28 de fevereiro de 2014

Imagens do II Encontro de Blogueiros e Comunicadores de Tarauacá, Feijó e Jordão

TARAUACÁ: II ENCONTRO DE BLOGUEIROS - "CRITICAR SEM OFENDER E ELOGIAR SEM BAJULAR"

Segundo encontro de Blogueiros em Tarauacá - foto/Jardy Lopes
Aconteceu na noite de ontem (27) em nosso município, mais um encontro dos blogueiros de Tarauacá e Jordão. dessa vez o encontro contou também com a participação de radialistas, apresentadores e repórteres de TV, fotógrafos e outros companheiros da comunicação. Infelizmente os amigos comunicadores de Feijó mais uma vez não compareceram.
Participaram também como palestrantes, os jornalistas convidados pela organização, Victor Augusto Bombozão, presidente do Sinjac e W. Aquino, radialista e apresentador de TV.
Galera de Jordão - Foto/Kézio Araújo
De Tarauacá, além da participação em massa dos blogueiros, tivemos também a presença de equipes das Rádios Difusora e Nova Era FM, equipe da RRCTV e fotógrafos. De Jordão, compareceram os Blogueiros Kézio Araújo, João Brás, Romério e Dr. Barnaby Luis e o radialista mauro Brito.
Na abertura do evento esteve também presente o prefeito em exercício Chagas Batista que fez uma saudação aos comunicadores.
Victor Augusto Bombozão - foto/Jardy Lopes
O Presidente do Sinjac Victor Augusto falou da reorganização do Sinjac e que em breve uma comissão da entidade virá ao município para o processo de sindicalização dos fazedores de comunicações da regional.
Washington Aquino - foto/Kézio Araújo
W. Aquino, elogiou os blogueiros pela idéia do encontro, falou à todos sobre sua origem na comunicação, de sua experiência como profissional, dos desafios da comunicação nos tempos de hoje e da conduta que todos precisam observar.
Leandro Mathaus - Foto/Kézio Araújo
Cada participante teve oportunidade de se apresentar e falar sobre sua participação na comunicação local.
O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária Nova Era FM e pela internet.
O Segundo encontro dos blogueiros foi promovido pelo blog do Accioly com apoio da Rádio Comunitária Nova Era FM.
FOTOS KÉZIO ARAÚJO AQUI
FOTOS JARDY LOPES AQUI
FOTOS ACCIOLY AQUI

Fonte: Blog do Accioly

27 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Comunicadores do município participarão do II Encontro de Blogueiros, em Tarauacá

Jordão será representado por cinco membros da comunicação local.

Acontece hoje em Tarauacá o II Encontro de Blogueiros e Comunicadores de Tarauacá com a presença de membros da comunicação dos municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.
O encontro vai tratar do papel da comunicação nos dias atuais e também da integração entre os fazedores de comunicação dessa região.
Estão confirmados como palestrantes, os Jornalistas Washington Aquino (Rádio Difusora e TV 5) , Ray Melo (Site AC 24 Horas) e Victor Augusto (Presidente do Sinjac).
O encontro acontece às 19 horas, no Galpão de Cultura de Tarauacá e será transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária Nova Era FM.
A iniciativa é do Blog do Accioly com apoio da Rádio Nova Era FM. Toda a sociedade civil e os poderes públicos de Tarauacá estão convidados.
Jordão será representado por cinco membros da comunicação local, sendo quatro blogueiros e um radialista. Os comunicadores se deslocam à Tarauacá por volta do meio dia de hoje.
João Brás - Blog Jordão Agora
Dr. Barnaby Luis - Blog Saúde Bucal em Jordão
Romério Correa - Blog do Romério Correa
Kézio Araújo - Blog Fala Jordão
Mauro Brito - Programa Espaço Comunitário, Rádio Jordão FM

26 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Dia 10 de março inicia a vacinação contra o Câncer de Colo do Útero

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Já em 2014, meninas de 11 a 13 anos receberão as doses necessárias para a imunização.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro ocorreu uma reunião técnica em Rio Branco para a implantação da Vacina. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. A meta é vacinar 80% do público-alvo. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, sendo o segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário.
“Essa iniciativa ratifica a preocupação do Ministério com a Saúde das Adolescentes, uma vez que o Câncer de Colo Uterino possui uma alta taxa de mortalidade. E trabalhando com a prevenção conseguiremos reduzir a incidência da doença, que hoje é considerada um problema de Saúde Pública. No Jordão, dentro da faixa etária preconizada, temos um número aproximado de 652 adolescentes. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Educação, já está organizando o planejamento para o Dia D, que será a nível nacional e programado para 10 de março” afirma a Enfermeira Risamaluz Figueiredo Bieberach.  
(Assessoria)

