31 de março de 2015

JORNAL DO ACRE: Mulher improvisa e usa guarda-chuva para se proteger de chuva dentro de ônibus

G1: Mulher usa guarda-chuva dentro de ônibus sem janela no AC; veja vídeo

Imagens foram gravadas em ônibus da linha Fundhacre, em Rio Branco. RBTrans afirma que veículo deve ser imediatamente retirado de circulação.
O internauta Kézio Araújo, de 23 anos, flagrou uma cena inusitada, na tarde desta segunda-feira (30), em Rio Branco. Durante trajeto na linha de ônibus Fundhacre, uma passageira precisou abrir o guarda-chuva dentro do veículo, devido à falta de um dos vidros da janela. (Veja o vídeo acima)
"São dois vidros na janela, mas só tinha um, fechava de um lado e abria do outro. A passageira vinha com um guarda-chuva quando estava chovendo e decidiu abrir. Virou uma cena interessante", descreve o internauta.
Ao G1, o diretor de Transporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Jô Luis Fonseca, explicou que são feitas fiscalizações de rotina e que o veículo em questão deve ser retirado de circulação imediatamente.
"Temos que ver quando esse carro quebrou, se foi hoje ou se faz alguns dias. Nós fazemos fiscalização de rotina. Nessas situações, de imediato é recolhido o ônibus para o conserto. Inclusive, haverá uma reunião com os empresários e já vou pedir para esse carro ser trocado", garantiu.
Internauta flagra mulher usando guarda-chuva dentro de ônibus sem janela, em Rio Branco (Foto: Kézio Araújo/Arquivo pessoal)Internauta flagra mulher usando guarda-chuva dentro de ônibus sem janela, em Rio Branco (Foto: Kézio Araújo/Arquivo pessoal)
Caio Fulgêncio, G1 Acre

29 de março de 2015

G1: Terremoto de 4.4 graus é registrado em Jordão, interior do AC

Tremor de terra foi registrado no município de Jordão, distante 462 km de Rio Branco (Foto: Kézio Araújo/Arquivo pessoal)Tremor de terra foi registrado no município de Jordão, distante 462 km de Rio Branco (Foto: Kézio Araújo/Arquivo pessoal)
Abalo ocorreu por volta das 19h48, segundo Centro de Sismologia da USP. Morador do local diz que tremor não foi sentido pela população.
Um tremor de terra de magnitude 4.4 graus na escala Richter foi registrado no município de Jordão, distante 462 km de Rio Branco, capital do Acre, ainda no sábado (28). O abalo foi confirmado pelo site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o centro, o abalo ocorreu por volta das 19h48 horário local (21h48 em Brasília) e teve profundidade de 603 km. O hipocentro, de acordo com a USP, localiza-se nas coordenadas 9.20 de latitude e 71.21 de longitude.
Apesar da confirmação, o tremor não foi sentido pela população, diz o morador Mauro Brito, de 28 anos. "Eu fiquei sabendo através de alguns comentários em alguns grupos na internet, mas ninguém sentiu nada. Pessoalmente, não senti", diz.

Do G1 Acre

28 de março de 2015

JORDÃO: Terremoto de 4.4 pontos é registrado a 72 km do município

Terremoto de 4.4 pontos é registrado a 72 km de Jordão, AC
Um terremoto de 4.4 pontos de magnitude foi registrado no Brasil, a 72 km da cidade de Jordão (AC), a 605 km de profundidade.
O evento ocorreu as 18h48 pelo horário de Brasília e teve seu hipocentro localizado abaixo das coordenadas 9.11S e 71.32W, a 72 km de Jordão, 98 km de Santa Rosa do Purus (AC) e 122 km da cidade de Tarauacá (AC)
Apolo11.com

