputado Jesus Sérgio, para justificar a necessidade do projeto.
Ray Melo, Ac24horas

29 de junho de 2015

Detran realiza quarto leilão de veículos apreendidos de 2015

Este é o maior leilão já realizado pela autarquia (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Este é o maior leilão já realizado pela autarquia (Foto: Andréia Nobre/Detran)
O primeiro dia do quarto leilão de veículos apreendidos do Detran foi sucesso de público. O maior leilão já realizado pela autarquia teve início na manhã desta segunda-feira, 29, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).
De acordo com a diretora de Operações, Shirley Torres, o número de credenciados superou a quantidade de lotes. “Foi um grande desafio realizarmos um leilão dessa envergadura. Mais de 600 pessoas se credenciaram para participar do leilão, que foi dividido em dois dias para garantir melhor organização”, disse.
O autônomo Renilson Rodrigues explica como se preparou para o leilão. “Procurei me organizar, fiz o credenciamento, imprimi o edital e cheguei com alguns minutos de antecedência, tudo para aumentar minhas chances de arrematar o lote que quero”, afirma.
Os leilões, realizados de acordo com a ocupação do pátio e vencimento das dívidas, visam regularizar a situação dos automóveis, muitos dos quais em situação precária e que, não podendo mais circular pelas ruas, são comprados por ferros-velhos.

ExpoTarauacá será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro

Tião Viana e Rodrigo Damasceno dialogaram sobre a realização do evento durante reunião (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em reunião com o governador Tião Viana, na Casa Civil, nesta segunda-feira, 29, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, anunciou que a segunda edição da Expo Tarauacá será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano. O evento conta com a parceria do governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).
Este ano, a prefeitura planejou diversas atrações como o show de Silvano Sales e Léo Nascimento (cover do cantor Eduardo Costa). Na programação consta ainda, a realização da tradicional cavalgada, rodeio e exposições diversas. “Nós esperamos repetir o sucesso da primeira edição, fazer uma festa que contemple a população e abra as portas para as pessoas de outras cidades, já que Tarauacá é uma cidade muito hospitaleira”, disse o prefeito.
O governador lembrou que o evento é muito importante para a economia da cidade, uma vez que aquece a rede de hotelaria, o comércio local, restaurantes. Sendo ainda, uma grande oportunidade de negócio para o produtor rural.
Damasceno concordou que a ExpoTarauacá ajudará a fortalecer ainda mais a agropecuária. “Isto porque nós somos o maior rebanho do Vale do Juruá, então é uma grande oportunidade para os negócios no setor e, ainda, para potencializar nossas demais locações como a banana, a farinha, o abacaxi”, reiterou o prefeito.
A partir de 12 de julho será iniciado o festival de verão da cidade que deve durar até o final da estação e ser fechado com a ExpoTarauacá.

Agencia de Noticias do Acre

24 de junho de 2015

JORDÃO: Detran emite Nota de Esclarecimento sobre motivos de sua viagem ao município

A Diretoria do Detran vem a público esclarecer os motivos da viagem a Jordão
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), esclarece que durante a visita ao município de Jordão não foi realizada nenhuma blitz de fiscalização. A autarquia esteve ao longo da última semana no município para a implantação de serviços de engenharia de trânsito nas vias públicas, onde concluiu a instalação de 50 placas de sinalização vertical.  O objetivo da visita é incluir o município nas ações desenvolvidas pelo órgão.
Na oportunidade a diretoria de operações da autarquia se reuniu com o prefeito da cidade, Elson Farias, secretários municipais, vereadores, efetivo da polícia militar e moradores, para debater sobre a regularização da situação do trânsito local.
Em matéria publicada no blog “Fala Jordão”, o jornalista Késsio Araújo, relata: “Os condutores presentes reconheceram a necessidade de regularização do trânsito no município. O Detran vai oferecer todo o suporte necessário para garantir que o processo ocorra sem grandes impactos à população”.
Os serviços de trânsito da cidade são realizados na Ciretran de Tarauacá. Porém, após a visita, a Prefeitura e Policia Militar firmaram parceria com o Detran para disponibilizar os serviços de impressão de débitos dos veículos e entrega de documentos.
Como parte da inclusão das ações da autarquia no município, a diretoria de operações do Detran se comprometeu a encaminhar ao município equipe de educadores de trânsito, oferecer serviços de vistoria e emplacamento de veículos e credenciar uma autoescola para atender a população.
Assessoria de Comunicação, Detran Acre

