29 de maio de 2014

REGISTRO: Hoje é o niver do Luiz Felipe

Luiz Felipe
Agradeço tanto a Deus por ter me dado você: a ALEGRIA maior que possuo e o motivo da minha felicidade.
Não há nada na vida mais importante que você, minha criança. E tudo o que eu faço é pensando na sua felicidade, e por falar em felicidade, HOJE é um dia feliz, que precisa ser comemorado com grande alegria, pois é o aniversário do meu filho querido que tantas coisas boas tem me dado.
Desejo que você continue a ser essa criança amiga, doce e cheia de saúde, que leva alegria por onde vai e conquista a amizade das pessoas. DIVIRTA-SE bastante meu filho, alegre-se, cante, brinque, sorria. Nunca perca o que o mundo infantil tem de bom e mágico.
Seja muito feliz nesse dia que é seu aniversário e nos outros também. MUITAS FELICIDADES. PARABÉNS! Feliz Aniversário Meu filho.

De sua mãe Amélia Farias.

28 de maio de 2014

IIMAGEM DO DIA: Jordão entra no clima da Copa

Em Porto Walter, ambulância deixa de socorrer crianças por falta de combustível

Em Porto Walter, um dos municípios mais isolados do Acre, por falta de combustível na única ambulância do Estado no município, o produtor rural Francisco Viana de Santos, 47 anos, teve que carregar nos braços as suas duas filhas menores, uma de 07 e outra de 05 anos de idade, com febre, do porto da cidade até o hospital estadual.
O caso aconteceu na quinta-feira passada. O produtor rural que mora no seringal Natal, colocação Veneza, no rio Juruá, saiu com a esposa e suas duas filhas de barco em uma viagem de duas horas e meia até o porto da cidade de Porto Walter. Ao chegar ao local ele foi até à unidade, mas foi informado que a ambulância estava “sem óleo” e que por isso não podia prestar socorro às suas filhas. Desesperado, Francisco Viana voltou ao barco onde estavam as duas crianças colocou-as nos braços e levou-as até o hospital.
“Fui ao hospital três vezes e eles me informaram que não tinha óleo pra ambulância e tive que levar as minhas filhas com oito dias de febre  nas costas até o hospital”, conta.
No hospital outro drama: as duas crianças não foram atendidas dada a complexidade dos casos e tiveram que ser levadas para o Hospital de Cruzeiro do Sul com a ajuda da prefeitura do Município.
O gerente da Saúde no Juruá, Charles André Rosas, disse não ter conhecimento da falta de combustível na ambulância de Porto Walter, mas informou que vai apurar.
“Eu desconheço essa situação. Todos os meses a gente manda para o Município de Porto Walter 50 litros de combustível e quatro litros de óleo para manutenção de freios, manutenção de veículos. Eu particularmente, como gestor, não tenho conhecimento. Vou procurar saber aqui do setor administrativo se houve algum atraso no envio desse material”, disse.
Luciano Tavares, da Redação Ac24Horas

27 de maio de 2014

Quarta-feira é o ultimo dia para estudantes pagarem taxa de inscrição no Enem

Agência Brasil
Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até quarta-feira (28) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento da taxa confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil e também nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.

JORDÃO: Iniciam as aulas do curso de Técnico em Enfermagem

O Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM) em parceria com o Governo do Estado do Acre e prefeitura de Jordão deu inicio as aulas do curso de técnico em enfermagem.
O curso contempla 25 estudantes do ensino médio, com idade igual ou superior a 15 anos. Os estudantes foram selecionados após passarem por análises de frequência escolar e notas bimestrais.
Leia mais no Blog Jordão Agora

25 de maio de 2014

Leandro Matthaus - Exemplo de superação de um jovem que conseguiu vencer através dos estudos

