31 de outubro de 2013

Floresta Digital recebe premiação e é considerado o melhor programa de inclusão digital do Brasil

A solenidade de entrega foi realizada no Itaú Cultural e contou com presença de diversos setores da sociedade (Foto: cedida)
Solenidade de entrega foi realizada no Itaú Cultural e contou com a presença de diversos setores da sociedade (Foto: cedida)
O programa de inclusão do governo do Acre, Floresta Digital, consagrou-se o melhor programa de inclusão digital do Brasil com a conquista do Prêmio ARede 2013. A cerimônia de entrega foi nesta segunda, 28, no Itaú Cultural, em São Paulo.
Em sete anos de existência, o Prêmio ARede já reuniu mais de mil projetos, dando visibilidade aos de inclusão sociodigital do país. Este ano, foram mais de duzentos inscritos, entre organizações não governamentais, empresas e representantes do setor público e iniciativas de inclusão sociodigital. “O objetivo do prêmio é dar visibilidade aos melhores projetos, estimulando que o sucesso deles seja um estímulo para os outros”, explica a diretora editorial Lia Ribeiro Dias.
O Floresta Digital foi o vencedor na categoria Setor Público, pelos serviços aos usuários e à comunidade. “É uma grande honra para o Acre fazer parte dessa premiação. Essa conquista é mais um importante passo para nosso programa, que vem crescendo cada vez mais”, declarou Carlos Rebello, assessor especial do governo, representando o Estado na premiação.
Um critério da premiação é encontrar entre os projetos concorrentes aqueles que consigam democratizar o acesso ao mundo digital, característica presente nas diferentes linhas de atuação do Floresta Digital. “Trabalho com uma ONG e não conhecia o projeto do Acre. Fiquei encantada com o que descobri, pois são diversas ações e vários trabalhos relacionados ao mesmo objetivo”, afirmou a administradora Karoline Raquel Aquino, apresentada ao programa durante a cerimônia de entrega.
O Prêmio ARede reconhece todo ano diferentes iniciativas de inclusão sociodigital do Brasil. Entre os escritos em 2013, uma comissão julgadora especializada escolheu os onze vencedores, distribuídos em modalidades distintas - Setor Público, Setor Privado e  Terceiro Setor -, além dos prêmios especiais - special Educação e  Personalidade do Ano.
Nas páginas da revista
Além do reconhecimento como um dos principais projetos de Inclusão Digital do Brasil, a revista, edição 94, também dará destaque ao programa - chega a todo o Brasil em novembro. A edição trará em suas páginas detalhes sobre todos os projetos vencedores do Prêmio ARede 2013.
O Floresta Digital também está presente em mais uma edição do Anuário A Rede de Inclusão Digital, que chega à sua quinta edição, abrangendo os anos de 2013 e 2014.

Fonte: Agencia de Notícias do Acre

JORDÃO: Presidente da Câmara assume prefeitura e decreta feriado municipal

O Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Alves Guimarães (PCdoB), conhecido popularmente como “Chicão”, assumiu na manhã desta quinta-feira, 31, a prefeitura de Jordão.
Chicão estava viajando ao município de Tarauacá, após passar por Rio Branco e Cruzeiro do Sul, onde tratava de assuntos referentes ao Novo Regimento da câmara.
Com as ausências do prefeito Élson Farias, e do vice, “Bibiu Aragão”, o comunista assumiu os trabalhos como prefeito em exercício, onde executou como primeira tarefa, a assinatura do Decreto Nº 044/2013, que dispõe sobre feriado municipal para a próxima sexta-feira, 01 de novembro, Dia de Todos os Santos.

Kézio Araújo do Blogger Fala Jordão.

30 de outubro de 2013

Ministério da Educação divulga gabarito oficial do Enem 2013

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.