JORDÃO: Telemont oferece treinamento de segurança do trabalho para técnico do município

Durante esta semana, o especialista em telefonia e linhas de dados da empresa Telemont Engenharia de Telecomunicações, no município de Jordão, interior do Acre, recebeu orientações através de treinamentos de reciclagem de segurança do trabalho.
Foram abordados os tópicos: direção preventiva de veículos; primeiros socorros; e trabalho em alturas (NR35).
O curso foi ministrado pelo técnico de segurança do trabalho, Alberto Batista da Silva, de Rio Branco (AC), visando a conscientização para os procedimentos de segurança, objetivando a prevenção de acidentes no exercício das atividades.
 Jucimar Farias é o único especialista da área de telefonia e linhas de dados no município de Jordão, interior do Acre (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
“Durante esta semana pude revisar os conhecimentos adquiridos em cursos anteriores, como NR10 e NR35, visando obter informações para melhores análises preliminares de riscos que envolvem as minhas atividades diárias de trabalho” – enfatizou Jucimar.

JORDÃO: Vereadora Zeina Melo denuncia descaso na saúde do município

VEREADORA ZEINA MELO - Como todos são sabedores, tenho dedicado a minha vida Parlamentar na função nobre de ser uma Vereadora, com uma atuação responsável, cobrando, exigindo das autoridades locais e do nosso Estado providências para solucionar problemas que prejudicam a nossa gente e que perduram já por muito tempo.
Não faz muito tempo, mas precisamente dia 14 de Setembro de 2013, procurei o Líder do meu partido PMDB, na Assembleia Legislativa, Deputado Chagas Romão, para DENÚNCIAR, que o APARELHO DE RAIO X, do hospital da Família em Jordão, se encontrava já há cerca de 05 cinco anos dentro de uma caixa no corredor daquele Hospital, como já foi dito em outra publicação, também procurei o Ministério Público Estadual para fazer a mesma denúncia e outras mais. 
Em 12 de Dezembro de 2013, ficamos felizes com a chegada do Engenheiro Civil Sebastião Fonseca ao Jordão, para segundo ele, a pedido de sua Excelência o Senhor Governador Tião Viana, construir e adaptar uma sala do referido Hospital da Família para a Instalação e posterior funcionamento do tão desejado APARELHO DE RAIO X, o tempo passou o ano findou outro começou e hoje pela manhã, recebi uma ligação telefônica do Deputado Líder Chagas Romão, me perguntando, se de fato, o problema estava resolvido, “porque ele participaria de uma reunião com a Secretária de Estado da Saúde para voltar a questionar o por que ainda não estava em funcionamento o referido aparelho”, de fundamental importância para o povo sofrido do nosso querido Jordão, o informei que quase nada fora feito e que o aparelho ainda se encontra distribuídos em duas caixas no corredor do Hospital. SINCERAMENTE! ISSO É REVOLTANTE E DÁ NOJO VER COMO ESSA GENTE PODEROSA TÃO IRRESPONSÁVEL TRATA COM DESCASO O NOSSO POVO, um povo tão bom, que vem ajudando essa gente a ficar mais rica e poderosa em troca desse tipo de coisa. 
Fico a me perguntar! E o que fazer agora? para onde e para quem denunciar? O tempo vai passando, o aparelho como disse dentro de caixas em um corredor do hospital e o povo mais do que nunca necessitando para sua saúde. UMA VERGONHA!
Vereadora Zeina Melo – PMDB/ JORDÃO

25 de fevereiro de 2014

Jordão: SEME inicia Semana Pedagógica com os professores das redes municipal e estadual de ensino

