29 de junho de 2014

TARAUACÁ: Polícia recupera carro e moto levados no assalto e ainda tenta prender assaltantes

Lindomar e Marluce foram amarrados e trancados em sua própria casa. (foto/perfil-Facebook)
Por volta de 2:30 da madrugada deste domingo (29), o casal de professores Lindomar Pires  e Marluce Leite, voltavam para sua residência localizada na Avenida Tancredo Neves, no município de Tarauacá, após participarem de uma uma festa, quando entraram em casa foram rendidos por três bandidos encapuzados e fortemente armados, que anunciaram o assalto. 
COE em ação
Marluce começou a passar mal e teve uma crise de choro. Com a ameaça de que se ela não se acalmasse eles matariam seu esposo, a professora teve que se controlar. 
Os assaltantes queriam dinheiro e perguntavam repetidas vezes pelo cofre. Com a negativa do casal que não havia cofre e muito menos dinheiro em casa, decidiram roubar o carro e uma moto do casal. Antes da fuga os bandidos amarraram o casal, levaram seus telefones celulares e as chaves da residência. 
Policiais caçam bandidos no Bujari
Depois que os bandidos saíram, Lindomar ligou do seu telefone fixo para o 190 por diversas vezes e ninguém atendeu. Foi aí que resolveu ir a pé até o quartel da PM. Dois policiais foram até o local e começou uma movimentação para tentar encontrar os bandidos.
Caminhonete recuperada próximo a Bujari
As últimas informações que colhemos da policia, dão conta de que carro e moto já foram recuperados. A moto, a BR 364, região do Jurupari, ainda no município de Feijó e o carro, uma caminhonete, nas proximidades da cidade de Bujari. Os três assaltantes fugiram para a mata e policiais da COE de Rio Branco neste momento estão à procura dos mesmos. Mais informações em breve.
Do Blog do Accioly

PSDB e PT definem seus candidatos majoritários

O clima de rivalidade entre PSDB e PT marcou as festas das convenções partidárias das coligações encabeçadas pelos dois partidos. Tucanos e petistas escolheram o mesmo dia para realizarem as festas de homologação de suas chapas majoritárias.
As coligações Por um Acre Melhor e Frente Popular do Acre disputaram até mesmo para saber quem conseguiria levar mais pessoas para os eventos que apresentaram as candidaturas de Márcio Bittar (PSDB) e Sebastião Viana (PT).
A chapa capitaneada por Bittar adotou em seus discursos, uma linha crítica aos supostos erros administrativos do governo de Sebastião Viana. O tom dos discursos oposicionistas exaltaram a necessidade de alternância de poder.
Sebastião Viana (PT), que nos últimos meses adotou uma linha de distribuir ataques e processos a quem ousou afronta-lo, mudou a postura e fez a linha paz e amor para tentar conquistar a simpatia do eleitorado e se manter no poder.
A disputa pelo comando do governo do Acre promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos. Os tucanos pregam a mudança e os petistas vão embalados pelo sonho e pela esperança de continuar ditando as regras no estado.

Ray Melo, da editoria de política de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

26 de junho de 2014

JORDÃO: Secretária de educação visita escolas indígenas

João Bráz, do Blog Jordão Agora
A Prefeitura Municipal de Jordão através da Secretaria de Educação na pessoa da Secretária Meire Sérgio, realizou nos dias 18 a 22 de junho uma visita a 20 das 27 escolas indígenas localizadas as margens do Rio Jordão, fazendo um levantamento da atual situação do ensino que está sendo oferecido ao povo Hunî Kuî (povo verdadeiro).
De acordo com o Censo Escolar 2013(MEC/INEP) aponta a existência de 30 escolas em terras indígenas no Município de Jordão, do povo Kaxinawá, sendo 3 no rio Tarauacá. Em 2014 foi criada mais uma escola (Bixi), totalizando hoje 4 no Rio Tarauacá e no Rio Jordão temos mais 27, todas juntas atendem cerca de 814 estudantes ( censo de 2013), em 2014 a matrícula é de 874 em 31 escolas.
Saiba mais aqui.

