31 de março de 2014

Imagem do Dia: conheça a procedência da carne que consumimos

Com informações de Jucimar Mendonça, do Blog JDRealidade
Na manhã desta segunda-feira, 31, o professor Jucimar Mendonça, editor do Blog JD Realidade, registrou uma cena inusitada. Um agricultor acompanhado de seus filhos transportava 'nas costas' dois bois para abastecer um açougue do município.
Segundo o blogueiro a ação transcorreu devido as faltas de condições de tráfego na estrada, ocasionado pelo o período invernoso, e também por conta do município não disponibilizar de um local de abate, tendo como única alternativa trazer o animal até um local mais próximo da cidade para abatê-lo.
"Essa é uma das dificuldade que nós, pequenos criadores, enfrentamos para trazer um animal ate o município" - declarou seu Francisco à redação do Blog JD Realidade.

30 de março de 2014

Nas redes sociais, secretário adjunto de saúde destaca implantação dos serviços de radiologia no Jordão

Serviços de radiologia já estão disponíveis à população (Fotos: reprodução facebook)
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O secretário adjunto de saúde do Estado do Acre, Irailton Lima, utilizou as redes sociais para expor sua visita ao município de Jordão, onde acompanhou a implantação dos serviços de radiologia na Unidade Mista de Saúde do município.
Confira o que o secretário publicou no Facebook.
Esta semana estive no município de Jordão. Fui acompanhar a implantação do serviço de radiologia na Unidade Mista de Saúde - unidade pertencente à rede assistencial da SESACRE/Governo do Estado. 
Em nome do governador Tião Viana e da secretária Suely, tive a honra de presenciar momento tão esperado pela população do município. 
Com o serviço na própria comunidade, mensalmente entre 15 e 20 pacientes poderão realizar seus tratamentos ali mesmo - até então eram encaminhados para Tarauacá ou Rio Branco, via TFD - evitando transtornos pessoais e familiares, e gerando economia para o serviço público de saúde. Para os médicos da unidade, a existência do serviço representa maior segurança e comodidade no atendimento à população. 
Além do equipamento instalado e da infraestrutura adequada, a Unidade Mista conta também, a partir de agora, com um técnico em radiologia formado pela nossa Escola Técnica em Saúde. 
Trabalho em equipe; realização coletiva. Registro o esforço e a elevada capacidade resolutiva da diretora de administração e compras da Sesacre, Iza Magalhães, e do técnico em manutenção Rivelino. Mas, sem pieguice, registro a determinação do governador Tião Viana, que acompanhou de perto, cobrando como só ele sabe cobrar, todo o trabalho para viabilizar o serviço.

29 de março de 2014

RIO BRANCO: Reunião da AMAC reúne prefeitos para avaliar situação dos municípios do Acre