Leandro assina contrato dos Correios
Todo mundo gosta de ouvir histórias de sucesso. Conhecer a trajetória de pessoas que começaram do nada e conseguiram vencer na vida através dos estudos.
Hoje vou contar um pouco da história de vida de uma pessoa humilde que conheci atendendo em uma lanchonete e que atualmente tem conseguido classificação em vários concursos.
Leandro do Nascimento Sousa, conhecido popularmente por Leandro Matthaus, passou necessidades, estudou, conseguiu superar as adversidades da vida de quem não "nasceu em berço de ouro". Leandro é um jovem de família humilde com vários irmãos residentes na zona rural do Município de Jordão. Seu pai era seringueiro e sua mãe dona de casa. Viveu com a família até os quatro anos de idade no seringal, onde sobreviviam da exploração do látex e agricultura de subsistência. Ingressou na escola aos onze anos de idade. A primeira escola onde Leandro estudou do 1º ao 5º ano fica localizada na zona rural do município de Jordão. Aos 15 anos, mudou-se para cidade, onde cursou o ensino fundamental nas escolas Manoel Rodrigues de Farias e Jairo de Figueiredo Melo. Após concluir o ensino fundamental no município e Jordão, veio para o município de Tarauacá onde trabalhava como atendente de uma lanchonete em um horário e no outro estudava na escola ensino médio na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista, tornando-se um dos alunos mais destacados das turmas que estudou.
Leandro é radialista e blogueiro
Foi locutor comunitário da rádio FM 88.5 de Jordão. Em Tarauacá trabalhou como repórter do site Acrenoticia, editor do blogger kakjd.blogspot.com (página extinta) e, atualmente tem uma página na internt, o blogger tarauacaagora.blogpot.com , um dos mais acessados do município.
Ainda em Tarauacá, apresentou por um período um programa esportivo na Radio Comunitária Nova Era FM 87,9, se destacando como narrador esportivo. Foi colaborador da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá nos primeiros meses do governo Rodrigo Damasceno.
Cidadão tarauacaense
Por estar morando há muito tempo no nosso município e por contribuir em vários setores, em especial na comunicação, recebeu o título de cidadão tarauacaense em 2013. Passou no concurso do Pró Saúde, Correios e atualmente Prefeitura Municipal de Tarauacá, optando pela estabilidade dos Correios. 
Recentemente esteve em Rio Branco fazendo o curso preparatório para trabalhar nos Correios em Cruzeiro do Sul. Leandro agora é funcionário concursado do governo federal.  e trabalha como colunista político no site da RRCTV.
Com isso fica provado que a classe social não quer dizer muita coisa quando, o assunto é potencial e interesse pelos estudos. Todo mundo pode melhorar na vida. É só ter vontade, estudo e disciplina.
NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM HUMILDE, TRABALHADOR E ESTUDIOSO LEANDRO MATTHAUS QUE PROCUROU A MELHOR ALTERNATIVA PARA VENCER NA VIDA: ESTUDAR! 
Escrito pelo professor e sindicalista Eurico Paz

23 de maio de 2014

Índios ameaçam incendiar unidade de saúde no Jordão

Da redação de AC24Horas
Continua pesado o clima entre os indígenas da cidade de Jordão (AC) e a administração da saúde dos índios daquela localidade. Alguns membros estão ameaçando incendiar o Pólo Base de Saúde do Município de Jordão.
A previsão é de que mais uma invasão aconteça nas próximas horas. Na última segunda-feira, 19, grupos de índios invadiram as dependências do centro e confiscaram até o veículo da unidade.
Segundo informações, os manifestantes estão exigindo, ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ), melhorias nas condições de trabalho, saúde e saneamento básico. A reivindicação é para execuções dentre das comunidades.