União libera R$ 40 mil para ação pós-cheia na cidade de Capixaba

Enchente em Capixaba (Foto: Reprodução/ Voz da Fronteira)
O governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, liberou cerca de 40 mil reais para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27.
Capixaba também foi atingida pela cheia do Rio Acre no mês de fevereiro. Com população de aproximadamente 10 mil habitantes, as famílias da zona rural foram as que mais sofreram com a enchente.
De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, 228 famílias foram atingidas, o que equivale a 911 pessoas. Os recursos deverão ser utilizados dentro do prazo de 180 dias, com prestação de contas final depois de 30 dias, a contar do limite final das obras.
Agencia Acre

ACRE: Consumidores já podem adquirir peixes produzidos no Complexo de Piscicultura

Peixes da amazônia
A partir desta quinta-feira, 26, os consumidores acreanos já podem se deliciar com os peixes produzidos no Complexo de Piscicultura. O ato da entrega do primeiro lote aconteceu no Supermercado Araújo, localizado na Isaura Parente, e reuniu representantes do governo do estado, empresários e piscicultores.

O momento é um marco no ousado projeto iniciado há cinco anos para transformar a piscicultura acreana em um exemplo para todo o país. “A marca da Peixes da Amazônia chama-se união. É a união de empresários, piscicultores, cooperativas, comércio e governo do estado. Quando está todo mundo unido, os resultados aparecem. A partir de agora, a população vai saber que tem peixe no Acre e com uma qualidade diferenciada”, destaca Fábio Vaz, diretor-presidente da Peixes da Amazônia.

Quem quiser comprar os peixes produzidos no Complexo de Piscicultura vai encontrar diversas opções, tanto de espécies como de tipos de corte, em qualquer uma das oito lojas da rede de Supermercados Araújo.

São oferecidos peixes sem vísceras, filés, lombos, costelas, banda sem espinhas, postas e kit caldeirada de pintado, tambaqui e pirarucu.

Mesmo sendo o primeiro dia, a oferta dos peixes chamou a atenção dos consumidores. “Esse é um projeto muito importante porque gera emprego e renda no nosso estado. O bacana é saber que o produto é totalmente regional, desde os insumos até a fase final”, elogia o comerciante Sandro Oliveira.

Para o governo do Estado, é a consolidação de um dos maiores projetos já realizados na área de produção rural no Acre, consolidando a parceria entre poder público, iniciativa privada e produtores rurais.

“É a realização de um sonho, concretizando um trabalho que começou lá atrás, e hoje a gente pode apresentar um produto de excelente qualidade que não deixa a desejar a nenhuma parte do Brasil ou do mundo”, afirma Fernando Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens).

Por Leônidas Badaró 
Agência Acre

27 de março de 2015

PL prevê isenção para doadores de sangue em concursos no AC

Projeto de lei é de autoria do deputado estadual Jenilson Leite (PC do B)
(Foto: Jardy Lopes/Assessoria)
O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) apresentou, esta semana, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um projeto de lei que pretende oferecer isenção nas taxas de inscrição em concursos públicos estaduais para doadores de sangue fidelizados. Além disso, se aprovado, o doador terá direito ao transporte gratuito nos dias de coleta e meia-entrada em eventos culturais.

De acordo com o deputado, o projeto visa, primeiramente, garantir a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros e incentivar a ampliação do número de doadores. "Queremos garantir a oferta de sangue. Na condição de médico, no dia a dia do hospital, já vi cirurgias eletivas serem canceladas porque não tinha estoque de sangue. É um problema real", afirma.

Leite explica que os beneficiados pela lei, caso seja aprovada, serão os doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam mais de três vezes. "As pessoas que se fidelizam recebem uma carteirinha, que dará direito à isenção em concursos, à meia entrada e ao fornecimento de transporte nos dias marcados para a doação", explica.

O deputado fala que o projeto foi visto com simpatia pela Casa e garante que não fere a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS)."É um projeto que busca ajudar o setor da saúde, por isso repercutiu bem. E não entra em atrito com os preceitos constitucionais e legislativos do SUS. Agora, ele vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Deve passar também por outras comissões, como a de saúde, e depois volta ao plenário para ser aprovado", finaliza.