Prefeitura de Rio Branco
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, se reuniu na tarde de sexta-feira, 28, com os prefeitos do interior do Estado, em Rio Branco, para discutir a situação econômica e social dos municípios, afetada em decorrência da cheia do rio Madeira, que já dura mais de cinquenta dias. 
A XXVII assembleia geral ordinária da AMAC foi a primeira reunião do ano da entidade e contou com a presença do vice-presidente do Senado, Jorge Viana e do assessor especial do governador Tião Viana, o ex-prefeito Raimundo Angelim. A intenção é juntar esforços para ajudar as prefeituras que se encontram em situação delicada. 
Uma das propostas apresentada pelos prefeitos e que o senador Jorge Viana irá levar à Brasília, diz respeito ao prolongamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), já que a maioria dos municípios teve queda na arrecadação em decorrência da redução das vendas do comércio. 
Outra proposta que será levada a Brasília a fim de ajudar os municípios acreanos é a liberação de projetos prioritários que estão em andamento na capital federal. Para isso, o prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana irão se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloisio Mercadante.
O governo do Estado também está comprometido em ajudar as prefeituras. O assessor especial do governador, Raimundo Angelim, anotou as demandas dos prefeitos. Para Santa Rosa do Purus, por exemplo, um dos municípios mais distantes da capital, o governo irá enviar de imediato, dez mil litros de combustível. 
Além disso, os prefeitos acreanos debateram a redução dos preços das passagens aéreas, sobretudo após o fechamento da BR 364 por conta da cheia do rio Madeira. Sem ônibus, ao invés de reduzir, as empresas aumentaram o preço das tarifas, fazendo com que muitas pessoas não possam se deslocar até Porto Velho. 
Raimundo Angelim destacou que o Acre hoje vive uma situação de guerra e por isso, o governo do Estado, juntamente com as prefeituras, tem feito todos os esforços para garantir alternativas para o abastecimento de medicamentos, gêneros alimentícios, gás e também de combustível. 
Entre as alternativas estão as balsas vindas de Boca do Acre (AM) e Porto Acre, a BR 364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a reabertura da rodovia interoceânica, garantindo a importação de produtos do Peru e também aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que estão transportando produtos de Porto Velho para o Acre.
Outras pautas debatidas durante o encontro foi a situação dos haitianos no município de Brasiléia, o ressarcimento dos repasses do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo governo do Estado, além da apresentação do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. 
“São reuniões como essa que nos ajudam a dividir os problemas que cada prefeito vive e encontrar soluções em conjunto. Dessa maneira, os municípios ganham muito, esse é o papel da AMAC”, fez questão de enfatizar o prefeito Marcus Alexandre. 
Prefeitos presentes à XXVII assembleia geral ordinária da AMAC
Assis Brasil – Betinho; Brasileia – Everaldo Gomes; Epitaciolândia – o prefeito André Hassem enviou representante; Xapuri – Marcinho Miranda; Capixaba – Jorge Vareda; Senador Guiomard – James Gomes; Porto Acre – Carlinhos Portela; Acrelândia – Jonas Dales; Plácido de Castro – Roney Firmino; Bujari – Raimundo Tonheiro; Sena Madureira – Mano Rufino; Manoel Urbano – Ale Araújo; Feijó – Mêrla Albuquerque; Tarauacá – Rodrigo Damasceno; Santa Rosa – Rivelino Mota; Jordão – Elson Farias; Cruzeiro do Sul – Vagner Sales; Mâncio Lima – Cledson Rocha; Rodrigues Alves – Francisco Burica; Marechal Thaumaturgo – Aldemir Lopes; Porto Walter – Zezinho Barbary.

JORDÃO: Depasa realiza ampliação da rede hidráulica no município

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (DEPASA) realizou na ultima semana melhorias e ampliação da rede de distribuição de água tratada da Rua Pompílio Maia Viana e Raimundo Queiroz, beneficiando cerca de 50 famílias de moradores.
Saiba mais no Blog do Tom

ELEIÇÕES 2014: Candidatos devem ficar atentos aos prazos de desincompatibilização

Aqueles que pretendem se lançar candidatos a presidente da República, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital nas Eleições Gerais 2014 precisam estar atentos aos prazos de desincompatibilização para disputar o pleito. Caso contrário, serão considerados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades).
Seis meses antes
Os magistrados, defensores públicos, secretários estaduais, ministros de Estado e militares, em geral, que pretendem concorrer em outubro deste ano devem sair de suas funções seis meses antes das eleições, ou seja, até o dia 5 de abril.
Esse mesmo prazo é válido para membros do Tribunal de Contas da União, dos Estados e do Distrito Federal, de empresas públicas (presidente, diretor, superintendente, dirigente) e entidades mantidas pelo poder público (dirigente, administrador, representante), além de dirigentes de fundações públicas em geral.
Quatro meses antes
Em 5 de junho, quatro meses antes das eleições gerais, deverão deixar seus postos dirigentes, administradores ou representantes de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e dirigentes sindicais.
Três meses antes
Em 5 de julho, quem deve se afastar dos respectivos cargos são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos e por essa razão precisam se afastar do cargo um ano antes do pleito para, assim, poderem se filiar, mas se quiserem concorrer a algum mandato não poderão voltar aos seus cargos efetivos.
Os parlamentares que querem concorrer à reeleição ou a outro cargo não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas, bem como o presidente da República.
Já o governador que pleiteia cargos de deputado federal, estadual ou distrital, senador e presidente do país deve deixar a atual função seis meses antes da eleição, ou seja, até 5 de abril, exceto se for disputar a reeleição. O vice-governador e o vice-presidente que não substituíram o respectivo titular nos seis meses anteriores ao pleito e nem o sucederam, não precisam sair do cargo para participar das eleições deste ano.
Consulta pela internet
No portal do TSE ou do TRE-AC está disponível a ferramenta por meio do qual é possível consultar os prazos mínimos de afastamento de determinados cargos públicos, que devem ser respeitados por quem pretende concorrer às eleições de outubro.
As informações estão disponíveis aos candidatos, partidos políticos, população, meios de comunicação e por aqueles que buscam a homologação de suas candidaturas nas convenções partidárias, que devem ser realizadas no período de 10 a 30 de junho.
Assessoria