Com informações da Assecom da Prefeitura de Jordão
Teve início nesta segunda-feira (24), a formação pedagógica oferecida a todos os professores da rede municipal e estadual de ensino, com objetivo de ampliar conhecimento e discutir novas propostas pedagógicas que venham elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos do município de Jordão, interior do Acre.
Com o tema “De onde veio e para onde vai a educação de Jordão”, a Secretária de Educação, Meire Sérgio, falou que há uma árdua tarefa de cada profissional em contribuir para melhorar o IDEB do Município, embora não estejamos com índices ruins, mesmo assim sofremos com os olhares distorcidos de alguns.
Para o prefeito Élson Farias "Jordão tem os mesmos deveres que qualquer grande cidade do País, mas, infelizmente não tem o mesmo direitos. Fazer educação em São Paulo ou Rio de Janeiro é muito fácil, onde além do orçamento ser grande, a arrecadação de impostos também alavanca a economia de toda a cidade, enquanto nós recebemos uma 'miséria' de repasse e ainda somos abrigados a cumprir com as mesmas metas impostas por quem detém grandes quantias de recursos e não olham as nossas dificuldades e ainda criticam nossos números", desabafou.
Para os gestores das escolas no município, a educação de Jordão está dentro da média nacional, onde temos índice que varia entre 3.9 a 4.6, ficando assim acima da média nacional que é de 4.0.  "Jordão é elogiado aonde quer que vamos, em cada encontro que participamos no Estado, Jordão é parabenizado pelos os números que apresentamos" disse a professora Neusimar, gestora da Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo.
"Se compararmos Jordão com outros municípios do Acre, temos inúmeras vantagens, pois há lugares que sequer foi decretado pelo o poder executivo a criação dos conselhos. Isso foi feito no Jordão, e nós temos conselhos atuantes, com sede própria e que vem dando resultados" concluiu a pedagoga Nonata Aguiar.
Os vereadores presentes Abel Ximenes e Rosenildo Melo (Doda), disseram que estão a disposição naquilo que for de responsabilidade deles como legisladores, a contribuírem para melhorar cada dia mais a educação de nossos filhos, uma vez que também são pais de aluno.
Clique aqui e confira mais imagens.

24 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Indígenas são presos portando maconha no centro da cidade

Os kaxinawás portavam mais de 100 gramas de maconha.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
A guarnição do I Pelotão da Polícia Militar de Jordão, interior do estado do Acre, prendeu na tarde do ultimo domingo (23), três indígenas da etnia Kaxinawá portando maconha.
O trio foi abordado na Avenida Francisco Dias, no centro da cidade, durante os novos procedimentos de combate ao tráfico de drogas e a violência. Os militares vêm intensificando as revistas, e marcando presença em vários pontos da cidade, principalmente em bares.
Adalberto Andrade Henrique Kaxinawá, 25, e Manoel Sales Kaxinawá, 28, portavam uma 'cabeça'. Já Leone Melo Kaxinawá, 33 anos, detinha de uma quantidade bem superior, equivalente a 100 gramas. Uma ‘faca de mesa’ também foi apreendida.
Os kaxinawás foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, e estão à disposição do Delegado para os procedimentos necessários.

JORDÃO: Craque Araújo na Primeira Divisão do Estado de Goiás

Araújo Jordão
Em sua página no Facebook, o craque jordanese Araújo Jordão faz agradecimento ao povo do Acre. Atualmente disputa o campeonato da primeira divisão do Estado de Goiás, pelo Goianésia.
Goianésia Esporte Clube
"Um momento especial de renovação para minha alma e meu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. E por isso deixo aqui meu singelo abraco aos amigos que independente de naturalidade torcem pro meu sucesso profissional. 
Mais um ano de batalhas e que me trouxeram mais uma vez a um cenário nacional. 
Hoje tendo a felicidade de disputar o campeonato goiano 1ª divisão e que é sempre um grande prazer poder ta compartilhando, mais uma vez, um grande e especial momento de minha carreira e de minha caminhada.
Aos amigos #Tarauacaenses que sempre me receberam com muito carinho e hospitalidade, minha estimada #Jordão onde minhas raízes são fixadas em sentimentos cordiais, deixo aqui meu abraço fraterno a todo povo #acriano.
Em especial a todos que direta ou indiretamente acompanham minha trajetória.
Um grande Beijo e um forte abraco a todos e que Deus nos abençoe sempre."