Caio Fulgêncio
Do G1 AC

Coluna: Política na "Toca do Coêlho "

São órgãos da Justiça Eleitoral:

I - O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na Capital da República e jurisdição em todos o País;

II - Um Tribunal Regional, na capital de cada Estado, no Distrito Federal;
III- Juntas eleitorais;
IV- Juízes eleitorais.

Princípios da Publicidade
De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 37, a publicidade é um dos princípios a serem obedecidos pela Administração Pública, interligados aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Portal da Transparência
Várias pessoas questionam: Por que a maioria dos Portais de Transparência, dos Poderes Constituídos do Estado, Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, não são atualizados na forma da Lei? Estes deveriam prestar contas mensais das receitas e despesas realizadas com os recursos públicos, em respeito à população, que paga seus impostos de modo exorbitante.

Transparência Ativa
A Administração Pública divulga informação à sociedade, por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação.

Reforma Ministerial
Por mais que a Presidente Dilma, negue que não fará uma reforma ministerial, as forças políticas da coalização política, que dão sustentação ao governo, exigem maiores espaços. Estão na mira e poderão cair a qualquer momento, os Ministros Pepe Vargas, Aloizio Mercadante e Miguel Rosseto. Já saíram Cid Gomes (Educação) e Thomas Traumann (Comunicação Social). 

Senador Jorge Viana
Tem se manifestado de forma equilibrada e ponderadamente, fazendo críticas aos que exercem Cargos no Governo, Parlamentares, Dirigentes Partidários, Filiados e Simpatizantes do PT, para que saiam do ar condicionado, onde muitos já se acostumaram e voltem a se encontrar com o povo nas ruas, através dos movimentos sociais (Associações de Moradores, Sindicatos, Movimento Estudantil, etc.), calçando novamente a sandália da humildade ou, poderão ser esquecidos pela massa da população, que é quem faz a diferença nos pleitos eleitorais.

Avaliação Internacional
O Professor Ricardo Hausmann, economista, Diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional, em Havard, disse que o Brasil aproveitou mal os anos de economia externa favorável, abusou da gastança e do protecionismo, mas não investiu no aumento da produtividade.

Lya Luft 
Em sua última análise na revista Veja, destaca “Precisamos de uma liderança firme e competente para que, vencida a dramática situação atual, a gente deixe o fundo do poço e recupere a dignidade que nos roubaram”. Não deixa de ter razão!

Justiça seja feita
Com relação à alagação em Rio Branco e vários municípios do nosso Estado, precisamos reconhecer o apoio e a dedicação permanente, do Governo Federal, da Equipe do Governo do Estado liderado pelo Governador Tião Viana e da Equipe da Prefeitura de Rio Branco, tendo presente, em todos os momentos, o Prefeito Marcus Alexandre.

Chamou atenção
Com relação aos escândalos de desvios de recursos na Petrobrás, quando dá para alguém receber R$ 40 milhões de propina, de quanto foi mesmo o montante principal desviado?

Caixa Econômica
A Direção da Caixa Econômica, precisa com urgência, tomar providências em relação aos Caixas Eletrônicos: ficam sem dinheiro nos finais de semana, principalmente nos municípios do interior do Estado e precisamente em Tarauacá. Essa falta de respeito aos seus correntistas tem acontecido permanentemente e as taxas bancárias, são cobradas, sem choro e sem vela. 

Bloqueio do FPM
Várias Prefeituras Municipais do Estado tiveram os seus recursos, referente ao Fundo de Participação Municipal bloqueados, por falta de regularização junto ao sistema de informação sobre o orçamento público em saúde. O que fazem os Secretários, Diretores, Coordenadores, DAS, FG, responsáveis por essa área?


Tarauacá de Luto
A cidade de Tarauacá amanheceu ontem, de luto, pelo falecimento do Vereador Roberto Freire - Pros, que estava no seu terceiro mandato. Em sua trajetória política, ajudou muitas pessoas, principalmente aquelas mais humildes. Solidarizo-me, com sua família, nesse momento de dor e saudade. Descanse em paz, conterrâneo e obrigado pelos serviços prestados a nossa Tarauacá.