JORDÃO: Guedes Oliveira destaca agenda positiva na capital

O vereador Guedes Oliveira (PMDB), de Jordão, esteve em Rio Branco, Capital, nos dias 15 e 16/06, para participar do I encontro das Câmaras de Vereadores do Acre. O parlamentar aproveitou sua ida a Capital para reivindicar melhorias para a cidade de Jordão.
Dentre as reivindicações do parlamentar destacamos algumas aqui: 1- cobrou do secretário estadual de segurança, Emylson Farias, a presença de um delegado no município de dois em dois meses para realizar as investigações de alguns crimes que ocorrem no município e cair no esquecimento da justiça por falta deste profissional. O peemedebista ainda cobrou de Emylson a reforma do quartel da PM e do posto policial de Jordão (Delegacia).
2- O parlamentar juntamente com os vereadores Rosaldo Saraiva e Doda, ambos do PT, estiveram reunidos com a governadora em exercício Dra. Nazaré Araújo, para pedir que o governo envie uma equipe da justiça eleitoral para os jovens jordanenses tirarem seus títulos de eleitores. A governadora garantiu aos parlamentares que vem ao Jordão no mês de julho para participar do programa saúde da mulher, e trará junto com ela uma equipe do projeto cidadão para que os munícipes possam tirar seus documentos.
3- Os vereadores também se reuniram com a sub-secretária de saúde, Sueli Melo, para pedir uma solução da pasta diante das demandas do TFD que sequer dispõe de funcionário no município, também pediram que a secretária providencie o conserto da ambulância e do aparelho de Raio X, que estão quebrados há meses.
4- Dando prosseguimento a sua agenda na capital, Guedes Oliveira, se reuniu com a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) pedindo que a mesma cobre uma solução do governo para soluções no caso TFD, haja vista que, sua correligionária é membro da comissão de saúde da Aleac.
5- O peemedebista em reunião com o senador Sérgio Petecão (PSD) solicitou do mesmo o apoio para área do esporte. Pediu que o senador acreano avalie a possibilidade de  alocar  uma emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil, para reformar o estádio Jordão.
6- Reunidos com a secretária de esporte, Shirley Maria, Guedes, Rosaldo e Doda, pediram doações para alguns itens esportivos para o município.  Shirley prometeu fazer algumas doações para que seja atendida a reivindicação dos vereadores.
Guedes Oliveira avalia sua ida a Capital de forma positiva, pois além do aprendizado adquirido no encontro das Câmaras, acredita que solucionado as reivindicações feitas por Ele e seus colegas de parlamento ao governo do Estado, a população perceberá as mudanças.

Por Leandro Matthaus, Fotos cedidas pelo parlamentar

Blog do Ray: Transporte pioneiro de pacientes em bicicleta cargueira não vingou

socorro_01
É triste, mas tenho que informar à população do município do Jordão, que o transporte pioneiro de pacientes em bicicleta cargueira vai ser interrompido. Depois da denúncia de João Braz, a assessoria da Sesacre, encaminhou um e-mail dando conta que a ambulância movida a combustível fóssil vai voltar a funcionar. De acordo com o Setor de Transporte da Secretaria de Saúde, a peça necessária para o conserto da ambulância que presta serviço no município foi enviada na segunda-feira (22) por avião. Estima-se que o veículo esteja consertado até o próximo fim de semana. Bom, de qualquer forma, a experiência ecologicamente correta foi iniciada no Acre.
guarda_01
Apenas um carro está em situação regular no município de Jordão
Os deputados estaduais fizeram o debate sobre um fato inusitado, durante a sessão ordinária de terça-feira (23). O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-Ac), teria realizado uma inspeção surpresa no município de Jordão e teria constatado que apenas um dos veículos que circulam na cidade do interior estaria em dias com as taxas do órgão. O carro seriam “o amarelinho”, como definiu Eliane Sinhasique (PMDB), do deputado Jenilson Leite (PCdoB), os demais veículos estariam todos com o licenciamento vencido. Os deputados fizeram coro para que o Detran estenda o prazo para regularização.
O vereador Guedes, do Jordão, é o autor da revelação. Desesperado, ele recorreu aos deputados estaduais. De acordo com Guedes, o Detran enviou uma equipe para fazer blitz no município. “Não tem um carro, nem uma moto, regularizados lá, com exceção do carro do deputado Jenilson”, contou. O município não possui Ciretran e nem escritório do Detran, toda documentação referente é feita no Ciretran de Tarauacá, se tornando uma missão quase impossível, levar os veículos via fluvial, para fazer a vistoria em Tarauacá. Será que a obrigação de resolver o problema é exclusiva dos condutores? Responda Detran!
Leia a coluna completa aqui