(ARAÚJO JORDÃO)

RIO BRANCO: Bandidos explodem caixas eletrônicos com dinamite e fogem levando mulheres como reféns

O esquadrão anti-bomba da Polícia Federal esteve no local e recolheu os explosivos deixados no local/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet
Mais um caso de explosão a caixas eletrônicos foi registrado na madrugada de sábado (22), quando quatro homens fortemente armados conseguiram explodir dois caixas eletrônicos localizados num posto de combustível localizado na avenida Antônio da Rocha Viana, usando explosivos, por volta das 3h da manhã.
Ao perceber a presença de uma guarnição da Polícia Militar, que passava pelo local, eles trocaram tiros com a polícia, antes de fugir com as três mulheres que foram feitas reféns.
Elas e o carro utilizado na fuga foram deixados no km 5 da estrada de Porto Acre, pouco tempo depois, e imediatamente eles fugiram, adentrando em uma mata.
O esquadrão anti-bomba da Polícia Federal esteve no local e recolheu, com a ajuda de um robô, acionado por controle remoto, os explosivos deixados no espaço.
O perito da Polícia Federal, César Gomes, explica que os explosivos foram recolhidos e levados para um lugar seguro. Uma análise será feita para identificar a substância presente na emulsão.
“É a primeira vez que estamos tendo a oportunidade de usar o robô nesse tipo de caso. Apesar do perigo de uma eventual explosão, a operação foi realizada com sucesso”, concluiu o perito.
De acordo com o policial militar Raimundo Cavalcante, uma guarnição da PM fazia uma ronda nas imediações do posto, quando percebeu a ação dos bandidos.
Rendido pelo grupo, Rodrigo Tavares, conta que os homens usavam coletes e armas longas.
"Eles chegaram e mandaram a gente baixar a cabeça para não olhar pra eles", lembra. O Fiat estrada de placa MZU 1979 usado na fuga pertencia a um cliente que estava na hora do assalto.

Da Redação Da Agência ContilNet

22 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Encerraram-se as inscrições para o Processo Seletivo da Educação Indígena

Foram inscritos 119 candidatos; A entrevista acontece neste domingo, 23.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
O governo municipal encerrou na tarde desta sexta-feira, 21, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de 61 profissionais indígenas. As vagas são para as funções de professor e merendeiro.
O processo de inscrição transcorreu normalmente durante uma semana. Neste período inscreveram-se 119 candidatos, sendo 34 concorrentes ao cargo de professor, e 85 para merendeiro.
São oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas para o cargo de professor. O regime de trabalho é de 25 horas semanais, e o salário varia de acordo com a formação profissional. Nível médio incompleto (R$ 760,20 reais), nível médio completo (R$ 950 reais), e nível superior (R$ 1.187 reais).
Outras 36 (trinta e seis) vagas são oferecidas para o cargo de merendeiro. A carga horária também é de 25 horas semanais, e o salário de R$ 724 reais.
A entrevista de caráter eliminatório/ classificatório acontece neste domingo, 23, no prédio da Escola Jairo de Figueiredo Melo.

ACRE: Governo organiza estratégia para distribuir vacina contra HPV

Coordenadores e secretários de Saúde dos municípios do Alto Acre participaram da reunião (Foto: Assessoria Sesacre)
Na manhã da ultima segunda-feira, 17, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão Estadual de Imunização e Rede de Frio, realizou uma reunião com os coordenadores de imunização e secretários de Saúde dos municípios do Alto Acre para discutir estratégia para a distribuição da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A previsão para o início da campanha de vacinação é dia 10 de março.
“Foram ofertadas pelo Ministério da Saúde (MS) mais de 40 mil doses da vacina contra HPV, que estão sendo distribuídas em três etapas. A meta do ministério é vacinar 80% do público alvo (adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos de idade), mas no Acre o governo pretende alcançar 100% de cobertura”, destacou o coordenador do Programa Estadual de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão.
Para a coordenadora de imunização de Jordão, Risamaluz Figueiredo, a vacina é de suma importância na prevenção do câncer do colo do útero. “Em Jordão a estimativa é vacinar cerca de 520 meninas. Portanto, esse número pode ser ampliando com as adolescentes que residem na zona rural”, destacou.
Marcelo Torres - Agência de Notícias do Acre