Terminam hoje as inscrições para o Enem

Hoje (23) é o último dia para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são feitas no site do Enem, basta preencher os campos solicitados. Na noite de ontem, o número de inscritos chegou a 7.225.864, superando os 7.173.574 do ano passado. O sistema estará aberto até as 23h59.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que o número chegue a 8,2 milhões. Na reta final, a recomendação é que os candidatos usem os melhores horários para acessar o sistema e evitar lentidão. O acesso é facilitado até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Feita a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite para pagar a taxa de R$ 35, que é o dia 28 de maio. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Depois de inscrito, o candito pode acessar a página pessoal e gerar o boleto para o pagamento. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.

Da Agência Brasil

POLÍTICA: Professor Coelho pode deixar o PEN nesta sexta-feira

Professor Carlos Coelho
Professor Carlos Coelho, suplente de senador, se sentindo desvalorizado pelo partido no qual é filiado (PEN - Partido Ecológico Nacional), onde foi escolhido em seminário partidário, como um nome para concorrer como Suplente de Senador, ao lado da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), sequer foi ouvido sobre a sua indicação. 
A Direção do Partido trocou sua indicação, pela Secretaria de Turismo, Jornalista Raquel Moreira, irmã do Deputado Astério Moreira. Este é um dos fatores que levarão o articulador político acreano com enumeras vitórias como coordenador de campanha pedir a desfiliação nesta sexta-feira (23). 
Coelho é o que chamamos de “pé-quente” na linguagem política. Sobre sua coordenação política Petecão (PSD) foi eleito deputado estadual, federal e senador da república. Também coordenou a campanha do atual prefeito Rodrigo Damasceno. Com todo este conhecimento político, ainda assim, não teve o reconhecimento do PEN. 

Por Leandro Matthaus

21 de maio de 2014

Pesquisa aponta Élson Farias como um dos melhores prefeitos do Acre

Com informações Data Control/ac24horas
Divulgada nesta quarta-feira (21) a pesquisa do Data Control para avaliar a atuação dos 22 prefeitos do Acre, aponta o prefeito de Jordão, Élson de Lima Farias como o 3º melhor prefeito do Estado, com aceitação de 47,5%, ficando atrás somente de Vagner Sales de Cruzeiro do Sul e Marcus Alexandre de Rio Branco.

Os destaques negativos da pesquisa são os prefeitos Merla Albuquerque (PT), de Feijó e Everaldo Gomes (PMDB). O gestor petista teve o pior índice entre os municípios pesquisados, apenas 5% avalia sua administração como ótima/bom. O peemedebista do Alto Acre obteve 5,7% na avaliação do cidadão.
Os pesquisadores do Data Control entrevistaram 2.440 pessoas nos 22 municípios do Acre. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O intervalado de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com objetivo de obter informações sobre assuntos de interesse da população do Estado.

20 de maio de 2014

Forte chuva deixa municipio de Jordão sem sinal telefônico


Da redação de AC24Horas
A cidade de Jordão, no interior do Acre, está sem sinal telefônico desde o final da manhã desta segunda-feira, 19. O fato se dá após uma forte chuva cair sobre a cidade.
No último dia 25 de abril, a comunidade também ficou sem os serviços de telefonia móvel da Oi Telecomunicações. A operadora é a única prestadora de serviços na cidade.
Com 7.147 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro Geografia e Estatística do Acre (IBGE), a cidade não possui acesso terrestre e é considerada uma das mais pobres do país, com o índice do IDH baixíssimo.