Cantor sertanejo Cristiano Araújo morre em acidente de carro

O cantor e compositor sertanejo Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24), aos 29 anos, após sofrer um grave acidente de carro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista, dono de hits como “Maus Bocados” e “Hoje Eu Tô Terrível”.
Cristiano havia acabado de fazer um show na cidade de Itumbiara, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira (24), quando o veículo em que estava capotou por volta das 3h da manhã na rodovia Transbrasiliana (BR-153), na altura do quilômetro 613, entre os municípios de Goiatuba e Morrinhos. A namorada de Cristiano, Allana Moraes, morreu no local.
O sertanejo chegou a ser levado em estado grave para o Hospital Municipal da cidade de Morrinhos. De lá, foi transferido de helicóptero, mas chegou ao Hospital de Urgência de Goiânia com morte encefálica.
Em entrevista à Record, o diretor do hospital, Ciro Ricardo, disse que Cristiano havia sofrido uma parada cardíaca após o acidente. “Ele já estava em parada cardíaca havia algum tempo. Na chegada ao hospital foi cumprido todo o protocolo do atendimento. Agora, por se tratar de morte violenta, por lei, terá de ser feita a avaliação do IML e todo o relatório. Ele chegou no hospital sem vida. Agora, tecnicamente, enquanto está no respirador há a necessidade de se avaliar. Agora, quando se constata que há a morte encefálica, que não há mais a circulação nenhuma no cérebro, aí não há mais o que fazer infelizmente.”
O acidente
Ao UOL, o sargento Leandro Mariano, do Corpo de Bombeiros de Morrinhos, disse que, de acordo com a chamada Escala de Glasgow, que mede o nível de consciência de uma pessoa e que vai de 3 a 15, o cantor foi resgatado do local do acidente já no estágio 10.
Ainda segundo informações do sargento, o cantor não estava dirigindo e, além da namorada, também estavam outras duas pessoas no carro, que foram levadas para o mesmo hospital. “O motorista disse que não sabia como aquilo tinha acontecido, e foi transportado pela ambulância da prefeitura de Goiatuba que passava pelo local. O corpo de Allana foi levado para o IML de Morrinhos”.
Com informações do Uol

22 de junho de 2015

JORDÃO: Com ambulância quebrada, paciente é transportado em bicicleta cargueira

Homem chegou ao hospital da família em uma bicicleta cargueira (Foto: João Brás)
O produtor rural Edimilson Rodrigues da Silva, 49 anos, deu entrada na unidade mista de saúde “Hospital da Família” do município de Jordão, no interior do Acre, após ter sido vítima de um acidente de barco.
O episódio lamentável se deu justamente nos primeiros momentos do atendimento prestado ao paciente. O produtor rural foi conduzido à unidade de saúde em uma bicicleta, tipo cargueira, por falta de um transporte adequado.
A cena foi registrada pelo blogueiro João Brás, editor do Blog Jordão Agora. Brás afirma que a ambulância da unidade está quebrada e que os profissionais em saúde acionaram outras autarquias municipais em busca de apoio, mas não obtiveram êxito. Leia mais no blog do João Brás.
Kezio Araújo, Blog Fala Jordão

JORDÃO: Vereador Doda ( PT) externa desejo de ser pré-candidato a prefeito


O vereador Doda (PT), de Jordão, em recente viagem a Rio Branco, capital, externou a cúpula estadual do Partido dos Trabalhadores seu desejo de ser pré-candidato a prefeito do município. No entanto, o partido tem preferência pelo nome da atual presidenta municipal da sigla, Nágela Figueiredo – a responsável pela vitória do vereador nas urnas, nas eleições de 2012.
As informações são do blogueiro Kézio Araújo, editor do Blog Fala Jordão. Na avaliação do blogueiro, o parlamentar não usufrui de tanto prestígio na comunidade para disputar o maior cargo administrativo do município.
Já para algumas pessoas da cidade ouvidas pelo Blog, o vereador busca na verdade é garantir uma vaga de vice-prefeito em 2016, temendo não se reeleger.
A redação do Blog tentou contato com o vereador Doda pelo celular 06884**1358, mas não obteve êxito. No entanto, fica o espaço aberto para a versão do petista.