21 de fevereiro de 2014

ACRE: PAA investe mais de R$ 11 milhões na compra da produção familiar

O produtor Osias Ferreira Lima fez a entregas de legumes, frutas e verduras (Foto: Assessoria Seaprof)
Produtores de dez municípios, incluindo a capital, já estão comercializando a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de doação simultânea, edição 2014, com previsão de investimento de R$ 11,8 milhões. Ao longo deste primeiro trimestre, outros dez municípios iniciam a atividade.
Os produtos, entre frutas, verduras, grãos e pequenos animais, como galinha caipira e peixe, são entregues numa central de abastecimento e recolhidos por 434 entidades socioassistenciais e escolas beneficiárias do programa. Os cálculos apontam que, neste ano, cerca de 20 toneladas de alimentos serão doados às entidades cadastradas.
O produtor Osias Ferreira Lima veio do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Humaitá para a Ceasa, em Rio Branco, entregar frutas e verduras. Osias comemora a renda garantida para investir na propriedade e conta que, no ano passado, adquiriu uma roçadeira e um motor bomba d’água com o resultado da venda para o PAA. “Parece pouco, mas, quando a gente planeja, dá para realizar sonhos”, garantiu.
Segundo o titular da Seaprof, Lourival Marques Filho, é um desafio para toda a equipe inserir os municípios de Santa Rosa e Jordão no programa. “Mas vamos conseguir porque esse programa tem transformado a vida dos produtores. É a garantia da compra de sua produção”, disse.
Os recursos destinados à compra da produção da agricultura familiar são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Outros parceiros, como a Ceasa, em Rio Branco e, no interior do estado, as prefeituras municipais dão suporte ao PAA.
Terezinha Moreira – Agência de Notícias do Acre

20 de fevereiro de 2014

Diário Oficial da União publica decisão do STF sobre demissão dos 11 mil servidores

Por Gina Menezes, Da Agência ContilNet
Está publicado no Diário Oficial de quarta-feira (19) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relativa à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), relacionada aos 11 mil servidores acreanos contratados sem concurso público.
É a partir desta publicação que começa a contar a data do STF para a chamada modulação, que é o prazo de 12 meses para que o estado realize concursos e substitua os servidores irregulares.
O senador Jorge Viana (PT) publicou a notícia em sua página pessoal no Facebook e garantiu que o governador Tião Viana está tomando as providências para resolver a questão.
Viana foi um dos primeiros políticos a falar no assunto durante a quarta-feira, e em uma longa postagem via redes sociais, ele disse que felizmente o número de servidores irregulares é bem abaixo dos 11 mil e garantiu que o Estado está tomando as medidas cabíveis.
A partir de hoje, os prazos judiciais são outros. Sei que a Procuradoria Geral do Estado, que tem, com competência, defendido os interesses do Acre e dos servidores, está atenta e agindo no processo. O Tião, nosso governador, está na linha de frente e precisa do apoio de todos nós”, declarou.
O senador Viana afirmou, ainda, que está buscando parcerias para resolver a questão e reduzir os sofrimentos e a preocupação das famílias atingidas pela decisão judicial que considerou irregular a contratação dos servidores e determinou a demissão deles.

Se agirmos juntos, vamos encontrar a melhor solução e reduzir ao máximo a preocupação que atinge milhares de famílias. É uma luta justa, todos estão trabalhando e merecem tranquilidade funcional”, acrescentou.

Governo lança edital para vagas temporárias no Deracre com vagas para Tarauacá e Jordão

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), oferece vagas temporárias para cargos de nível fundamental e médio no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). O processo seletivo simplificado tem caráter eliminatório e classificatório, com provas objetiva e prática a terem datas definidas.
O prazo de validade do certame é de nove meses e pode ser prorrogado por uma única vez, por igual período. O concurso prevê remuneração de R$1.159,10 a R$ 1.814,90 e carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados podem se inscrever do dia 10 ao dia 14 de março, a partir das 8 horas, na sede do Deracre em Rio Branco, bem como em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. Os candidatos devem portar os documentos abaixo citados no edital.

19 de fevereiro de 2014

Dilma aparece com 43%, Aécio com 17% e Campos com 9%, diz pesquisa da CNT

Agência Brasil
O governo da presidenta Dilma Rousseff recebeu aprovação de 36,4% dos entrevistados na pesquisa divulgada hoje (18) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população. O governo Dilma foi avaliado como negativo por 24,8% dos entrevistados. Na edição anterior, esse percentual chegou a 22,7%.
O desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.
A pesquisa da CNT, encomendada ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura nas eleições presidenciais de outubro, Dilma Rousseff tem 21,3% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (5,6%), o senador Aécio Neves (5,6%), Marina Silva (3,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de possíveis candidatos.
Na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, Dilma Rousseff tem 43,7% da intenção de voto, Aécio Neves tem 17% e Eduardo Campos, 9,9%. Em um segundo cenário, no qual Marina Silva é candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma Rousseff tem 40,7% das intenções de voto, Marina Silva, 20,6% e Aécio Neves, 15,1%.
Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.