JORDÃO: Em protesto, indígenas fecham Pólo Base de Saúde no município

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Um grupo de indígenas da etnia Kaxinawá, do município de Jordão, localizado no interior do Acre, fechou na manhã da ultima segunda-feira, 19, o Pólo Base de Saúde Indígena, no município.
O movimento reuniu membros do Conselho Local de Saúde Indígena, lideranças e comunidade geral. Eles reivindicam junto ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ), melhores condições de trabalho, saúde e saneamento básico dentro das aldeias.
Dentre as principais propostas, destacam-se: Água tratada nas aldeias; Contratação de 9 (nove) agentes de saúde; Contratação de Agentes de Saneamento Básico; Estruturação adequada para o Pólo Base; e Aquisição de botes em alumínio e motores para Agentes de Saúde.
Os Kaxinawás receberam a chave do Pólo, e tomaram posse do veículo do órgão. O carro foi conduzido ao Bairro Kaxinawá, região habitada por indígenas.
“Enquanto as ações não forem desenvolvidas nas 32 aldeias e no Pólo Base, a Saúde Indígena se manterá paralisada no município” – Enfatizam ao exigirem as presenças de representantes da DSEI e do governo, para intermediarem um acordo.
Devido a problemas na rede de telefonia no município, nossa redação não conseguiu ouvir a versão da gestão do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Juruá, sob o caso.

19 de maio de 2014

JORDÃO: União Cristal goleia Atlético na Final do Campeonato de Futsal

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Centenas de pessoas prestigiaram a grande final do campeonato jordanense de futsal 2014. A partida foi disputada no ultimo sábado, 17, na quadra poliesportiva Cícero de Paiva Melo, entre União Cristal e Atlético. O evento foi transmitido pela Rádio Jordão FM.
O 'galo carijó' seguia invicto na competição até a data da grande decisão. O elenco agressivo do União Cristal quebrou o tabu azulão com uma goleada esmagadora para ninguém 'botar' defeito.
PRIMEIRO PERÍODO: O jogo segue dramático e indefinido nos momentos iniciais da partida, embora o União seja teoricamente favorito, o Atlético transforma em pressão toda a garra de sua equipe.
Aos dezesseis minutos, durante o bate-rebate, a bola sobra com Ruy, que abre o marcador para o União. Não demora muito e logo vem o segundo gol do azulão, com Isaac Damasceno aos vinte e dois minutos. A situação fica complicada quando Isaac pega no contra-ataque e volta a marcar, ampliando o placar em 3x0, nos momentos finais do primeiro período.
SEGUNDO PERÍODO: O Galo busca fazer o dever de casa e tenta reverter o placar, para isso, introduz "Pixilinga" como goleiro linha. O objetivo é simples, intensificar o ataque.
A alternativa parece ineficiente quando Jorge bate colocado, ampliando o placar em 4x0 para o União, aos dois minutos. A resposta do Atlético vem quatro minutos depois, quando "Véi" bate do meio da rua, marcando o primeiro gol do Galo.
Surge o tiro de canto para o Galo, a bola é atrasada para "Pixilinga", que bate firme, a bola desvia e balança o barbante, diminuindo a diferença em 4x2.
O anúncio da goleada é imposto pelo União aos dezesseis minutos, quando Jorge tabela bonito com Rui, que amplia o marcador em 5x2. Cinco minutos depois, "Kiko" recebe a bola no contra-ataque, observa o goleiro fora da trave, dá uma cavadinha e marca de cobertura o sexto gol do azulão.
O Galo está quase morto, perde muitas oportunidades, mas aos vinte e três minutos, "Véi" bate cruzado e Souza Sombra desvia para o fundo da rede, marcando o terceiro e ultimo gol do Atlético.
Um minuto se passa, a bola rola dentro da área do Galo, sobra com Kiko, que joga na gaveta, 7x3. Nesse momento, a torcida organizada faz um show a parte, aos gritos dizem: "IH FU#%*, O GALO CARIJÓ MORREU!".
Aos vinte e oito minutos, "Pixilinga" deixa a trave para tentar ajudar a equipe na área de ataque, e é surpreendido por Rui, que bate rápido e de cobertura, marcando o oitavo gol  do União, e fechando o caixão do galo.
Galeria de imagens