RIO BRANCO: Presidente do Sinteac é denunciada por uso irregular de veículo do sindicato

Ray Melo, da redação de ac24horas
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento continua sendo alvo de denúncias de professores. Depois de ser acusada de suposta fraude na eleição que a conduziu ao cargo de dirigente da entidade representativa dos professores, ela está sendo denunciada por uso irregular de uma caminhonete que faz parte do patrimônio do sindicato.
A denúncia foi apresentada pelo professor Waldir Franca, do ‎Acorda Educação – Movimento por um Novo Sindicalismo no Acre, que faz oposição a atual diretoria do sindicato dos trabalhadores em educação. De acordo com França, “o carro do Sinteac é utilizado para uso pessoal. A presidente faz uso do carro para passeios nos finais de semanas e feriados com a família”, revela.
Segundo Waldir França, a caminhonete Hilux de placas DVG – 8498 também estaria sendo usada por Rosana Nascimento, para leva-la a “salão de beleza, academia, buscar filhos na escola, entre outros. Ele afirma que a sindicalista “retirou os adesivos para não ser identificada. França apresentou fotos da caminhonete na garagem da casa de Rosana Nascimento.
O assunto provocou um acirrado debate nas redes sociais. Rosana Nascimento admite que o veículo “fica mesmo em minha garagem, quando não tem espaço na garagem do Sinteac. Ela nega que estaria fazendo uso pessoal do veículo. “Utilizo o carro para as agendas do Sinteac, não a serviço de minha família e aos sábados e feriados para as atividades do interior. Aos domingos vou ao clube a trabalho”.
A sindicalista questiona a denúncia de França e pergunta pela fotografia de uma “caminhonete de meu irmão que fica bem do lado desta. Com minha família passeio em meu carro ou na camionete de meu irmão. A eleição passou e tu perdeu, não te cansa juntamente com tuas parceiras que também perderam a eleição”, rebate Rosana Nascimento em um post em redes sociais.
Rosana Nascimento tenta desqualificar a denúncia de Waldir França. Ela afirma que o adversário “só fica com essas coisas pequenas quem não tem compromisso com a categoria”. A sindicalista afirma que alguns diretores do Sinteac  não trabalham. “Só atrapalham quem trabalha deveria deixar de ficar me perseguindo e cuidar de trabalhar que a categoria esta esperando”.
Rosana acredita que estaria sendo perseguida por diretores do Sintec. Ela finaliza mandando um recado para o autor da denúncia. “Waldir vai trabalhar e deixa de persegui quem trabalha. Ainda vai ter eleição no sindicato, te candidata homem e deixa de está fazendo esse tipo de coisa”.

OBRIGADO!

Nosso humilde blogger de notícias chegou a marca de meio milhão de visualizações, graças a você. Vamos seguir firme, com o compromisso de levar as informações da querida terrinha para o nosso Estado, para o Brasil e o Mundo.

25 de junho de 2014

JORDÃO: Em menos de um ano e meio de gestão, governo municipal perderá terceiro secretário de saúde

Cleidinei Castro será o terceiro secretário a deixar a pasta, em menos de um ano e meio de gestão do prefeito Élson Farias.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
O Secretário de Saúde do Jordão, município localizado no interior do Acre, compareceu na manhã desta quarta-feira (25) no programa Espaço Comunitário, da Rádio Jordão FM, para anunciar que estará deixando a pasta nos próximos dias.
Cleidiney Castro foi aprovado em concurso da Secretaria de Estado de Saúde, para o cargo de técnico em enfermagem. Castro deverá deixar a gestão municipal de saúde no dia 30 de junho, quando assumirá o cargo efetivo.
Em entrevista à rádio local o jovem secretário foi enfático ao afirmar que deixa a pasta com o sentimento de dever cumprido. Castro está à frente da gestão por um período de dez meses, onde implantou vários programas e serviços de saúde, como: campanhas de vacinação, sala testes rápidos, exames ultrassonográficos, eletrocardiograma, entre outros.
Uma recente conquista da gestão Castro foi a aquisição de uma camionete, modelo Hilux, 0km, destinada a atender as necessidades da Secretaria.

23 de junho de 2014

Nova onda de frio atingirá o Acre nos próximos dias

Da redação ac24horas
Uma forte massa de ar frio, na região da Antártida, começa a dar sinais de que avançará rápida e intensamente para a América do Sul. Essa incursão de ar polar provocará ainda neste mês de junho uma nova onda de frio que atingirá o Acre e fará a temperatura despencar repentinamente, caracterizando mais uma típica friagem. A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que destaca que essa friagem pode ser a mais intensa do ano.
“É importante que a população e as autoridades estejam atentas, pois, ao que tudo indica, o frio será acompanhado de ventos intensos que farão a sensação térmica ficar abaixo de 8ºC”, explica Friale.
Nesta terça-feira, 24, Friale revelará o dia o exato da chegada da nova Frente Fria.