E-mail: política na toca do coelho@gmail.com

26 de março de 2015

JORDÃO: VENCENDO ATRAVÉS DOS ESTUDOS - PARTE I

Os jovens estudantes do município de Jordão ingressaram no curso de Direito, pela Ufac (Foto: Kezio Araújo/ Fala Jordão)
Kezio Araújo, Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Hoje encontrei os jovens estudantes jordanenses,Constancia Oliveira e Junior Araujo, ambos prestaram o Enem 2014 e foram aprovados para cursar Direito, na Universidade Federal do Acre - Ufac, na primeira Chamada do Sisu.
Constância já havia ingressado nos cursos de História e Psicologia. Junior também ingressou em História e mudou para Engenharia Agronômica.
"Estou feliz em conseguir, através dos estudos, a vaga em um dos cursos mais concorridos da Ufac", declarou Constancia.
"O resultado traz um sentimento de alegria e de dever cumprido. É o fruto de dedicação e perseverança. Mostra que todos nós temos oportunidade, só precisamos acreditar e correr atrás do sonho" - enfatizou Junior.
Estes estudantes já são vencedores, pois, mesmo com as dificuldades impostas pela distância, a falta acesso a bons materiais e ferramentas adequadas para um ensino de qualidade, entre outros fatores, conquistaram vagas em um dos cursos mais concorridos e almejados do Brasil.

Que essa história torne-se fonte de inspiração e de exemplo para nossos jovens jordanenses

TARAUACÁ: MORRE O VEREADOR ROBERTO FREIRE


Faleceu hoje às 5:15h, na UTI do Hospital do Câncer em Rio Branco, vitima de câncer, o Vereador Roberto Freire do município de Tarauacá. Roberto estava internado desde o dia 8 de fevereiro. 

Seu corpo deve ser transladado para para Tarauacá no dia de hoje e deve ser velado no prédio da câmara de vereadores.

Roberto de Souza Freire tinha 48 anos, servidor público municipal, estava no terceiro mandato de vereador, era casado e tinha um casal de filhos.  

Jesus Sérgio quer retorno do Programa de Subsídio de Passagens Aéreas para Municípios Isolados

O Deputado Estadual Jesus Sérgio preocupado com a desestabilização econômica causada pelas últimas enchentes, apresentou na última Sessão um pedido de Audiência Pública envolvendo órgãos públicos e legisladores, com o objetivo de debater ações urgentes para amenizar o que for possível os prejuízos que a população, empresários e empreendedores, isso inclui os pequenos agricultores, tiveram com as últimas cheias que assolaram o Estado do Acre. 
O Deputado Jesus Sérgio acredita que algumas atitudes precisam ser tomadas urgentemente, como por exemplo:

• A disponibilização de uma linha de crédito para pessoas físicas e jurídicas as quais inclui comerciantes, produtores rurais, empresários e servidores públicos, com taxas de juros mais baixas e prazos especiais.
• Adiamento da cobrança de empréstimos.
• A prorrogação de prazos de financiamento.
• Possibilidade de carência de seis meses nos novos empréstimos e nas renovações. 

De acordo com o Deputado essas atitudes amenizarão em muito o sofrimento tanto físico como psicológico que passam essas pessoas, pois algumas podem não estar nem dormindo pensando em como vai honrar suas dívidas. 

Alcançado esse objetivo proposto pelo Deputado, isso seria o primeiro passo da grande jornada de recuperação econômica das cidades, haja vista, que o planejamento prévio proporcionaria aos governos saberem exatamente quais os setores mais necessitados para se recuperar dependendo das prioridades.