Por Leandro Matthaus, Leandro23333@gmail.com

20 de junho de 2015

Deputado Jesus Sérgio participa do debate sobre o Plano Estadual de Educação

O deputado estadual Jesus Sérgio (PDT), que integra a Comissão de Educação Cultura e Desporto da Aleac, tem participado ativamente dos debates temáticos do Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio 2015-2024, que são realizados no auditório da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).
O debate proposto pelo deputado Daniel Zen, que é o relator da matéria, conta com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes administrativos de escolas para juntos possam analisar as metas previstas para educação no Acre nos próximos dez anos.
Para Jesus Sérgio, o debate é o momento em que os educadores podem buscar melhorias e as devidas adequações para cada segmento, seja educação infantil, ensino fundamental, ensino indígena, ensino médio e de jovens e adultos.
Uma audiência conclusiva acerca do debate foi realizada na tarde de terça-feira, 16, no auditório da Aleac, onde foram dados os encaminhamentos finais. Na quinta-feira, 18, foi a vez dos educadores de Cruzeiro Sul fecharem as adequações para o PEE naquela regional.
SOBRE O PEE - Uma das metas do Plano Estadual de Educação (PEE) é universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda população de 15 a 17 anos, com a estratégia de desenvolver até o final do primeiro ano de vigência do PEE a nova matriz curricular do ensino médio, definindo conteúdos curriculares obrigatórios.
Para o alcance dessa meta, o PEE se propõe a realizar programas de formação para coordenadores pedagógicos e professores com foco na construção e implementação de inovações didático-metodológicas que assegurem os direitos de aprendizagem dos alunos.
O PEE também tem como meta elevar a taxa de alfabetização da população de 15% para 90%, até o final da vigência deste PEE , bem como elevar a taxa para 95%, reduzindo também o índice do analfabetismo funcional em 50%.
Assessoria

JORDÃO: Detran e condutores pactuam prazo para regularização do trânsito no município

Condutores terão dez meses para regularizar habilitação e documentação de veículos (Foto: Andreia Nobre)
A diretora de operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Shirley Torres, esteve reunida na noite da última sexta-feira,19, com moradores do município de Jordão, no Centro de Florestania, a fim de discutir ações de melhorias para trânsito da cidade visando a segurança da população.
Os condutores presentes reconheceram a necessidade de regularização do trânsito no município. O Detran vai oferecer todo o suporte necessário para garantir que o processo ocorra sem grandes impactos à população.
SINALIZAÇÃO: O primeiro passo foi o serviço de implementação da sinalização vertical nas ruas de Jordão. A ação visa melhorar a orientação visual aos pedestres, ciclistas e condutores, promovendo a segurança viária.
AUTO ESCOLA: A autarquia estará credenciando uma auto escola para vir ao município e oferecer todo o processo de habilitação aos condutores interessados.
Prefeito Elson Farias, que também não tem habilitação, pontuou a iniciativa do Detran como um grande avanço para o município (Foto: Andreia Nobre)
DEZ MESES PARA REGULARIZAÇÃO: O Detran pactuou com os condutores o prazo de 10 (dez) meses para regularização da documentação dos veículos e habilitação.
FISCALIZAÇÃO: A partir desse prazo, condutores sem CNH não poderão mais conduzir veículos, neste município. Ao término da data, também será exigida a documentação regular dos veículos.
USO OBRIGATÓRIO DO CAPACETE: Shirley afirmou que as autoridades policiais deverão manter a fiscalização quanto ao uso obrigatório do capacete e sobre menores conduzindo veículos.
QUADRICICLO: A diretora destacou ainda que o quadriciclo da prefeitura não pode circular nas ruas da cidade, apenas nos ramais e áreas rurais. "A polícia está autorizada a conduzir o veículo ao pátio do quartel, caso seja identificado que o mesmo está circulando nas ruas da cidade, a partir de amanhã", concluiu.
Kezio Araujo, Blog Fala Jordão

JORDÃO: Detran realiza serviços de sinalização no município

Equipe do Detran implementa sinalização vertical nas ruas de Jordão (Foto: Andréia Nobre)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito, realiza durante esta semana serviço de implementação da sinalização vertical nas ruas de Jordão. A ação visa melhorar a orientação visual aos pedestres, ciclistas e condutores, promovendo a segurança viária.