19 de junho de 2014

Major Rocha vai ao Jordão em busca de apoio para sua candidatura a deputado federal

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O deputado estadual Major Rocha (PSDB) esteve na ultima segunda-feira (16) no município de Jordão, localizado no interior do Acre, onde se reuniu com grupos que compõem a oposição.
O encontro atraiu um número simbólico de pessoas à câmara de vereadores do município. O evento teve como objetivo principal a apresentação da pré candidatura de Rocha a deputado federal.
Major Rocha alfineta o governo (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Em entrevista à redação do Blogger Fala Jordão, o deputado tucano alfinetou os governos municipal e estadual. Segundo Rocha, o município tem carência em todas as áreas. "O governo estadual e a própria prefeitura deixam muito a desejar em todos os segmentos" - enfatizou.

16 de junho de 2014

Jordão e outros nove municípios acreanos têm 1ª parcela do FPM retida

Associação dos Municípios do Acre – AMAC (Foto: Reprodução TV Acre)
Dez cidades do Acre tiveram a 1ª parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) retida pela Receita Federal no último dia 10 de junho: Assis Brasil, Capixaba, Jordão, Porto Acre, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Brasiléia, Feijó, Sena Madureira. O valor total do repasse para o estado neste mês foi de R$ 2.130.912,00.
"Esses municípios assinaram um documento com a Receita Federal se comprometendo a pagar seus débitos e não pagaram, então o FPM foi sequestrado", explica Marcus Frederik, coordenador executivo da Associação dos Municípios do Acre (Amac)
Dos 22 municípios do Acre, apenas nove deles estão adimplentes com União, segundo a Amac. São eles: Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo,Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves e Xapuri.
Os outros 13 municípios acreanos estão impedidos de fechar convênios com a União por estarem irregulares. Segundo Frederik, a inadimplência não se resume apenas a estar em débito com os cofres públicos.
"Alguns deles estão inadimplentes por falta de documentação, falta de relatórios ou prestação de conta de convênios", comenta. "Para receber recurso federal, eles têm que estar adimplentes. Isso pode acontecer a qualquer momento, mas o correto é que os municípios se mantenham regulares o ano todo", comenta.
Ainda segundo Frederiko, uma reunião foi realizada na quarta-feira (9) com alguns dos prefeitos das cidades inadimplentes no Tribunal de Contas do estado. "A Amac está preocupada com a situação, então a gente fica naquela de orientar quanto a importância da adimplência. Os prefeitos também estão preocupados e empenhados em regularizar a situação", afirma.
Ainda precisam regularizar a situação os municípios de Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Porto Acre, Sena Madureira, Tarauacá, Acrelândia, Mâncio Lima, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard.
Do G1AC

12 de junho de 2014

JORDÃO: CAE fiscaliza qualidade e distribuição de merenda escolar

Com informações do Blog Jordão Agora
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizaram na manhã da ultima quarta-feira (12) uma inspeção na merenda escolar oferecida aos alunos da rede pública de ensino, na zona urbana do município.
Os conselheiros conversaram com a direção de cada escola, alertando para algumas irregularidades. Em outro momento, foram verificados os locais de armazenamento da merenda, conferindo a validade de cada produto.
O encerramento do encontro foi marcado pela conversa com os alunos a cerca da qualidade e variedade da merenda servida na escola. 
Saiba mais aqui.

11 de junho de 2014

HOJE É O NIVER DA MARISANTA FARIAS

Marisanta Farias
Queremos no dia que te pertence, te dizer que a vida só vale a pena ser vivida, quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós lembramos de você.
Afinal, você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem contigo, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco, devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Feliz Aniversário à você com todo carinho.
Te desejamos tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje, é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que temos certeza que ainda irás conseguir.
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido. Feliz aniversário!
De Amélia Farias, Andréia Farias e Milthia Farias.