28 de março de 2014

JORDÃO: Vereador do PCdoB cobra soluções da Eletrobras para problemas na distribuição de energia elétrica no município


Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
O vereador Abel Ximenes (PCdoB), líder do governo na câmara de vereadores de Jordão, viajou na tarde da ultima quinta-feira, 27, com destino à capital acriana, onde estará repassando à Eletrobras sua preocupação com a qualidade dos serviços na distribuição de energia elétrica no município.
Em Rio Branco, Ximenes entregará na sede da empresa uma cópia do requerimento nº 04/2014, onde requer que a Eletrobras faça o serviço de ampliação de redes elétricas de Jordão.
O vereador destaca que são constantes as reclamações da população, referente às quedas de energia, elevação dos valores nas tarifas, e do grande número de “rabichos” ocasionados pela falta de redes elétricas nas ruas da cidade. 
Pelo menos 60% das ruas do município não têm redes elétricas, e as pessoas são obrigadas a recorrerem aos rabichos - “esta prática vem gerando prejuízos aos usuários de energia... São várias reclamações de danos causados a eletrodomésticos nos últimos anos” - enfatizou o parlamentar.

JORDÃO: Prefeito proíbe que servidores se apresentem ao trabalho trajando camiseta regata e bermuda

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
O prefeito do município acriano de Jordão, no interior do Acre, proibiu através de decreto que servidores municipais exerçam suas funções trajando bermudas e camiseta regata.
O Decreto Nº 064/2014 entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 24 de março de 2014.

27 de março de 2014

TARAUACÁ: Prefeitura retifica Edital do Concurso Público

Tendo em vista alguns equívocos na elaboração do edital do concurso efetivo da prefeitura de Tarauacá, a comissão organizadora do mesmo divulgou um novo edital retificado para reparar os erros que vinham causando muitos falatórios, assim, segue abaixo o link para acesso.

JORDÃO: Aparelho de raio-x já está funcionando

Da assessoria de comunicação da prefeitura de Jordão
Chegou dia 25 de março, em nossa cidade, o técnico em montagem e manutenção de Equipamento Raio X, Sr. Revelino Reis, da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de finalizar o processo de montagem do aparelho de Raio X da Unidade de Saúde da Família de Jordão (Hospital da Família).
À noite o aparelho estava funcionado em caráter experimental, onde foi realizada a primeira radiologia. Hoje às 10h00min horas da manhã o técnico concluiu totalmente a instalação do mesmo, onde fez uma nova radiologia na paciente T. V. de 12 anos que teve a perna esquerda fraturada ao sofrer uma queda.
Depois da total instalação o técnico Revelino foi ao Programa Espaço Comunitário dar a noticia a todos os ouvintes que o aparelho está apto a ser usado, caso necessite, o que não será mais necessário um paciente se deslocar a outro município para realizar este tipo de exames já que a unidade agora dispõe do mesmo.
Isso foi possível graças aos esforços do Prefeito Élson Farias, dos vereadores de Jordão, bem com do Secretário de Saúde Antônio Cleidinei, e principalmente do governo do Estado através da Secretaria estadual de Saúde em parceria com o Dr. Marcos Parente. Essa ação conjunta contribuiu para que hoje, todos nós possamos dizer que a Unidade Mista de Saúde do Município de Jordão dispõe de uma sala de radiologia equipada.

JORDÃO: Escola Bernardo Abdon fará reunião na sexta, para definir início do ano letivo

A equipe gestora da Escola de Ensino Fundamental Bernardo Abdon da Silva convida todos os pais de alunos, e professores do quadro da referida escola para uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, 28 de março às 16h00min.
A reunião acontecerá no prédio da escola e terá como pauta principal a definição do início do ano letivo, previsto para o dia 31 de março.
No ensejo a gestão informa que o horário de funcionamento das aulas se dará da seguinte forma: Período matutino (07h00min ás 11h15min) e vespertino (13h00min ás 17h15min).