JESUS SÉRGIO QUER RETORNO DO PROGRAMA DE SUBSÍDIO DE PASSAGENS AÉREAS PARA MUNICÍPIOS ISOLADOS

O deputado Jesus Sérgio (PDT) apresentou na sessão de quarta-feira, 18, indicação ao Governo do Estado solicitando que o mesmo viabilize o retorno do programa de subsídio de passagens aéreas para os municípios isolados, como Jordão e Santa Rosa, através do Programa Rotas Aéreas. A indicação, segundo o parlamentar, atende uma reivindicação dos moradores dos municípios de difícil acesso como Jordão, Santa Rosa, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

“Gostaria que o governador Tião Viana atendesse minha indicação, a população dessas cidades isoladas sofrem com o alto valor das passagens aéreas. Esses moradores merecem uma atenção especial do governo por morarem em locais de difícil acesso”, disse.

O parlamentar parabenizou, ainda, o governador Tião Viana (PT) por ter enviado à Aleac o projeto de lei que isenta os mototaxistas e taxistas do Acre do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA). “São trabalhadores que merecem o nosso respeito. Estou muito feliz com a atitude do governador Tião Viana, isso demonstra o carinho que ele tem com o povo acreano”, enfatizou.

Jesus Sérgio destacou ainda o projeto de lei de autoria da deputada Doutora Juliana (PRB), que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais “Libras” das sessões plenárias ordinárias, solenes e especiais da Aleac, transmitidas pelos meios de comunicação visual da Casa”.

“Trata-se de um projeto de inclusão social que com certeza terá o meu voto, a tradução das sessões em Libras possibilitará que aqueles que não podem ouvir fiquem por dentro do que acontece no plenário do Legislativo”, complementou.


Mircléia Magalhães
Agência Aleac
Do Blog Tarauacá Notícias

24 de março de 2015

ACRE: Deputado Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) pede ampliação no número de vagas nos cursos de formação superior do Estado

O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 23, com a Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre - UFAC, Professora Aline Nicolli.
O deputado estava acompanhando do vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista e do vereador de Feijó, Tarcísio Araújo, ambos do PCdoB, para ver a possibilidade de ampliar o número de vagas dos cursos superiores nos municípios do Estado.
No encontro, foi requisitado da pró-reitora uma análise sobre a possibilidade de vir ter o curso de Enfermagem na região de Tarauacá/ Envira para atender a demanda daquela área, tendo em vista, a carência de profissionais na área de saúde nessa parte do Acre.
O deputado avaliou o encontro como positivo, uma vez que a pró-reitora ficou de analisar essa possibilidade de aumentar o número de vagas nos cursos superiores para os próximos semestres.
Dr. Jenilson Leite, por meio de um texto publicado na sua conta no Facebook destacou a reunião com o seguinte título: "LUTAR PELA EXPANSÃO DE CURSOS SUPERIORES NO INTERIOR É PRIORIDADE!". 

Por Leandro Matthaus - Foto: Jardy Lopes

23 de março de 2015

Giba, ex-jogador de vôlei da seleção, fará palestra na Ufac

unnamed
Como parte da programação de recepção dos estudantes para o primeiro semestre deste ano, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, nesta quarta-feira, 25, a partir das 8h30, no Teatro Universitário, palestra com o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira, Gilberto Amauri Godoy, o Giba. O atleta, que atuou na posição de atacante de ponta, possui um currículo repleto de prêmios: entre outros, foi oito vezes medalha de outro na Liga Mundial, ouro olímpico em Atenas-2004 e tricampeão mundial.
A recepção dos estudantes continua durante a semana, no campus de Rio Branco, até sexta-feira, 27, com uma programação que inclui inauguração de quiosques, entrega de kit aos calouros, caminhada e congresso estudantil organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Para mais informações e conferir a programação completa, clique aqui

O Jordão na Coluna Política de Gilson Amorim

Gilson Amorim com o ex e o atual presidente da Câmara de Vereadores de Jordão (Foto: Reprodução/ Facebook)
Ano letivo atrasado: Começou atrasado o ano letivo no município do Jordão. Existe muita precariedade em escolas públicas do Estado. 
Disputar a Prefeitura em 2016: O vereador Chicão do (PCdoB) me afirmou que será pré-candidato a prefeito no município de Jordão.
Boa experiência na Política: O vereador Chicão me falou que tem 23 anos de experiência política. Desde 1992 ele nunca perdeu uma eleição, disse que está preparado para ser o prefeito de Jordão. 
Leia a coluna completa aqui