10 de junho de 2014

ACRE: Governo quer R$ 1 milhão em indenização de jornalista. Ray: “Não vão me tirar um real”

"Para determinado tipo de bandido, eu não tenho apito, mas uma caneta que não falha na hora de mostrar seus crimes."
O jornalista político Ray Melo, que escreve para o jornal online Ac24horas, recebeu na manhã de terça-feira (10) mais uma intimação por conta de processos movidos contra ele no exercício da profissão.
Antes mesmo de ser notificado oficialmente, quando foi comunicado por telefone, Ray demonstrou indignação e disse, via Facebook, que não conseguirão tirar nem R$ 1 dele.
“Acabei de receber a ligação de um oficial de Justiça, querendo me entregar uma intimação de um processo que tramita na 3ª Vara de Fazenda Pública. Quero apenas dizer para algumas pessoas que se locupletam com dinheiro público, que vocês nunca conseguirão tirar um único real de mim,” declarou momento antes de ser oficialmente notificado.
Ray também demonstrou determinação de continuar mantendo a linha editorial por ele adotada e prometeu não se intimidar.
“Outra, vou continuar fazendo meu trabalho sem recuar e sem me intimidar com quem quer esconder seus atos de corrupção. Quem tem que temer é quem faz coisas erradas; isso, eu tenho certeza que não faço. Para determinado tipo de bandido, eu não tenho apito, mas uma caneta que não falha na hora de mostrar seus crimes. Vou continuar fazendo meu trabalho, sem recuar e sem me intimidar com quem quer esconder seus atos de corrupção”, disse.
O processo pelo qual Melo foi notificado na manhã de terça-feira é movido pela diretoria do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e o valor pedido por danos morais é de R$ 1 milhão.
O processo é movido por causa de uma matéria escrita pelo jornalista, com base em dados e em uma entrevista concedida pela vereadora Eliane Sinhasique (PMDB), onde a parlamentar denuncia prováveis irregularidades e a má qualidade da água distribuída em Rio Branco.

Gina Menezes, Da Agência ContilNet

TARAUACÁ: MENOR É ASSASSINADO À PAULADAS

A.U.G.A. de 16 anos, estudante

É bom que as autoridades do município e do estado se mobilizem para a realização de uma ação contra a onda de violência. O clima de tensão tomou conta da cidade. Só a policia militar nas ruas não resolve. 
No ultimo domingo, em Tarauacá, uma guarnição da  Polícia Militar foi acionada, mais precisamente por volta de zero hora, para atender uma ocorrência. Um jovem estaria sendo agredido à pauladas na Rua João de Paiva, no Bairro da Praia.
Quando os policiais chegaram ao local, encontraram, A.U.G.A. de 16 anos de idade já sem vida com a cabeça quebrada. Ele acabara de ser assassinado à pauladas por três membros de uma mesma família. Os irmãos Bismark da S. Feitosa, 18 anos, Sadrack da S. Feitosa, 19 anos e José Magno da S. Feitosa, 20 anos mataram o garoto e depois se evadiram do local.  José havia saído do presídio ha cerca de um mês. 
Depois de remover o corpo da vitima do local, policiais foram à procura dos acusados, que foram presos, conduzidos à delegacia de polícia local, para os procedimentos da polícia judiciária.
No mesmo bairro, no sábado, em plena 10 horas da manhã, mais uma mulher foi atacada. Marginais arrancaram um cordão de ouro que a mesma usava no pescoço e ainda a feriram e rasgaram sua roupa.
Do Blog do Accioly

Washington Aquino se afasta da Radio e TV e se lança pré-candidato a deputado estadual

Depois de 24 anos dedicados ao radio e a televisão, o jornalista Washington Aquino resolveu se afastar dos programas que comanda na TV 5 (Rede Bandeirantes) e do popular “Gente em Debate”, na radio Difusora Acreana para lançar-se  pré-candidato na disputar pelo PCdoB a uma das 24 vagas de deputado na Assembleia Legislativa do Acre.
Aquino fez história no Acre, sendo um dos poucos detentores de um prêmio nacional de jornalismo.
“Estou saindo para esse novo desafio com o desejo de ajudar o povo do Acre. Por isso estou anunciando que sou pré-candidato a deputado estadual, mas já morrendo de vontade de voltar, pois no microfone também consigo ajudar muitas pessoas. O jornalista Júnior César, comandará os dois programas até outubro, durante a ausência do Aquino.
Da redação Ac24Horas