Os trabalhos marcam a primeira visita da autarquia ao município, desde a sua emancipação há 23 anos. Os serviços foram solicitados pela prefeitura e realizados em áreas estratégicas, como o centro, o entorno de escolas e os cruzamentos. Após a conclusão, serão fixadas 50 placas de sinalização vertical.

O prefeito de Jordão, Elson Farias, avalia que a parceria com o órgão é importante para manter a segurança da população. “As ações de engenharia e sinalização em nosso município é uma grande conquista, pois irão orientar os motoristas e proporcionar a todos mais segurança”, ressalta.

A diretora de operações da autarquia, Shirley Torres, fez questão de visitar o município e coordenar in loco os trabalhos. “O Detran pretende atender as demandas de municípios de difícil acesso como Jordão. Começamos com os trabalhos de engenharia. Posteriormente, pretendemos realizar os serviços de educação e fiscalização de trânsito na cidade”, informa.

Da Agência de Notícias do Acre

18 de junho de 2015

JORDÃO: Detran e polícia militar convidam condutores de veículos para reunião

Evento será realizado nesta sexta-feira (19) no auditório do Centro de Cultura e Florestania (Foto: reprodução/ google)  

A diretora operacional do Departamento de Trânsito do Estado do Acre (DETRAN-AC), Shirley Torres e o comandante do I Pelotão da Polícia Militar de Jordão, Sargento Fortunato, convidam todos os condutores de veículos deste município, para uma importante reunião.
O evento será realizado nesta sexta-feira (19) no auditório do Centro de Cultura e Florestania, com início previsto para ás 19h. A pauta principal do encontro será a prestação de esclarecimentos referente a documentação de veículos e habilitação de condutores.
Kezio Araújo, Blog Fala Jordão

Forte frente fria deve chegar ao Acre na noite desta quinta, diz Friale

As informações são do pesquisador meteorológico Davi Friale. (Foto/reprodução)
Uma frente fria de forte intensidade de origem polar muda significativamente o tempo e provocam chuvas, ventanias perigosas e queda acentuada da temperatura no Acre, Rondônia, Mato Grosso e no sul do Amazonas. As informações são do pesquisador meteorológico Davi Friale, que ressalta que durante o dia no Acre haverá possibilidades de chuvas, durante o dia, mas a partir da noite, uma intensa frente fria avançará pelo Estado.
“A umidade do ar mínima, na parte da tarde, varia, entre 60 e 75%. Os ventos estarão soprando de direções variáveis, com fraca intensidade, durante o dia. No início da noite, mudam, repentinamente, de direção e passam a soprar fortes, com rajadas que podem superar 50km/h, nos pontos mais altos”, explica Frialr.
A temperatura, no leste e no sudeste acreano, no início do dia, oscila, entre 18 e 20ºC, e, à tarde, atinge máxima, entre 30 e 32ºC, e, às 23 horas, estará oscilando entre 16 e 18ºC. Já, no centro do estado e no vale do Juruá, a mínima oscila, entre 20 e 22ºC, ao amanhecer, e a máxima, entre 31 e 33ºC, à tarde.
Ac24Horas

JORDÃO: População recebe oficina para promoção dos direitos da pessoa com deficiência

O Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência ofereceu nos dias 10 e 11 de maio em Jordão uma oficina de formação de pessoas capacitadas na promoção dos direitos da pessoa com deficiência que teve a participação dos profissionais em Educação, Saúde, Assistência Social pessoas portadoras de deficiência, vereadores e comunidade em geral.
O Conade é um órgão de deliberação colegiada, vinculado à Secretaria Nacional de Promoção dos direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), criado em 1º de junho de 1999, cuja competência é acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma politica nacional para inclusão da pessoa com deficiência em todas as áreas das políticas, dentre elas: educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana, dirigidas a este grupo social.