JORDÃO: Legislativo aprova com unanimidade a polêmica Lei que valida permutas entre servidores

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
A quarta sessão ordinária do ano foi presidida pelo o vice-presidente Rosenildo Melo “Dóda” (PT). O encontro foi marcado pela aprovação das permutas, pondo fim às polêmicas e comentários sobre o assunto nos quatro cantos da cidade.
O presidente Francisco Alves Guimarães “Chicão” (PCdoB), e o vereador Rosaldo Saraiva (PT) não compareceram à sessão e não enviaram justificativa. José Cariolanda (PSDB) também não compareceu, no entanto, encontra-se viajando à tratamento de saúde e solicitou concessão de licença temporária.
A marcha do poder legislativo seguiu no sentido anti-horário a partir da aprovação unânime da Lei nº 75/2014 de autoria do governo municipal, onde o prefeito recebe o livre direito a permutar servidores do quadro efetivo com outros municípios acrianos. A permuta deverá ser concedida por um prazo de até quatro anos, podendo ser prorrogada por igual período.
O acontecimento contraria o desejo popular e contrasta com o posicionamento anterior dos legisladores, onde por inúmeras vezes a casa do povo foi utilizada como palco de críticas direcionadas ao governo municipal pela a massa de servidores que estariam sendo beneficiados pelas portarias, mas não prestavam serviços.
Confira outros projetos aprovados na casa do povo
Vereadora Zeina Melo (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Emenda aditiva 001/2014 - Vereadora Zeina Melo (PMDB): A emenda tem a proposta de acrescentar um artigo ao PL 75/2014 (Portarias) de autoria do governo municipal. O acréscimo do Art. 6º ao referido projeto determina que o Poder Executivo Municipal encaminhe previamente ao Legislativo, relações contendo os nomes, funções e lotações dos permutados.
Vereador Abel Ximenes (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Projeto de Lei 003/2014 – Vereador Abel Ximenes (PCdoB): Dispõe sobre a redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais aos profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). A redução da jornada de trabalho não implicará em redução dos vencimentos das respectivas categorias funcionais.

Vereador Guedes Oliveira (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Projeto de Lei 004/2014 – Vereador Guedes Oliveira (PMDB): Dispõe sobre concessão de bolsas de estudos aos jovens jordanenses que cursam o ensino técnico em agropecuária na escola agrícola em São Paulo. O projeto não estipula um valor exato para a bolsa, mas garante sua vigência até o término do curso, quando o estudante fica obrigado a prestar serviços ao município de Jordão, pelo o período em que lhe fora concedida a bolsa.
Projeto de Lei 005/2014 – Vereador Guedes Oliveira (PMDB): Dispõe sobre o afastamento da servidora pública Nazeli do Nascimento Morais para frequentar curso de bacharel em enfermagem. O projeto prevê que a servidora deverá ser afastada por um período de quatro anos e seis meses, sem sofrer prejuízos de seus vencimentos e vantagens. O projeto não prevê que ao término a servidora deva ressarcir o município através de serviços prestados.
Os projetos supracitados foram aprovados com unanimidade e seguem para apreciação do governo municipal. 
Foram concedidas ainda licenças temporárias ao vereador “Cariolanda”, e ao vice-prefeito Raimundo Nazareno de Aragão “Bibil” (PT) pelo o prazo de oito dias. Os documentos tiveram efeito legal após a assinatura dos vereadores presentes na Casa.