22 de março de 2015

OBRIGADO, PERPÉTUA ALMEIDA

Perpétua no Jordão (Foto: Kezio Araújo/ Fala Jordão)
Amanhã inicio o curso de Ciências Sociais, na UFAC - Universidade Federal do Acre, graças ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, que, por meio de luta de muitas pessoas, voltou a ser aplicado em Jordão - minha terra natal.
No ensejo, direciono os mais sinceros agradecimentos, em especial, à Ex-deputada Perpétua Almeida, que acampou luta para tornar Jordão e outros municípios de difícil acesso, sedes de aplicação do referido certame.
Ilustro esta mensagem com uma fotografia de Perpétua, registrada por mim, durante sua ultima visita ao município de Jordão. Na foto, a ex-deputada aparece, gentilmente, conversando com minha mãe, dona Mariazinha. 
Utilizo minha opinião política livre (não tenho filiação partidária) para declarar que sempre admirei o trabalho desta mulher guerreira do nosso Acre. Obrigado, Perpétua

BRASILÉIA: Município vai precisar de 15 anos para se recuperar de cheia, diz prefeito

Foto, tirada no último dia 16, mostra parte do Centro comercial de Brasileia que ficou comprometido com a cheia do Rio Acre (Foto: Reprodução/TV Acre)
Após a cheia histórica do Rio Acre, que devastou a cidade de Brasileia, distante 232 quilômetros da capital, e desabrigou mais de 600 famílias, a prefeitura estima que vai precisar de ao menos 15 anos para recuperar o município. De acordo com o prefeito da cidade, Everaldo Gomes, o prejuízo estimado é de mais de R$ 35 milhões. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o nível do rio está com 5,05 metros, segundo medição realizada nesta sexta-feira (20). Mais de 35 famílias permanecem em dois abrigos públicos na cidade.

A cidade foi 100% atingida pelas águas e ficou 80% submersa durante a enchente. Dos 16 bairros da cidade, 12 foram completamente atingidos pelo maior desastre natural da histórica do Rio Acre no município, que registrou 15,46 metros, no dia 24 de fevereiro. Ao menos 12 quilômetros de ruas ficaram invadidos pelas águas do rio. Segundo Gomes, mais de 80 casas foram destruídas ou estão condenadas pela Defesa Civil. O Centro comercial de Brasileia foi 100% afetado e o prejuízo estimado é de mais de R$ 7 milhões.

"Vamos precisar de ao menos 15 anos para reerguer a cidade, até porque grande parte está em área de risco. Muitas ruas foram completamente destruídas. Casas, pontos comerciais, prédios públicos, quadras e praças, tudo foi afetado. Para recuperar é uma tarefa a longo prazo, o prejuízo foi enorme para nossa cidade", lamenta o prefeito.

Segundo o gestor, o valor de R$ 701 mil que vai ser repassado pelo Governo Federal está muito abaixo do que é necessário para recuperar a cidade.

"O recurso da União ainda não está na conta, só foi publicado no Diário Oficial. Esse valor é insuficiente até para pagar os gastos com a limpeza da cidade. Estamos com equipamentos trabalhando na limpeza das ruas e casas, na esperança de que esse recurso chegue ao menos para pagar o serviço", fala.

O nível do Rio Acre começou a dar os primeiros sinais de vazante no dia 25 de fevereiro. O cenário é de destruição, segundo Gomes, ainda há muita lama, desmoronamento e entulhos. O Centro comercial ficou fechado durante um mês e a população tenta recomeçar.

"Mais de cinco praças e quadras ficaram destruídas. Além disso, toda a iluminação pública da cidade está comprometida. Todos os prédios públicos foram afetados, tanto os estaduais, municipais e federais. O tempo para recuperar tudo vai depender do repasse do governo federal, estadual e municipal. Vamos ter que fazer um novo Plano Diretor, para propor alternativas e soluções", acrescenta o prefeito.