17 de maio de 2014

JORDÃO: Final do Campeonato de Futsal acontece neste sábado

Taça da Copa do Mundo chega em Rio Branco neste sábado

Globo Esporte - Por João Paulo Maia - Rio Branco, AC
Depois de passar por 89 países e 17 capitais do Brasil, o Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa desembarca em Rio Branco, capital do Acre, neste sábado (17). Com o tetracampeão mundial Mauro Silva como principal atração, o troféu ficará exposto das 9h às 21h no ginásio Rui Lima do Nascimento (Sesi). Durante a cerimônia, personalidades locais devem ser homenageadas. Na área externa, o público poderá assistir a apresentações de danças.
O GloboEsporte.com transmite a passagem da taça e um bate-papo ao vivo com o campeão Mauro Silva neste sábado, a partir das 13h (de Brasília), direto do Sesi. Os internautas podem participar com sugestões de perguntas pelo e-mail: acre@globoesporte.com.
O atacante Adriano Louzada, do Rio Branco, será o craque representando o estado no Tour. O campeão local, aquele que faz um trabalho social relevante à comunidade é Giovani Costa, que repassa seus conhecimentos adquiridos durante 19 anos no Taekwondo para mais de 100 alunos de comunidades carentes do bairro Boa União, onde mora. 
O projeto foi lançado em setembro de 2013, no Rio de Janeiro, cidade que vai receber a final da Copa no Brasil. De lá para cá, o Tour da Taça passou por 89 países e chegou ao país sede em abril. A última capital a receber o troféu será São Paulo, palco da abertura do Mundial, no dia 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians.
Para os torcedores que querem aproveitar a passagem da Taça para conhecer o objeto mais cobiçado pelas seleções que estarão no Brasil e tirar uma foto, foram disponibilizados 24 pontos de venda de ingressos (confira aqui). A empresa responsável lançou a promoção “trocou-ganhou” e dará ingressos para os clientes que comprarem dois refrigerantes de 2 litros nos locais indicados. Após retirar o vale-ingresso, é preciso entrar no site da Coca-Cola e agendar o horário da visita.
VC NO ESPORTE - Depois de tirar uma foto com o troféu, o torcedor também pode aparecer no GE.com. Para participar, basta clicar aquiou no link em nossa página principal para acessar o formulário de colaboração. Se for o seu primeiro acesso, será necessário preencher um cadastro, de forma gratuita.
Não esqueça: ao enviar a foto você deve dizer o nome da pessoa da foto. As imagens devem ser no sentido horizontal e em alta resolução. Só serão aproveitados conteúdos enviados em nome do próprio autor.
Confira o serviço:
Tour da Taça em Rio Branco
Data: 17 de maioLocal:
Ginásio do Sesi (Rua Projetada 155, no bairro Manoel Julião)
Horário: 9h às 21h

16 de maio de 2014

Jordão tem representatividade na 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

O Secretário Cleidinei Castro (Saúde) juntamente com os representantes dos trabalhadores e usuários de saúde do município de Jordão, participaram da 2ª Conferencia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora.
O evento que reuniu os municípios da macrorregional do Baixo Acre e Purus e foi realizado na Escola Armando Nogueira, na capital acriana, Rio Branco, nos dias 14 e 15.
Saiba mais no Blog Jordão Agora