25 de março de 2014

JORDÃO: Palmeiras estreia com derrota no campeonato de futsal 2014

O CAMPEÃO ESTREOU COM DERROTA: O Palmeiras, atual campeão da competição enfrentou o Sevilla, equipe estreante formada por jovens boleiros. A ousadia da juventude superou a experiência do grande elenco verdão, que amargou uma derrota por 8x6 no jogo de abertura do campeonato.
HUNI KUI BOM DE BOLA: A segunda partida do dia foi figurada por equipes de níveis teoricamente  iguais, porém o Duabakê (equipe formada por Kaxinawás) foi superior e venceu o Nike por 7x5.
O LOBO RESSURGIU COM SEDE DE GOLS: O Guaratinguetá retornou às quadras com sede de gols, no entanto, no meio do caminho tinha uma pedreira chamada União Cristal. Um clássico que seguiu dramático dentro das quatro linhas, obrigando o lobo a usar de todas as suas artimanhas na vitória apertada por 6x5.
UNIFORME DE MOLHO: O número ímpar de inscritos na competição determina que a cada rodada uma equipe fique com o uniforme de molho e não tenha a oportunidade de pontuar. Agraciado por sorteio o elenco do Atlético não atuou na primeira rodada do campeonato.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com

JORDÃO: Apresentação da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Dezenas de mulheres se reuniram na ultima sexta-feira, 21, no Centro de Cultura e Florestania durante a solenidade de apresentação da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
O encontro atraiu mulheres de vários segmentos da sociedade, com o objetivo de apresentar a coordenação da mulher, que tem por finalidade assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados ao gênero feminino.
Professora Vângela Galvão
A professora Vângela Galvão foi indicada ao cargo de coordenadora, e Nelcilene Brito assumiu o cargo de  secretária administrativa. Foi apresentado ainda o Conselho de Políticas Públicas para Mulheres, formado por membros de entidades governamentais e da sociedade civil.

ACRE: Deputado Chagas Romão afirma que governo do Estado não dá atenção para a saúde pública

Deputado Chagas Romão (Foto: reprodução ContilNet)
O líder do PSDB, deputado Wherles Rocha, e o deputado Chagas Romão (PMDB) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de quinta-feira (20), para pedir providências que resultem na melhoria da prestação de serviços na área de saúde pública do Acre.
Wherles Rocha afirmou que eles estão indignados após tomarem conhecimento do relatório divulgado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que aponta inúmeras falhas na saúde pública e mostra que o setor vive um momento de precariedade. “O relatório mostra a precariedade da saúde pública no Acre, onde pacientes morrem à míngua”, afirmou.
Chagas Romão também criticou os serviços oferecidos pela saúde pública e disse que em algumas unidades chega a faltar até dipirona. O peemedebista aproveitou para reiterar a cobrança feita há meses, para que um aparelho de raio x seja instalado na unidade de saúde do Jordão.
“Tem meses que estamos cobrando isto e falando sempre na mesma coisa, mas ninguém nos dá atenção. Gente, o caso é grave”, apelou.
O líder do PCdoB na casa legislativa, deputado Eduardo Farias, afirmou que o relatório não chegou às mãos dos maiores interessados, que são os gestores da saúde estadual, e disse tem havido muitas melhorias na área.
“Não podemos generalizar; tem sido feito muita coisa para melhorar esta situação. Quanto ao raio x, eu faço um desafio ao deputado Chagas Romão, para que em 15 dias venha até a tribuna, testemunhar que o aparelho terá sido instalado”, declarou.
O líder do governo na Aleac, deputado Astério Moreira (PEN), fez uma espécie de mea culpa, reconhecendo que há pontos que precisam de melhorias, mas ressaltando que a saúde pública no Acre avançou muito nos últimos anos.
“Os investimentos na área de saúde, habitação, tudo contribui para o melhor desenvolvimento do estado. Programa de escovar os dentes é saúde, hospitais que tem é saúde, postos de saúde, enfim, tudo melhorou nos últimos anos”, declarou.

TARAUACÁ: Prefeitura lança Edital de Concurso Público para provimento de vagas em cargos de nível superior, médio e fundamental completo

Edital de Abertura de Inscrições nº 001/2014 
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ – ESTADO DO ACRE, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição Federal e nas demais leis que regem a espécie, bem como as normas contidas no presente Edital, seus anexos e adendos, se necessário, TORNA PÚBLICO, que estarão abertas as inscrições do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL MÉDIO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO PARA O QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ, além das que surgirem durante o prazo de validade do certame, constituindo a regulamentação do concurso na forma prevista no presente EDITAL E INSTRUÇÕES QUE O INTEGRAM. 
LEIA EDITAL COMPLETO AQUI