Centro de Brasileia ficou 100% coberto pelas águas (Foto: Reprodução/TV Acre)
Entenda o caso

O município de Brasileia, distante 232 quilômetros de Rio Branco, enfrentou a pior cheia da história este ano. O Rio Acre chegou à cota de 15,46 metros, no dia 24 de fevereiro, e deixou 80% da cidade submersa. Dos 16 bairros que existem no município, ao menos 12 foram afetados pela enchente. O acesso à cidade ficou sendo feito apenas por barco.

Residências, comércios, agências bancárias, prédios públicos como secretarias, fórum e escolas também foram atingidos e ficaram sem funcionar. Os moradores ficaram ilhados, sem telefone, sem ter como comprar água potável e comida, que ficou sendo disponibilizada pela prefeitura e governo estadual. A ponte que liga Brasileia ao município vizinho, Epitaciolândia, ficou submersa.

Ao menos 300 famílias ficaram desabrigadas durante a cheia. Mais de 10 mil pessoas foram atingidas diretamente, entre desabrigadas e desalojadas. A cidade contou com 25 abrigos públicos para receber essas famílias.

No dia 4 de março, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Ministério da Integração Nacional, reconheceu o estado de calamidade pública em Brasileia. Com isso, as ações de resposta foram realizadas com mais agilidade. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União" do dia 5 de março.

Os serviços de postagens de encomendas e correspondências estaduais e nacionais dos Correios voltaram a funcionar no Acre, no dia 9 de março. Apenas no município de Brasiléia, em que a estrutura do prédio e maquinários foram danificados devido à cheia, os serviços permanecem sem funcionar. Os serviços de postagens estão sendo realizados no município vizinho, Epitaciolância, distante 230 quilômetros de Rio Branco.

Cheia do Rio Acre chegou a atingir 100% de Brasiléia (Foto: Andrey Santana/ Secom Acre)
Do G1 - Acre

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de Março.
A data tem o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre a importância da água e a sua relação com o ser humano. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
Origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta várias normas (Leia aqui)

KEZIO ARAUJO: "NOVO DESAFIO"

De uma hora para outra a vida gira de ponta-cabeça. Uma hora você está levando sua vida normalmente, em outra, você tem que mudar tudo.
Neste momento, acabo de chegar em Rio Branco, para enfrentar um novo grande desafio, cursar Ciências Sociais, na Universidade Federal do Acre - Ufac.
Não consigo encontrar palavras adequadas para descrever claramente a dor sentida na despedida da cidadezinha, família, amigos... Sentirei a falta do carinho, do calor humano, do respeito, da admiração, da amizade... daqueles que comigo convivem. Mas tudo permanecerá vivo e intenso em nossas memórias e corações.
Peço licença ao povo daqui e ao de lá, para buscar conhecimentos e crescer em "terra desconhecida". Muito em breve estarei de volta.
Não me despeço... Digo até logo.

JORDÃO: Processo Seletivo da Assistência Social tem 228 inscritos

A Prefeitura de Jordão através da Secretaria de Assistência Social, divulgou nesta terça-feira (17), a quantidade de concorrentes por vagas, do Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais para atender a execução dos serviços desenvolvidos na Proteção Social Básica.

Quant. de inscritos por cargo
Cargo
53
Orientador Social
16
Facilitador de Oficina
65
Técnico de Nível Médio
02
Pedagogo
01
Assistente Social
24
Barqueiro
01
Psicólogo
45
Entrevistador
21
Técnico de Referência das Ações de Geração de Trabalho e Renda

Ao todo são 228 candidatos concorrendo a 11 (onze) vagas para contratação imediata e 9 (nove) vagas para cadastro de reserva.

O processo seletivo será composto por duas etapas: A Prova Objetiva com questões de múltipla escolha que será realizada no dia 29 de março com duração de 04 horas e Análise Curricular (de caráter classificatório).