Serviço especializado em roçagem e manutenção de roçadeiras

8 de junho de 2014

JORDÃO: Conselheiros tutelares realizam palestra na escola

Do Blog Fala Jordão, com informações da Assessoria
Conselheiros tutelares estiveram durante a ultima semana na escola Bernardo Abdon da Silva, oferecendo uma palestra para todas as crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano. A ação se deu através do convite do professor Uéliton Freire, gestor da unidade de ensino.
Os conselheiros explicaram as atribuições do órgão para os alunos. O conselho tutelar atua quando recebe a comunicação da ocorrência de suspeita ou confirmação de violação de direitos contra crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foi enfatizado que o conselho tutelar analisa as questões e tem autoridade para aplicar as medidas de proteção, visando resgatar os direitos expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O conselheiro Edmundo Brito citou uma relação dos DIREITOS E DEVERES DOS FILHOS,  que são:
Frequentar a escola todos os dias, respeitando professores e colegas;
Respeitar e obedecer aos pais ou responsáveis, ouvindo as orientações, sem agredi-los física ou verbalmente;
Não se ausentar de casa sem autorização dos pais ou responsáveis;
Ter a obrigação de avisar o local para onde vai e o horário de regresso, sempre com a permissão dos pais;
Ajudar com as tarefas compatíveis ao seu desenvolvimento, colaborando pela ordem e a limpeza de casa;
Cuidar de sua higiene pessoal;
Respeitar os direitos e a liberdade dos outros;
Não se envolver com substâncias entorpecentes ou bebidas alcoólicas;
Não pegar objetos alheios sem previa autorização;
Não praticar a mendicância (não mendigar);
Os conselheiros tutelares deixaram  bem claro a todas as crianças e adolescente presentes que deverão cumprir com suas obrigações, caso contrário, os mesmos estarão sujeitos ás medidas de proteção socioeducativas, previstas no ECA e determinadas pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Juventude.

6 de junho de 2014

JORDÃO: Governo municipal reduz carga horária de profissionais em enfermagem

O projeto de Lei é de autoria do vereador Abel Ximenes (PCdoB).
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Os profissionais em enfermagem do município de Jordão, localizado no interior do Acre, reuniram-se na ultima quarta-feira (04) em confraternização pela Semana da Enfermagem.
O evento reuniu os profissionais da classe, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Adailton, e a Diretora do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem do Acre, Francisca Bessa, o prefeito Élson Farias e vereadores.
Élson Farias decretou oficialmente a redução da carga horária de trabalho dos profissionais. O prefeito assinou a Lei que reduz o exercício semanal de 40 para 30 horas. O projeto de Lei é de autoria do vereador Abel Ximenes (PCdoB).
O que disseram os presentes
"Estamos vivenciando um grande passo rumo ao reconhecimento e valorização dos profissionais. O município de Jordão está dando um exemplo para o Estado do Acre de como tratar, reconhecer e valorizar o trabalho de enfermagem" - disse José Adailton.
"Esta confraternização é marcada por muita alegria, pois, é o momento em que estes profissionais garantem a redução da carga horária para 30 horas semanais. Parabenizamos e reconhecemos o trabalho da enfermagem neste município" - declarou Francisca Bessa.
"Não poderia deixar de expressar o agradecimento de toda a classe ao vereador Abel Ximenes, que mesmo não sendo um profissional da área, empenhou-se nesta causa tão nobre, elaborando o projeto em questão. Nosso reconhecimento também aos vereadores que aprovaram o mesmo: Zeina Melo, Doda Melo, Chico Sereno, Ver Guedes Oliveira, e Vavá. E finalmente, ao Prefeito Elson Farias, que brilhantemente autenticou o projeto, além de ter realizado uma confraternização aos profissionais da área" - Destacou Risamaluz Figueiredo - Representante do Coren/Ac.
"Essa medida proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais da categoria de enfermagem. O povo será beneficiado através de um trabalho com maior atenção e qualidade" - enfatizou o prefeito Élson Farias.