Piloto de avião diz que 'banheiro’ do aeroporto de Santa Rosa do Purus é um matagal

“Se nosso problema fosse só o ‘cagador’ do aeroporto, dava-se um jeito", diz morador.
Da Redação Da Agência ContilNet
O piloto da empresa aérea Ortiz Taxi Aéreo, Renato Nascimento, fez críticas em uma rede social sobre a falta de banheiros no aeroporto de Santa Rosa do Purus.
Ele postou a foto de um matagal, nas proximidades da pista de pouso, onde seria o local para as pessoas fazerem suas necessidades fisiológicas.
“Banheiro do Aeroporto Municipal de Santa Rosa do Purus, mais uma vergonha para o nosso judiado estado...”, escreveu.
Um comerciante do município ironizou: “Se nosso problema fosse só o ‘cagador’ do aeroporto, dava-se um jeito. O que mais a gente sente falta, aqui em Santa Rosa, é de fiscalização nos órgãos públicos, onde o nosso dinheiro paga até frete de avião para transportar produtos e animais para a fazenda de autoridades”, alerta.
Ele diz que o Ministério Púbico Estadual e o Tribunal de Justiça não funcionam no município. “Se estes órgãos existe, estão cegos”, ironiza.

ACRE: Aeroportos do interior passarão por reformas

Aeroporto Municipal de Tarauacá José Galera dos Santos - foto/http://pt.wikipedia.org/
A Infraero Aeroportos divulgou, na última sexta-feira, 21, que o Governo Federal vai desembolsar mais de R$ 75 milhões para reformar e adaptar quatro centros aeroportuários do Estado do Acre. A proposta está incluída no Plano Nacional de Aviação Regional (PNAR) da União.
Contemplados, os aeroportos de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, e Tarauacá fazem parte do cronograma inicial de investimentos.
Em todo o Brasil, mais de R$ 1,5 bilhão será investido em aeroportos. A Infraero deverá administrar 67 novos centros aeroportuários somente na Região Norte do Brasil. Uma nova conquista para as empresas de aviação do Acre, diz respeito às tarifas cobradas para a execução de pousos e decolagens de áreas federais.
Ainda de acordo com a publicação, locais que houver movimentação de usuários menor que um milhão, ao ano, estarão livres de impostos aeroportuários.
DA REDAÇÃO AC24HORAS - RIO BRANCO (AC)

REGISTRO: Aniversário do pequeno grande Khevyn

Hoje queremos desejar feliz aniversário para a pessoa que mudou nossas vidas.
Ainda lembro-me do amor imenso que comecei a sentir por você logo que soube que estava grávida... 
Um amor que não dá para explicar, para definir, só dá para sentir e demonstrar. Desde o primeiro momento que você se formou dentro de mim eu soube que o nosso amor era para sempre e que nada nos poderia separar.
 Filho, você que sempre será a minha maior alegria, sempre amado e o doador das maiores emoções que tivemos.
Sei que poucas vezes uma pessoa muda em sua vida, e nós nos tornamos outra pessoa quando você veio fazer parte do nosso mundo.
Se já conhecíamos a alegria, quando olhamos para os seus olhinhos brilhantes pudemos sentir o que era a verdadeira felicidade.
O dia de hoje me faz olhar para você e ficar com o coração apertado cheio de carinho por essa pessoa que tanto amamos.
Para nós seus pais, não há nada no mundo mais importante do que a sua felicidade, e o seu bem estar.
Hoje você, meu bebê querido, completa mais um ano de vida.
Um ano em que você só me deu alegria e amor. É um dia fantástico, um dos dias mais felizes da minha vida.
Nós lhe desejamos de todo o coração que Deus lhe cubra de bênçãos e que você receba tudo que há de melhor nesta vida.
Sempre lutaremos pelo seu bem e para que você possa crescer feliz, saudável e com dignidade.
Nunca esqueça que nós sempre estaremos com você, seja qual for a situação! Mamãe e Papai te amam muito! Parabéns!
De seus pais: Paula Jucihellen e Kézio Araújo, de sua Vovó Loura Abreu e seu tio Gabriel Oliveira.