Acreano cria motocicleta movida à base de água e diz ser uma alternativa para falta de combustível

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Embora a invenção tenha sido criação de um cineasta, não se trata de nenhuma ficção, Lelande Holanda fabricou sua primeira moto que funciona parcialmente à base de água. A experiência surgiu através de um artigo que dizia ser possível retirar um combustível alternativo à base de água.
“Fiz um estudo a partir daí e após várias experiências deu certo. A gente sabe que a água é formada por H2O [dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio] e sabe também que o hidrogênio queima. Diante disso, achei que seria possível tirar um combustível da água”, disse Lelande.
O vídeo de 48 minutos, postado por Lelande no Youtube com o título: “moto movida à água” já teve mais de 2 mil acessos. Mesmo sem formação em engenharia ou mecânica, o cineasta mostra passo a passo como construir uma moto movida à base de água. Lelande garante 40% de economia. “Posso rodar 60 km com 1 litro de gasolina”, confirmou.
Convidado para dar uma palestra na Ufac para alunos do curso de engenharia e professores da Unicamp, Lelande Holanda afirmou que o “objetivo não é de ganhar dinheiro, mas de mostrar que existem alternativas sustentáveis de abastecimento”.
A EXPERIÊNCIA – Lelande não patenteou a experiência. Ele não é o único a criar um projeto de moto movida à base de água. Outros sistemas semelhantes também exibem tutorial pela internet.

18 de fevereiro de 2014

JORDÃO: FTBB oferta vagas em cursos particulares para ensino superior e pós-graduação

A FACULDADE DE TEOLOGIA BATISTA BETEL-FTBB ofertou ao município de Jordão dois cursos de graduação à distancia, e ainda, vários cursos de pós graduação. Todos os cursos são particulares, e as mensalidades variam de R$ 200 a R$ 220 reais.
Os interessados deverão entrar em contato com Ivanilde Gomes, pelo o fone: (68) 8416-2823.
Informações adicionais, disponíveis no Site da FACULDADE DE TEOLOGIA BATISTA BETEL-FTBB: WWW.ftbb.org
Diretor: A Faculdade de Teologia Batista Betel - FTBB na pessoa do seu Diretor Executivo no Pr. Dr. Francisco Albino de Souza tem o prazer de informar que firmou convênio com Instituições do Brasil e do MERCOSUL.

JORDÃO: Diretoria de Esportes abre inscrições para o Campeonato de Futsal 2014

A inscrições seguem até o dia 7 de março.
A prefeitura de Jordão através da Diretoria Municipal de Esportes comunica a todos os desportistas que estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2014.
Os interessados deverão comparecer na Diretoria de Esportes, localizada na Rua Francisco Djalma da Silva, ao lado da sede do Conselho Tutelar. A competição terá inicio dia 15 de março de 2014.
Diretoria Municipal de Esportes, pratique, viva o esporte.

17 de fevereiro de 2014

Quando completar meus 55 anos virei novamente ao Jordão

Dona Alberdina, nossa conterrânea visitando a querida Jordão.
Hoje em meu trabalho recebi a visita de Alberdina Januaria das Neves, 44 anos, conterrânea que há mais de 15 anos deixou suas raízes e reside na capital acriana, Rio Branco.
‘Dona’ Alberdina é uma ‘velha’ companheira de minha mãe, Maria Feitosa de Araújo, a ‘Mariazinha’.
Nossa conterrânea veio neste mês de fevereiro ao município de Jordão, para visitar os familiares e amigos, e matar aquela saudade. Ela estará voltando para Rio Branco ainda nesta semana, mas deixou um recado, “Quando completar meus 55 anos virei novamente ao Jordão”.

JORDÃO: SEMSA convoca aprovados em Processo Seletivo para apresentação de documentação e contratação

Vagner Souza com Informações do Diário Oficial do Estado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Jordão – Acre, convoca por meio de publicações do Diário Oficial do Estado, os aprovados no processo seletivo para os cargos de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE e AGENTE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 
Os convocados têm 15 (quinze) dias a contar de 13/02/2014, para apresentar a documentação necessária para contratação. Os convocados são:
MARIA IRANEIDE DA ROCHA SILVA
MARILANDIA AZEVEDO VITOR
NORMEILA OLIVEIRA DE LIMA
ROMERITO DE MENEZES MELEIRO
ROSILEIDE DE ALBUQUERQUE FARIAS