4 de junho de 2014

Governador nomeia aprovados em concurso da SESACRE para atuarem na Unidade de Saúde da Família, em Jordão

O Governador do Estado do Acre através da Secretaria de Estado de Saúde por meio do Decreto nº 7.686 de 3 de junho de 2014, resolveu nomear os candidatos aprovados no último concurso da Sesacre, 8 (oito) técnico em enfermagem e 1 (enfermeiro) para atender a demanda da unidade Hospital da Família em Jordão.
NÍVEL MÉDIO – TÉCNICO EM ENFERMAGEM - JORDÃO:
Antonio Cleidinei Silva de Castro
Rondineli de Albuquerque Farias
Albertina Oliveira de Lima
Edineuda Rodrigues Modesto
Marcos de Quadra Lima
Edivan de Albuquerque Oliveira
Sirlandia da Costa Vieira 
Ozenildo Farias de Oliveira

NÍVEL MÉDIO - TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA – JORDÃO: 

Elissandra Sampaio de Lima

NÍVEL SUPERIOR – ENFERMEIRO – JORDÃO: 

Marcelo Gleyson do Vale Silva
Os candidatos nomeados terão o prazo de até trinta dias para a apresentação dos documentos pertinentes ao cargo e a efetiva assinatura do Termo de Posse.
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação
Rio Branco-Acre, 3 de junho de 2014

Tião Viana

Governador do Estado do Acre

JORDÃO: Eletrobrás enviará materiais para ampliação da rede elétrica no município

Com informações da Assessoria de Comunicação
O prefeito do município de Jordão, Élson Farias, esteve recentemente na capital acriana, Rio Branco, onde aproveitou a oportunidade para cobrar da Eletrobrás, uma energia de melhor qualidade à sua população, uma vez que pagam seus impostos e tem seus direitos violados.
O prefeito declara que a empresa pediu um prazo para entregar o material em Tarauacá, para ampliação de rede de energia elétrica em Jordão. O prazo segue até o dia 20 de junho.

A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional.

O LIVRO DA CURA

Foto: Gleilson Miranda
Médico, com doutorado em infectologia, o governador Tião Viana se disse honrado em ter recebido ontem, em seu gabinete, um exemplar do Una Isí Kayawa, o “Livro da Cura do povo Huni Kui do Rio Jordão”.
Conhecimento vivo
A obra trata da medicina tradicional dos índios Huni Kui desde os tempos imemoriais.
Lançamento na aldeia
De autoria do pajé Agostinho Manduca, o livro foi entregue pelos irmãos Shanê e Ayani Huni Kui, filhos de Agostinho, que convidaram Tião Viana para o seu lançamento, em 10 de maio, no Centro de Memória da aldeia São Joaquim, no Jordão.
Pajé em breve
Shanê se prepara para se transformar em breve pajé do povo Huni Kui.
Jardim Botânico
Demonstrando que não há oposição entre o conhecimento científico convencional e o conhecimento tradicional dos povos indígenas da Amazônia, o livro foi publicado pela Editora Dantes, com o apoio do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Fonte: Página20