Assecom Jordão

Acreano de Jiu-jítsu é confirmado para 18 de julho, com premiação de R$ 6 mil

jiu-jítsu acre (Foto: Reprodução/TV Acre)Jiu-jítsu acreano terá maior edição de estadual no dia 18 de julho (Foto: Reprodução/TV Acre)
A 15ª edição do Campeonato Acreano de Jiu-jítsu adulto será a maior já realizada da modalidade, segundo a Federação de Jiu-jítsu do Estado do Acre (FJJEAC). A competição foi confirmada para o dia 18 de julho e deve ocorrer no ginásio do Sesi (ainda falta definir), com a participação de 300 atletas de 20 academias do estado.
Segundo o presidente da FJJEAC, Leonardo Calid, os detalhes da competição foram definidos em reunião com os representantes das academias dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Tarauacá, Jordão e Cruzeiro do Sul, além da capital Rio Branco.
- Os professores decidiram manter o calendário, com o evento no dia 18 de julho e premiação expressiva em cada categoria - total de R$ 6 mil. Os atletas têm até o dia 30 de junho para solicitar a expedição da carteira da Federação e as inscrições serão feitas de 5 a 13 de julho - explicou o dirigente.
A temporada do jiu-jítsu acreano foi aberta oficialmente no mês de maio, com a disputa do Campeonato Acreano por equipes, que teve como campeã a Academia Riva Fight. De acordo com o calendário elaborado pela FJJEAC, mais 14 competições devem ser realizadas até o fim deste ano.
Globo Esporte

16 de junho de 2015

Leve frente fria neste terça deve oscilar entre 16 e 18ºC, diz Friale

Pesquisador meteorológico Davi Friale (Foto: Altino Machado)
A chegada de uma frente fria e a incursão de massa de ar polar deixa a temperatura mais baixa no Acre, no oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e no sul e no sudoeste de Mato Grosso. A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale que ressalta que o dia será ventilado.
De acordo com Friale, a umidade do ar mínima varia, entre 70 e 85%, na maior parte do estado. Os ventos estarão soprando da direção sudeste, com intensidade, em geral, moderada, mas com fortes rajadas.
A temperatura mínima oscila entre 16 e 18ºC, e a máxima, entre 22 e 25ºC, nos municípios do leste e do sudeste acreano. No centro do estado e no vale do Juruá, a mínima varia, entre 20 e 22ºC, e a máxima, entre 29 e 31ºC.
Ac24Horas

15 de junho de 2015

MEC divulga lista de aprovados no Sisu

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. No total, há 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior, e pelo menos 1.095.050 candidatos se inscreveram para o processo seletivo.
A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br.
O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição.
No site do Sisu, é possível selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados.

Primeiro Encontro de Câmaras Municipais do Acre começa nesta segunda-feira


Parlamentares representando os diversos municípios do Acre estarão reunidos a partir desta segunda-feira, 15, em Rio Branco para o 1º Encontro de Câmaras Municipais do Acre, um evento realizado a partir de uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Rio Branco, o gabinete do senador Jorge Viana e a Assembleia Legislativa do Acre.

O objetivo principal do evento é estreitar o contato entre as Câmaras de todo estado, proporcionando a troca de experiências entre os parlamentos, além de promover a criação da Associação de Câmaras do Acre. Durante o encontro, também serão realizadas palestras no sentido de qualificar o trabalho parlamentar dos vereadores acreanos.

Logo na abertura do evento, será feita uma homenagem ao aniversário de 53 anos do estado do Acre. À tarde vai ser realizado o debate do Estatuto para formação da 1ª Associação das Câmaras Municipais do Acre e eleição da diretoria da nova entidade.

Na terça-feira, dia 16, haverá a posse da diretoria eleita na segunda e em seguida iniciam as palestras com o objetivo de qualificar e melhorar o trabalho legislativo nos municípios. Entre os palestrantes, está o consultor legislativo do Senado Federal, Francisco Schertel, que vai ao encontro a convite do vice-presidente do Senado, Jorge Viana.

“Este encontro vai nos ajudar a qualificar o trabalho, o uso do parlamento no processo legislativo e melhorar a relação entre as casas legislativas”, diz Viana.

Da Assessoria

12 de junho de 2015

Deputado Jesus pede mais qualidade nos serviços prestados pela Eletrobras/Ac no interior

Em pronunciamento realizado ontem, 11, na tribuna da Aleac, deputado Jesus Sérgio, criticou o alto preço da conta de energia elétrica cobrada pela Eletrobras Distribuição Acre. Jesus destacou que os acreanos pagam a quarta tarifa mais cara do país e, mesmo assim, sofre com a falta de qualidade dos serviços, em especial, a população do interior.
Jesus relatou que tem recebido constantes reclamações de famílias e pequenos empresários, que têm sofrido sérios prejuízos com as frequentes quedas de energia elétrica. A situação tem sido corriqueira na Regional Tarauacá/Envira, é ainda mais grave em Jordão.
Em posse de talões de energia elétrica, o parlamentar questionou as variações cobradas por Quilowatt-hora (kWh) e pediu mais investimentos quanto aos serviços prestados pela companhia no Acre. O discurso do parlamentar ganhou apoio dos demais colegas do parlamento.
Angela Rodrigues