ANTONIO VAGNER DE S. PAIVA

TARAUACÁ: Mulheres são presas quando tentavam entrar no presídio com maconha e carta em suas vaginas

Mulheres levam drogas em suas vaginas
Policiais Militares e Agentes Penitenciários de Tarauacá estava investigando a entrada de drogas e celulares na Unidade Prisional “Moacir Prado” e neste domingo, 16/02/2014, de posse de informações, as equipes estavam prontas para agir e prender os criminosos. Como já se tinha uma linha traçada de quem seriam as pessoas que cometiam esses delitos, foi só fazer o monitoramento.
Neste domingo, em decorrência das visitas aos detentos, duas mulheres demonstravam muita inquietação. As traficantes D. M. e M. N. na hora da revista demonstraram muito nervosismo, quando lhes foi perguntado se estavam levando algo ilícito e as mesmas disseram que não. Desconfiados os operadores da segurança as interrogaram novamente e foi dito que, se não falassem a verdade as mesmas seriam levadas até a maternidade para o médico realizar um exame. Diante disso as duas resolveram colaborar com a Policia e confessaram que estavam levando entorpecente na vagina.
Diante das agentes femininas, as mulheres retiraram de suas vaginas tabletes de maconha, rapé e, de contra peso, ainda tinha uma carta que seria levadas para um compassa envolvidos numa camisinha (preservativo). De imediato, ambas receberam voz de prisão e foram encaminhas para Delegacia, onde foram flagranteadas e se encontram a disposição da justiça.
Do Blog do Accioly

16 de fevereiro de 2014

TARAUACÁ: Washington Aquino e Victor Augusto confirmados no Segundo Encontro de Blogueiros e Comunicadores de Tarauacá-Feijó-Jordão

Jornalista W. Aquino será um dos palestrantes
No próximo dia 27 de fevereiro será realizado em Tarauacá, o SEGUNDO ENCONTRO DE BLOGUEIROS dos municípios de Tarauacá-Feijó-Jordão, com objetivo de discutir com os comunicadores dessa região, o papel de cada setor nos dias atuais.
Além dos blogueiros, o encontro também terá a participação de radialistas, repórteres e apresentadores de TV desses municípios.
Presidente do Sinjac - Victor Augusto
Já estão confirmadas as presenças dos Jornalistas Washington Aquino e Victor Augusto Bombozão, como palestrantes do encontro, que está sendo promovido pela Rádio Comunitária Nova Era FM e Blog do Accioly.

14 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Cartório eleitoral retoma atendimentos à comunidade

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
Há pouco mais de uma semana o Posto de Atendimento Eleitoral (PAE) do município acriano de Jordão voltou a executar as suas atividades.
O prédio esteve fechado por duas semanas, quando a única técnica prestadora de serviços saiu de férias, após um ano e meio de atividades ininterruptas dedicadas ao atendimento da população. (Clique aqui para saber mais)
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre – TJAC encaminhou no dia 06 de fevereiro, quinta-feira, um técnico substituto para executar as atividades necessárias.
O PAE está operando nos horários de 08h00min ás 13h00min, e 15h00min ás 18h00min, realizando registros de nascimento, emissão de segunda-via de registros, juizado cível e criminal, autenticações, entre outros serviços.

Hoje é o aniversário do Tom Oliveira

Tom e família (Foto: reprodução Facebook)
Um irmão pode ser a continuação de nós mesmos, como a nossa mão é a extensão de nosso braço. Você é isso para mim, uma continuação do meu jeito de ser, de viver e de olhar o mundo.
Acho que conseguimos aprender o que nossos pais nos ensinaram com tanto amor. Por isso mesmo, hoje comemoro com você o seu aniversário, como se fosse um pouco do meu.
Não quero com isso, roubar a sua vida, apenas dividir com você os momentos importantes, e por isso quis que você ouvisse essa mensagem no despertar do seu aniversário.
Você tem sido um irmão especial, maravilhoso, sempre presente e todas as preces que eu faço a Deus para protegê-lo ainda serão poucas. Seu caminho haverá de ser sempre cheio de luz e a felicidade sua companheira do dia-a-dia.
Quero que você seja sempre esse homem íntegro, forte e bondoso para ser sempre bem amado por todos. Feliz Aniversário, te adoro muito.
De seus irmãos, Meire Sérgio, Jesus Sérgio, Oscar, Cristina e Cristiele.