15 de maio de 2014

Os Heróis de Jordão

Qual o limite da entrega, da garra e da paixão com que a militância da UJS enfrenta desafios aparentemente intransponíveis para poder participar das lutas e debates em seu Congresso Estadual?
Da cidade de Jordão, estado do Acre, cidade com um baixo IDH, a maior taxa de analfabetismo no país e aproximadamente 6.500 habitantes, chega uma das mais emblemáticas histórias demonstrando que para os militantes da UJS nenhuma barreira ou dificuldade é invencível para atingir seus sonhos e lutar por seus ideais.
A melhor forma de chegar, ou sair, da cidade de Jordão é com o avião bimotor, que pousa apenas duas vezes por semana no município. Porém, a passagem é muito cara. A maioria de sua população viaja então de barco. Para termos uma ideia basta dizer que o abastecimento de itens básicos de uso cotidiano da população de Jordão é feita pelo município de Tarauacá, que fica a pelo menos 3 dias de barco da cidade.
O Congresso Estadual da União da Juventude Socialista do Acre, acontece na cidade de Cruzeiro do Sul no dia 16 de maio. A cidade de Jordão enviará delegados para a atividade. E é neste ponto de nossa história que linhas heroicas começam a ser escritas pelos militantes da UJS-Acre.
Para estarem em Cruzeiro do Sul, nossos jovens guerreiros saíram de Jordão no dia 13 pela manhã, em uma embarcação com capacidade para 40 pessoas. Viajarão por dias até Tarauacá e quando por lá desembarcarem, tomarão um ônibus que viajará por 4 horas até atingir o destino, a cidade sede do Congresso Estadual da UJS do Acre.
A UJS de Jordão conta em suas fileiras com uma banda de indígenas, todos filiados a entidade. E além disso, conta com militantes conscientes de sua luta e de seus objetivos. Dispostos a vencer qualquer dificuldade para lutar pelo Brasil de nossos sonhos.
Dois representantes da UJS de Jordão estarão no 17º Congresso Nacional da entidade em Brasília, repetindo assim todo o tortuoso caminho para sair de sua cidade em direção a outro ponto de nosso país.
Este é um exemplo de luta que deve estar nas mentes e nos corações de nossos jovens brasileiros.
E aqui vale relembrar a frase de outro grande guerreiro, “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”, Che Guevara.
UJS, amar e mudar as coisas!

14 de maio de 2014

TARAUACÁ: Vereadora Janaína devolve dinheiro de diárias aos cofres públicos

A vereadora Janaina Furtado (PSD), anunciou na tribuna da câmara na sessão de terça feira, 13 de maio, que estaria devolvendo R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) que haviam sido depositados em sua conta como forma de pagamento de 4 diárias, para participar de reuniões dos parlamentares em rio Branco. A parlamentar disse que não seria justo receber o dinheiro pago pela população sem que a mesma não tenha tido condições de participar das ações, por conta de desencontros na agenda do parlamento e de sua avaliação médica na capital do Acre.
"Tive a obrigação de comunicar ao Presidente da Câmara que estaria devolvendo aos cofres públicos, R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), que haviam sido depositados na minha conta como forma de pagamento de4 (quatro) diárias, das quais eu não poderia fazer uso já que não participei das atividades dos vereadores em Rio Branco. Eu estava de fato na capital para participar das reuniões e também realizar uma avaliação médica. Por conta de alterações na agenda não pude participar dos encontros com os órgãos estaduais. Manoel Monteiro, Mirabor Leite, João Moreira, Narso Kaxinawá, Lulu Neri e Roberto Freire, foram os vereadores que cumpriram agendas em Rio Branco" disse a vereadora.
A parlamentar aproveitou para agradecer aos tarauacaenses que fizeram orações e torceram para que ela se recuperasse bem da cirurgia para interrompimento de uma gravidez ectópica. "Quero dizer a todas as pessoas que oraram pela minha saúde, que eu agradeço do fundo do coração. Agradeço também aos meus familiares e aos servidores da saúde que me atenderam com dedicação e profissionalismo", disse.
"A terça feira, 13 de maio, considero um dia especial na minha vida. O dia em que voltei de fato a participar das sessões da Câmara de Vereadores, depois de um período difícil por qual eu passei, em que tive que me submeter a uma cirurgia para interromper uma gravidez ectópica, que colocava em risco minha vida. Além do risco de vida, tive também que encarar o sofrimento de perder um filho que estava sendo esperado com todo o carinho. Mas, Deus quis assim e que seja feita a sua vontade. Ainda estou em recuperação, mas já posso encarar a tarefa atribuída mim pelo povo de Tarauacá. Os debates e as proposições na câmara precisam ser retomados, pois, o povo espera muita ação de nós vereadores em defesa de seus direitos" finalizou a vereadora.
Do Blog do Accioly