22 de março de 2014

JORDÃO: A bola vai rolar Campeonato de Futsal 2014

O jogo de abertura acontece ás 17h00min deste sábado, 22.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Inicia neste sábado, 22, na Quadra Poliesportiva Cícero de Paiva Melo o Campeonato Municipal de Futsal 2014. A edição deste ano conta com a participação de sete equipes.
Palmeiras é o atual campeão da competição (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
O CAMPEÃO ABRE O JOGO: O jogo de abertura acontece ás 17h00min, onde o Palmeiras, atual campeão da competição enfrenta o Sevilla, equipe estreante formada pela inexperiência e ousadia de jovens. A segunda partida será disputada entre a equipe indígena Duabakê x Nike.
O LOBO ESTÁ DE VOLTA: Após um longo período fora das quadras o Lobo estreia no domingo. A diretoria da equipe optou por não inscrevê-la na Copa São Sebastião de Futsal, realizada no início do ano. O Guará retorna com sede de gols e enfrentará o União Cristal.
UNIFORME DE MOLHO: O número ímpar de inscritos na competição determina que a cada rodada uma equipe fique com o uniforme de molho e não tenha a oportunidade de pontuar. Agraciado por sorteio o elenco do Atlético não atuará da primeira rodada do campeonato.

Correspondências dos correios que viriam para o Acre ficam “presas” em Rondônia

Cheia do rio Madeira causa atraso nas entregas de cartas e encomendas (Foto: Pedro Devani)
Da redação de AC24Horas
Milhares de cartas e encomendas que tem como destino o Estado do Acre, estão detidos na capital de Rondônia, Porto Velho, por causa da cheia do rio Madeira. Cerca de 6 toneladas de cargas ficam retidas diariamente.
De acordo com a direção do Correios, somente correspondências do Sedex, faturas e boletos estão sendo transportados para o Acre de avião.

Fran Melo: "Jordão, meu eterno lugarzinho"

Visão aérea de Jordão, Acre (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Hoje a saudade bateu mais forte. Saudades da minha terrinha onde eu cresci, onde passei por tantas dificuldades, onde eu aprendi a viver com tão pouco, onde eu saia sabendo que não iria ser assaltada e sabendo que ainda voltaria intacta de qualquer tipo de violência.
Onde conheci as pessoas que mais amei na vida, onde eu me divertia , onde comecei estudar e etc.
É lá também que quero passar o resto da minha vida, é lá que quero poder criar meus filhos da mesma forma que eu e meus irmãos fomos criados. E é lá que residem as pessoas que eu amo (minha família), é por elas que eu to aqui tentando uma vida melhor para que futuramente eu possa ta dando orgulho a todos elas.

REGISTRO: Aniversário do Marcel Rither

Marcel Rither (Foto: Arquivo pessoal)
Quero desejar feliz aniversário, para um homem trabalhador, digno, responsável e gente boa..... E todos outros atributos.
Desejar que você consiga realizar todos os seus sonhos, metas, e objetivos. Pois saiba que sempre vou estar ao seu lado, em todos os momentos. Te Amo Muito.
Nós dois ganhamos o melhor presente, Mariana e Maximus. A vida nos ensina muito, nos últimos anos me ensinou que a família e a base de tudo, então quero que você comemore essa data e mais uns 50 anos, para você continuar cuidado da nossa família assim como vem fazendo.
Eu, Mariana e Maximus te desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO. De sua esposa Ana Carolina.

JORDÃO: Aparelho de Raio X poderá funcionar brevemente

A oferta dos serviços de radiologia no município reduzirá o número de encaminhamentos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Com informações de João Bráz, do Blog Jordão Agora
O médico Marcos Parente, de Rio Branco (AC), esteve no município de Jordão realizando mais uma etapa de exames ultrassonográficos e de eletrocardiograma à população. O profissional anunciou que o aparelho de Raio X do município poderá funcionar em breve.
Dr. Marcos Parente (Foto: João Bráz/ Blog Jordão Agora)
Segundo Parente, faltavam duas peças (reveladora e ampola) para que o equipamento pudesse funcionar normalmente. As peças já foram adquiridas em São Paulo pela Secretaria Estadual de Saúde, e já estão na capital acriana.
O material deverá ser encapsulado para evitar radiação no transporte para Jordão. Provavelmente no inicio da próxima semana deverão chegar ao município juntamente com um técnico para fazer a instalação.