29 de outubro de 2013

JORDÃO: Vereador Dóda assume a prefeitura do município

O vereador Rosenildo Melo “Dóda” (PT) assumiu na ultima segunda-feira (28), a prefeitura do município.
Dóda é vice-presidente da câmara de vereadores de Jordão, e assumiu o cargo de prefeito em exercício, com as ausências do prefeito, vice-prefeito, e do presidente da câmara de vereadores.
O prefeito Élson Farias viajou ao município de Assis Brasil, onde participou de uma seção ordinária da Associação de Prefeitos do Acre (AMAC), para discussão de precatórios, financiamento de habitação da Caixa Econômica, transportes alternativos, entre outros.
O vice-prefeito Raimundo Nazareno “Bibiu Aragão”, viajou ao município de Cruzeiro do Sul para participar da Solenidade de Formatura de sua filha.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Jordão, Francisco Alves Guimarães “Chicão”, encontra-se viajando à Tarauacá, após passar pelas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, onde trata de assuntos referentes ao novo regimento da casa.
Esta é a quarta vez em que o vice-presidente da câmara assume a prefeitura de Jordão. “Mesmo que em exercício, é incrível e muito gratificante ser o prefeito do meu município. Estarei sempre à disposição para contribuir.” Declarou o vereador Dóda.

Kézio Araújo do Blogger Fala Jordão.

JORDÃO: Governo Municipal continua a reduzir gastos

A Prefeitura de Jordão através da Secretaria Municipal de Administração enviou na ultima quarta-feira, 23, um memorando às Secretarias Municipais, comunicando a redução do número de passagens aéreas e diárias.
O documento externa que a partir da data de publicação, passagens aéreas e diárias serão concedidas somente em casos de extrema necessidade, uma vez que o número das referidas regalias já estão “quase estouradas” para o ano de 2013.
A justificativa, segundo o governo municipal, é evitar problemas com o Tribunal de Contas, que já executou duas notificações ao prefeito Élson Farias, para redução de gastos.
Recentemente o Prefeito anunciou a redução de seu próprio salário, do vice-prefeito, secretários e todos os cargos comissionados.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão.

JORDÃO: Leitor envia Carta de Indignação com exclusão do município

Jovens jordanenses viajaram mais de cinco dias de barco em busca de fazer o ENEM no município vizinho de Tarauacá, mas não chegaram a tempo de participarem do certame.
A população de Jordão encontra-se mais uma vez indignada com a exclusão de nosso município como local de prova em concursos e ENEM.
Parabenizamos a iniciativa da professora Secretária de Educação do Município de Jordão, Meire Sérgio, por se manifestar diante esta situação, pois é muito bom saber que tem pelo menos uma autoridade que não se deixa calar perante esse absurdo.
Somos capazes de concorrer a uma vaga nesse Concurso do Estado para Educação e por qual motivo não poderemos fazer a prova em Jordão?
Pagamos nossos impostos como qualquer cidadão acriano e somos excluídos porquê?
Nossa cidade tem CEP, existe no mapa, e por que nossas autoridades fazem questão de nos esquecer?
Acreditamos que para as autoridades competentes não seja difícil, resolver esse problema. Quando escolhemos nossos representantes esperamos que esses mesmos lutem por nossos direitos. Queremos lhes dizer que o voto do povo jordanense vale igualmente o voto do povo das cidades pólo de nosso estado. E lembramos também que estaremos à espera dos senhores em nossa cidade no ano de 2014 em busca de votos, somos um povo de memória excelente.
O povo de Jordão é um povo esquecido, somos lembrados apenas durante as eleições, mas entre uma eleição e outra precisamos que os senhores continuem olhando por nós e zelando por nossos direitos.
Imagine como ficará nossa situação financeira após viajarmos para fazermos o ENEM, e em novembro para fazermos o Concurso!
Os estudantes do ensino médio têm direito a transporte aéreo, mas se a comunidade quiser fazer a prova do ENEM, terá que desembolsar cerca de R$ 535,00 só com passagem e inscrição, e para fazer o concurso cerca de R$ 568,00 e esse é somente o gasto com passagem e inscrição. Lembramos também que agora não tem mais vôo para Jordão na terça-feira, sendo assim quem sair de Jordão no sábado só poderá voltar na quinta-feira ou no sábado.
Vale lembrar também que as vagas disponíveis neste concurso não cobrem a necessidade de nosso município, e que também não tem vaga para pedagogia, queremos saber como vai ficar a situação das escolas que oferecem ensino das séries iniciais do ensino fundamental?
Nossas crianças vão ficar sem estudar?
Acreditamos que seja muito melhor, realizar um concurso público que cubra todas as necessidades dos municípios acrianos, para efetivar esses professores que estão há tanto tempo trabalhando provisório e também pessoal de apoio como serventes, merendeira e vigia dentre outros que forem necessários.
Não queremos muito, pagamos nossas inscrições queremos apenas ter o direito de fazer a prova em nossa cidade, para que não precisemos nos ausentar de nossos trabalhos nem do seio de nossa família.
BLOG FALA JORDÃO: A nota foi enviada à nossa redação, mas o autor pediu a omissão de sua identidade por medo de represálias. Desta forma, ao publicarmos, a nossa redação assume a autoria.