ACRELÂNDIA: Ministério Público processa todos os vereadores do município por recebimento ilegal de diárias

O Ministério Público Estadual ajuizou ação civil contra todos os vereadores do município de Acrelândia (distante 110 km de Rio Branco) por improbidade administrativa. Eles são acusados de receber diárias de forma ilegal. Conforme a denúncia da promotoria da cidade, os parlamentares tiveram os benefícios depositados em suas contas, mas deixaram de apresentar os relatórios comprovando as viagens, além dos comprovantes de gastos terem origem idônea.
Para o Ministério Público, a ausência dos comprovantes dificulta a fiscalização por parte dos órgãos de controle. Na ação, a promotoria pede o ressarcimento de todos os valores pagos aos parlamentares. O mais alto, no valor de R$ 36 mil, foi pago a Claudemir de Albuquerque Soares, presidente da Casa.
Já Djalma Pessoa de Oliveira terá que devolver aos cofres da Câmara de Acrelândia R$ 19 mil. Além do Parlamento da cidade, o Ministério Público tem investigado com frequência a prefeitura também por atos de improbidade administrativa. O prefeito Jonas da Farmácia (PT) chegou a ser afastado do cargo no início do ano pela Justiça a pedido da promotoria.
Fábio Pontes, Da ContilNet Notícias

11 de junho de 2015

CONVITE

JORDÃO: Governo municipal emite Nota de Esclarecimento

Kezio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
O governo municipal de Jordão – município localizado no interior do Acre – emitiu na última quarta-feira, 10, uma nota de esclarecimento (veja aqui) em que admite ter cometido equívoco ao publicar no diário oficial a portaria de exoneração de um servidor, que já havia sido desvinculado de suas funções em data anterior.
Ainda em nota, a prefeitura ressalta que o referido servidor não recebeu qualquer pagamento a partir da data da exoneração de suas funções, fato esse que, segundo a Secretaria Municipal de Administração do município, pode ser visualizado no Portal da Transparência do órgão.
Entenda o caso
O nome que consta no documento é o do ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jordão, Edvan da Rocha Silva, conhecido popularmente por "Mathias".
Mathias utilizou uma rede social para questionar o documento, uma vez que, em momento anterior já havia sido exonerado e, atualmente, não prestava serviços à prefeitura do município. Em sua publicação, o ex-vereador petista externou a preocupação de que seu nome poderia estar sendo utilizado como “laranja” ou de ser um servidor “fantasma”.
Medidas para redução de gastos
A exoneração de cargos comissionados é uma das medidas adotadas pela prefeitura de Jordão, sob forte pressão do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), para reduzir gastos com pessoal.
Somente na edição do Diário Oficial do Estado do Acre (Doe-Ac) da última segunda-feira, 8, foram contabilizadas 81 portarias de exoneração. A prefeitura também anunciou o corte de gratificações de servidores do quadro efetivo.

10 de junho de 2015

JORDÃO: Prefeitura realiza palestras de conscientização nas escolas

O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é o principal veículo das Nações Unidas dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como o “dia das pessoas” para tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta.
Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão da mudança do clima.
Foi pensando nisso que a prefeitura de Jordão através da secretaria municipal de meio ambiente (SEMEIA), realizou no último dia 05 de junho palestras nas escolas Bernardo Abdon da Silva e Jairo de Figueiredo Melo com o tema: ÁGUA, FOGO E CLIMA.
"Sabemos que a educação ambiental começa nas escolas e com a finalidade de conscientizar os alunos para que os mesmos sejam formadores de opinião na presente e futura geração, sobre os problemas ambientais que tanto afetam nossa sociedade como lixo sendo manuseado inadequadamente nas caixas de coleta, podas de arvores sem o conhecimento da SEMEIA e queimadas", ressaltou Manoel de Souza Sombra Secretário de Meio Ambiente.
Assecom Jordão