JORDÃO: Vereadores do PMDB fiscalizam educação rural

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Os vereadores Guedes Oliveira e Zeina Melo (PMDB) do município de Jordão, localizado no interior do Acre, dedicaram uma semana de sua agenda para realizarem visitas nas comunidades rurais. O objetivo da viagem foi de fiscalizar a qualidade da educação oferecida aos ribeirinhos.
Os parlamentares se reuniram com os moradores das comunidades São Luiz, Redenção, Mato Grosso, Tabocal, São José/Alagoas, Jaminawá, Chico Santos e Xapuri para coletar informações e reclamações.
Zeina declara que recebeu diversas reclamações relacionadas à merenda e transporte escolar, falta de estrutura física de alguns prédios escolares e da necessidade de reposição de algumas ferramentas básicas para o desenvolvimento das atividades.
Os vereadores juntaram toda a demanda e apresentaram à Secretaria Municipal de Educação. “Fomos bem recebidos pela professora Meire Sérgio, Secretária de Educação. Apresentamos os vários problemas detectados naquelas localidades e recebemos a garantia que nossas reivindicações serão atendidas” - ressaltaram.
No período de até 120 dias os parlamentares deverão estar retornando às comunidades para acompanhar as informações, anotadas pelos pais, em um calendário de controle dos dias de aulas oferecidos.

13 de maio de 2014

GALERA DO TÉRES: A prova de que juventude pode curtir, sem álcool e drogas

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Impossível não observar a aglomeração de um grupo de jovens, que durante todas as noites, forma-se em uma rua localizada na área central da cidade. O grupo é formado por pelo menos 12 membros.
Durante os últimos três dias, tive a oportunidade de conhecer, integrar o grupo e interagir com a alternativa de diversão apresentada por eles. Através desta experiência, apresento a vocês a “prova de que a juventude pode curtir, sem álcool e drogas”.
O que fazem? O que querem?
Eles se autodenominam “Galera do Téres”. A roda de amigos se alia para bater papo, jogar damas, trocar uma ideia e para consumir o tereré, bebida à base da erva mate e água gelada. Um som moderado dá um requinte empolgante ao encontro.
As diferenças sociais são visíveis, porém ignoradas, gerando assim um clima total de igualdade entre os adeptos. O encontro da ultima segunda-feira, 12, foi regado a um churrasco, acompanhado de macaxeira cozida.
É importante divulgar e apoiar esta simples atividade, que entrelaça e entretém nossos jovens. Enquanto eles estão reunidos de forma amistosa e saudável, se afastam cada vez mais do caminho das drogas, álcool e outras mazelas sociais.
Galeria de imagens

REGISTRO: Aniversário do Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira
Quero no dia que te pertence, te dizer que a vida só vale a pena ser vivida, quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós lembramos de você.
Afinal, você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem contigo, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco, devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranqüilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Te desejamos tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje,  que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irás conseguir.
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Que todos os seus sonhos e metas sejam realizados e todos seus objetivos alcançados! Mas o mais importante de tudo, é que você seja muito, mas muito feliz. Que esta data seja marcada por muitos momentos de grandes realizações.
Você é super especial e merece que Papai do céu te dê muitos presentes, principalmente aqueles presentes que você guarda secretamente em seu coração.
Que você possa caminhar sempre em busca do sucesso, alcançando um futuro amplo, se aperfeiçoando e prosperando ainda mais. Te amamos muito ...
De sua mãe Loura Abreu, sua irmã Paula, seu sobrinho Khévyn, de sua namorada Nêmura e de seu cunhado Kézio Araújo.
Felicidades hoje e sempre!