3 de junho de 2014

Betel: faculdade sem registro é acusada de suborno e falsificação de diplomas

De acordo com Simone, ela e outros 52 estudantes que fizeram o curso tiveram seus certificados apontados como falsos (Foto: Willamis França/ ContilNet Notícias)
Ex-alunos da Faculdade de Teologia Batista Betel (FTBB) procuraram a reportagem da ContilNet Notícias para fazer graves denúncias. De acordo com o grupo de alunos, são diversas as irregularidades que estão acontecendo na faculdade.
Simone da Silva Pinheiro, que ingressou na faculdade em 2009 para cursar uma licenciatura em pedagogia a fim de tentar um concurso público junto ao Estado, teve seu sonho transformado em pesadelo.
De acordo com Simone, ela e outros 52 estudantes que fizeram o curso tiveram seus certificados apontados como falsos, por advogados, em uma longa disputa jurídica. Simone, que prestou concurso público e ficou na 12ª colocação, concorrendo com 1.777 candidatos, foi aprovada e convocada a assumir a vaga como pedagoga.
Ela afirma ter passado em todos os certames e gastado em torno de R$ 1500 no processo. Após a aprovação no concurso, ela foi lotada na escola Ilca Maria de Lima, em 10 de fevereiro deste ano. A escola fica próxima à sua residência, no bairro Mocinha Magalhães. Simone conta ao jornalismo da ContilNet, com alegria, a convivência que teve com os alunos da 5º série do colégio onde lecionava.
Ela, que escolheu ser professora por amor à profissão, conta com riqueza de detalhes como tudo aconteceu. Segundo ela, no dia 18 de fevereiro às 16:30 horas, a Secretaria de Gestão e Administração do Estado (SGA) entrou em contato para informar que ela mesma havia desobedecido normas do edital.
Ao se apresentar na SGA, Simone foi informada que não tinha licenciatura em pedagogia e, sim, bacharelado. Neste momento, se iniciou o pesadelo de Simone. Ela procurou a faculdade para informar o ocorrido e recebeu a garantia de que a situação seria resolvida na mesma semana, pois algum equívoco havia acontecido.
A faculdade contratou um advogado, que entrou com um mandado de segurança para manter a professora em sala de aula, mas, no dia 28 do mês de maio, ela foi condenada a sair de sala de aula pelo Tribunal de Justiça, pois foi verificado que o certificado recebido pela Faculdade de Teologia Batista Betel (FTBB) era realmente falso.
Não bastasse o sufoco ao Simone receber a decisão de afastamento da sala de aula, ela comentou com o pastor que, se não fosse resolvido nada, ela procuraria a imprensa para denunciar o caso. Depois disso, ela e uma amiga receberam uma proposta de R$ 1.000 para não procurar a imprensa.
"Uma amiga aceitou o dinheiro, mas, R$ 1000 não vai pagar meu sonho de voltar à sala de aula", comenta Simone.
Ela diz que a faculdade oferece o curso de licenciatura em pedagogia, mas, na verdade, só certifica o bacharelado, o que não é repassado para os alunos da instituição, que além disso, não é reconhecida pelo MEC, segundo a denunciante.
Alguns dos alunos não precisaram estudar os três anos da licenciatura em pedagogia, pois já tinham cursos anteriores, como é o caso de Simone, que afirma se sentir lesada “com tamanha falta de compromisso com a verdade, na hora de seu ingresso na faculdade”.
Ela afirma que o pastor Francisco Albino de Souza, diretor-executivo e proprietário da faculdade, “tinha o costume rotineiro de passar por todas as salas de aulas, afirmando que o curso tinha reconhecimento pelo MEC”.
Raquel Elias da Rocha, que também foi lesada pela faculdade, denuncia que 52 pessoas, somente em sua turma, estão na mesma situação.
"Tínhamos que pagar R$ 200 de mensalidade e passar por provações; tive que levar meu filho aos sábados para a faculdade, fiz todos os trabalhos e, agora, simplesmente não vale nada", conclui Raquel.
O pastor, segundo a denunciante, também goza da “fama de marqueteiro da faculdade e tem como costume passar em salas de aula mostrando o certificado que a faculdade oferece, afirmando ter validade”.
Clique aqui e saiba mais

REGISTRO: Níver do Paulo Figueiredo


2 de junho de 2014

JORDÃO: Governo municipal promove 1º Fórum do Selo Unicef

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
A Secretaria de Assistência Social do município de Jordão, localizado no interior do Acre, coordenou na ultima sexta-feira (30), o Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef - Município Aprovado.
O principal objetivo do Fórum é elaborar um Plano de Ação Municipal, a fim de promover mudanças reais e positivas na vida das crianças e adolescentes  do município de Jordão.
O evento foi realizado no saguão da Escola Jairo de Figueiredo Melo e reuniu centenas de pessoas de várias representatividades de órgãos governamentais, não governamentais, e sociedade civil.
Alunos apresentam peça teatral "A Formiga e a Cigarra"
Os alunos do ensino fundamental da Escola Jairo de Figueiredo Melo apresentaram a peça teatral "A Formiga e a Cigarra", externando a importância do trabalho em união para se alcançar os objetivos. Outro momento marcante foi a interpretação da música "Jordão - Tesouro do Juruá", uma melodia regional de autoria do professor Uéliton Freire.
Vários grupos foram formados para discussão dos eixos. As propostas foram debatidas e pautadas no Plano de Ação, que deverá ser encaminhado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Jordão busca o selo de aprovação, e para isso concorre com os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Rodrigues Alves. O anuncio do município aprovado com o selo deverá ser divulgado oficialmente em 2016.
História do Selo Unicef no Brasil
A primeira experiência do Selo Unicef ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais.
Em 2005, a iniciativa foi ampliada para todo o semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.
Em 2013, mais de 1.600 municípios do semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo Unicef Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.
Os municípios inscritos são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes, e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam este grupo.
A Unicef, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do processo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado.
Galeria de imagens

O DIA DA IMPRENSA

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e idéias.
O Dia da Imprensa se comemorava antes no dia 10 de setembro, por ser a data de da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Até 1999 essa foi a data do Dia da Imprensa.
Origem do Dia da Imprensa
Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.
Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.
Fonte: Calendar Brasil