JORDÃO: Ex-vereador questiona exoneração de cargo que não ocupava

O ex-vereador do PT de Jordão, Edvan da Rocha " O Mathias", postou na rede social facebook uma portaria que saiu no DOEAC (Diário Oficial do Estado do Acre) datada do dia 01/06/2015, pela qual, estava sendo exonerado do cargo de articulador da prefeitura de Jordão.
Até aí tudo bem, porém, ele já tinha sido exonerado do mesmo cargo no dia 01/09/ 2013, há quase dois anos, e não tinha conhecimento de ter sido reconduzido ao mesmo cargo. Sendo que Edvan reside na capital do Estado desde a primeira vez que foi demitido.
Saiba mais no Blog Tarauacá Agora

7 de junho de 2015

SISU ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA


As inscrições para a edição do meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (8) e vão até às 23h59 desta quarta-feira (10). A consulta aos cursos e instituições já está disponível no site do programa.
A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior.
A lista disponível na página do sistema aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso).
Aplicativo
Assim como na última edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou no site do Sisu o download de um aplicativo que permite os estudantes a consultarem as vagas do programa direto do celular e tablet Android e Windows.
Através do aplicativo é possível simular a média em cada curso, adicionar lembretes de datas importantes, receber notificações e acompanhar a nota de corte parcial dos cursos.
Carreiras
Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
Datas
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.
Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Até as 23h59 desta quarta, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.
Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.
Ac24Horas, com informações do MEC

6 de junho de 2015

JORDÃO: Município é contemplado com projetos da AMAC

Atendendo uma reivindicação do prefeito Elson de Lima Farias, o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, determinou a realização de mais uma visita técnica ao município de Jordão, no período de 19 a 21 de maio. A missão do grupo de técnicos foi aprofundar estudos sobre alguns problemas do município e elaborar projetos.
“Estreitar relações entre a AMAC e a prefeitura do Jordão e levar um alento para o prefeito Elson, especialmente neste momento de crise, onde o isolamento natural aumenta muito as dificuldades dos gestores”. Este foi o principal objetivo da viagem na avaliação de Stênio Melo, coordenador executivo da entidade. Ele fez questão de estar junto na missão acompanhando o trabalho dos três técnicos.
Uma das carências de Jordão é na área de mercados públicos. O único espaço disponível só atende um número reduzido de vendedores de carne bovina. A AMAC vai elaborar o projeto de ampliação do mercado atual, aumentando o número de boxes e permitindo a entrada de mais comerciantes para a venda de frango, peixes e carne suína. Pelos cálculos iniciais dos engenheiros da Associação, a ampliação do mercado da carne terá um valor estimado em R$ 400 mil.
O segundo projeto para o Jordão é a construção da primeira biblioteca da cidade. Atualmente, entre as redes municipal e estadual de ensino, o município tem aproximadamente mil alunos, mas eles dispõem apenas de pequenos espaços em algumas escolas que cumprem a função de biblioteca. “Essa nova biblioteca vai atender aos alunos e a população em geral, com pesquisa em livros e também na internet, já que o projeto que estamos elaborando incluirá um espaço equipado com computadores com acesso à Web”, explica Stênio. A equipe de arquitetura da AMAC vai propor um projeto de biblioteca custando cerca de R$ 350 mil.
A comercialização de produtos de origem vegetal no Jordão, como frutas, hortaliças, farinha e cereais, ainda acontece de forma rudimentar como na época dos seringais. Tais produtos são vendidos nos barrancos do rio Tarauacá, dentro de barcos e por vendedores ambulantes. Graças ao apoio da AMAC, o município poderá ganhar um mercado dos colonos. “O nosso projeto visa readequar um galpão que a prefeitura utiliza como depósito e transformá-lo num novo mercado com toda infraestrutura orçado em R$ 700 mil”, informa o coordenador.
O engenheiros e arquitetos da AMAC pretendem concluir os projetos em aproximadamente dez dias e já na última semana de maio serão encaminhados à Brasília para tentar aproveitar as chamadas emendas genéricas dos parlamentares, que ainda não têm uma destinação específica. Segundo Stênio, “a AMAC vai aproveitar esta oportunidade e tentar sensibilizar a bancada para que ela atenda o município do Jordão”.
Na visita ao Jordão a equipe da AMAC participou de dois momentos especiais, sendo um deles o III Encontro Municipal de Saúde. Já na área de educação, os técnicos prestigiaram a assinatura da ordem de serviço para construção de uma escola de ensino fundamental com 12 salas de aula. A unidade terá 7 blocos, seguindo o padrão do departamento de arquitetura e engenharia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e custará R$ 3.533.783,43.
Ascom AMAC