Esperidião Menezes Júnior é pré candidato a deputado estadual pelo PMDB

Esperidião Menezes Júnior
Um grande amigo e líder político de duas cidades, formado em história e contabilidade, ex-prefeito de Tarauacá e Jordão , Esperidião Menezes Júnior agora está em um novo projeto, a pré candidato a deputado estadual pelo (PMDB).
Em Jordão além de contar com o apoio da maioria da população, desta vez vai contar com o excelente apoio e trabalho de sua esposa Zeina Melo, vereadora pelo PMDB que tem se destacado como a melhor parlamentar daquele município neste mandato.
Pelas pesquisas, Esperidião Menezes Júnior está liderando a preferência de votos tanto em Tarauacá como em Jordão, o que pode lhe garantir um mandato de deputado estadual, que acredito será de valiosa importância para a nossa gente mais humilde dessa região.
Das varias qualidades de Esperidião, podemos destacar a amizade sempre muito sincera aos amigos, a humildade em ajudar e cuidar dos mais pobres e uma inteligência reconhecida por muitos, sem esquecer que o mesmo é o melhor ou um dos melhores oradores que o Acre conhece.
Em conversa com o pré candidato Esperidião Menezes Júnior, ao perguntar-lhe qual será a idéia central do seu mandato caso o mesmo venha ser eleito, mim respondeu dizendo que: serão duas idéias, a primeira: está decidido “que se Deus quiser, eu for eleito vou trabalhar os três dias da semana, terça, quarta e quinta feira na assembléia em Rio Branco e vou morar os outros dias em Tarauacá” (será o primeiro deputado a morar em Tarauacá). A Segunda idéia ele vai destinar 70% de tudo o que vai ganhar para a conta de uma fundação que será criada em homenagem ao seu pai, a qual receberá o nome de FUNDAÇÃO ESPERIDIÃO MENEZES, será essa fundação que através dela e dos escritórios de Tarauacá e Jordão que ele vai ajudar as pessoas mais humildes de nossa região.
Eu conheço Esperidião Menezes Júnior a algum tempo e posso afirmar que caso o mesmo seja eleito nós seremos muito bem representados na assembléia legislativa, pois o mesmo tem um compromisso e carinho muito grande por todos os acrianos em especial os mais humildes.
Alcionildo Fontinele/RRC TV

12 de maio de 2014

IMAGEM DO DIA: INCLUSÃO

Começam hoje inscrições para o Enem 2014

Agência Brasil
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 23.
Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.
Para evitar as ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva a um desperdício de recursos públicos.

9 de maio de 2014

JORDÃO: Assistência Social promoverá várias atividades em alusão ao Dia das Mães

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem a honra de convidar todas as mamães do nosso município para participarem das atividades em comemoração ao Dia das Mães.
O evento acontece neste sábado, 10 de maio, a partir das 8 horas da manhã no Calçadão da Avenida Francisco Dias.
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA: Todas as mamães terão a oportunidade de participar de brincadeiras (ovo na colher, cabra cega, dança da cadeira e dança da laranja), gincanas, jogos de futsal e voleibol, corridas, cabo de guerra, tratamento de beleza e bingo.
PROGRAMAÇÃO PARA A NOITE: Baile com artistas regionais.
Realização: Prefeitura de Jordão, crescer é viver bem, aqui.

JORDÃO: Quadra coberta da escola municipal Bernado Abdon da Silva está quase pronta

Leandro Matthaus, do Blog Tarauacá Agora
As obras da quadra coberta da escola municipal Bernardo Abdon da Silva, em Jordão, estão bastante avançada, brevemente os alunos estarão praticamente esporte no recinto escolar.
O colégio é o primeiro do município a receber uma quadra coberta. Esta obra é um esforço do prefeito Élson Farias (PCdoB), da secretaria de Educação, Meire Sérgio, e do coordenador de recurso da secretaria de Educação Edinho Lopes que conseguiram a liberação do recurso junto ao FNDE.
A empresa Peres LTDA, do Ney Peres, é a responsável pela construção do espaço esportivo, no valor de R$ 505.711,65. O prazo de entrega é de 180 dias.