JORDÃO: Texto de Colunista destaca: "Suspensão do Rotas Aéreas..." Prefeito do Jordão faz reivindicação no encontro dos prefeitos

O colunista do Ac24Horas, Nelson Liano Jr. - nelsonliano@hotmail.com, publicou em 29/10/2013 texto intitulado Madrinha poderosa, o qual faz duas menções ao município de Jordão, veja os destaques:
O direito sagrado de ir e vir
Os moradores do Jordão andam “escabriados” com o Governo. Na gestão de Binho Marques (PT) foi criado o programa Rotas Aéreas que subsidiava passagens aos municípios isolados. Recentemente o programa foi suspenso.
Em seu texto ele ainda destaca uma reivindicação do Prefeito do Jordão:
Reivindicação justa
O prefeito do Jordão, Élson (PC do B) reclamou com razão no Encontro dos Prefeitos, em Assis Brasil, do tratamento dado aos municípios isolados. Pagam os mesmos encargos, mas não possuem tratamento diferenciado.

Texto na íntegra: Madrinha Poderosa.

JORDÃO: Prefeito Élson Farias debate problemas do município em Assis Brasil

Uma caravana de prefeitos do Acre saiu ao amanhecer da última sexta, 25 de Rio Branco em direção a Assis Brasil. A peregrinação passou por todos os municípios numa rota de 310 KM em direção ao Alto Acre  que incluiu visitas às prefeituras de Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, aonde aconteceu a sessão ordinária da Associação dos Prefeitos do Acre (AMAC), dirigido pelo presidente da entidade, o prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT).
O Encontro no prédio do Fórum de Assis Brasil durou mais de seis horas. A maioria dos 22 prefeitos do Estado estiveram presentes. Os poucos que não foram enviaram seus vices para representá-los.  
Marcus Alexandre, presidente da AMAC manifestou satisfação com o resultado do encontro. “A representatividade dos 22 municípios demonstra a credibilidade da AMAC em cumprir o seu papel de fazer os debates e orientar tecnicamente os gestores sem olhar para cores partidárias. Precatórios, o financiamento de habitação da Caixa Econômica, a questão dos transportes alternativos, foram alguns temas discutidos. Os prefeitos ganharam em vir porque é muito importante a troca de experiências e o debate dos problemas que eles enfrentam nos seus municípios,” disse ele.
“Foi uma Assembleia muito proveitosa, pois, podemos demonstrar o que cada município realmente necessita, quais nossas maiores prioridades, o que já fizemos e o que almejamos de melhor para nossas cidades. Confirmamos apoios e firmamos parcerias para que nossos projetos sejam beneficiados de forma mais rápida e eficaz”, disse Élson Farias.

Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

25 de outubro de 2013

JORDÃO: Goiás bate o Duas Nações, sagra-se campeão da Série B e garante vaga na primeira divisão do Campeonato 2014



A prefeitura de Jordão, através da Diretoria de Esportes realizou na noite do ultimo sábado, 19, a Final do Campeonato Municipal de Futebol – Série B 2013.
Após noventa minutos de muita garra e demonstração do bom futebol jordanense, o Goiás venceu a equipe Duas Nações por 3x2. Com a vitória, o Goiás garantiu sua vaga na Série A do Campeonato de 2014.
Mesmo com o segundo lugar, o Duas Nações também garantiu seu acesso à segunda divisão do Campeonato do ano seguinte.
Além da emoção da grande final, o jogo marcou a simbólica reinauguração do Estádio Municipal “Jocão”. A nomeação dos gramados é uma homenagem ao ex-servidor e amante do futebol, João da Rocha Melo, conhecido popularmente por “Seu Jóca”.
A Secretaria de Saúde disponibilizou a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, como forma de zelar pela integridade física dos atletas que participaram das atividades.
Centenas de famílias prestigiaram o evento, que teve uma excelente organização.

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão. 












18 de outubro de 2013

JORDÃO: Em Nota, secretária de educação repudia exclusão da classe no município em concurso público do estado

Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão

“Sinto-me cada vez mais sufocada com certas situações que fogem de nossa alçada. De fatos que não dependem de nossa competência ou vontade para resolver.
Quando vejo a alegria de muitos profissionais se preparando para o Concurso estadual que irá contratar professores para atuarem nas escolas estaduais, me deparo com o fato de o mesmo ser realizado somente em Tarauacá!
Até quando iremos suportar esta situação de abandonarmos nossa casa, nossas famílias, nosso trabalho, para buscarmos aquilo que pretendemos, que galgamos como melhoria para todos.
Será possível não entendermos ou simplesmente nossas autoridades que organizam este certame, não se sensibilizam com a questão do gasto exorbitante que a maioria dos moradores de Jordão irão ter com deslocamento, hospedagem e alimentação! Será possível não enxergarem a situação geográfica de nosso município!
Sinceramente, me sinto desvalorizada e desprestigiada pois, além de não ser incluída vagas para PEDAGOGIA para nossa cidade, temos que fazer um imenso esforço e gasto para realizar algo em que nosso município está muito mais do que preparado para realizar, como é o caso deste concurso do estado”.
Meire Sérgio, Professora e Secretária Municipal de Educação de Jordão.
Com informações do Blog Jordão em Foco

JORDÃO: Vereadora do PMDB exige instalação do Aparelho de Raio X no Hospital do Município

Segundo Zeina, o aparelho está no corredor do hospital há mais de 3 anos .
Ultimamente tenho dedicado o meu tempo e meu mandato de Vereadora, para resolver junto as autoridades do município e do Estado, o problema da falta de aparelho de raio X no nosso hospital da família aqui no Jordão, é um absurdo que cada vez que um cidadão quebra um membro de seu corpo, tenha o mesmo a necessidade de se deslocar para a cidade de Tarauacá, Cruzeiro do Sul ou Rio Branco, para realizar esse tipo de tratamento, muitas vezes é uma pequena lesão. Quando viajam, fazem despesas e mais despesas, as vezes sem ter as condições.
Recentemente falei com o Deputado Estadual Chagas Romão, Vice-Líder do Nosso PMDB na Assembléia Legislativa a respeito dessa situação, o Deputado fez um pronunciamento da Tribuna da ALEAC, denunciando esse descaso, a resposta do Líder do Governo, foi de que estava tudo pronto para funcionar o aparelho de raio X, inclusive tinha sido adaptada uma sala para atender essa necessidade e que estava faltando apenas um cano para o funcionamento, recebi uma ligação do Deputado, me dando uma satisfação a respeito.
Ontem convidei o Blogueiro mais atuante de Jordão, meu amigo Kézio Araújo, para me acompanhar até ao Hospital para checar as informações do Líder do Governo, ao chegar ao local, verificamos que não existe essa sala adaptada, o aparelho de raio X, ainda está na caixa no corredor do Hospital já mais de 03 anos. Segundo o Diretor Raimundo Aragão, que me pediu um prazo até quarta feira, para resolver o problema, porque ele informou que já tinha comunicado a situação para a Secretaria de Saúde, e recebeu a garantia daquela Secretaria de que quarta feira, chegará uma equipe para instalar o aparelho de Raio X.
ASSIM COMO, ATRAVÉS DA NOSSA LUTA, AS CASAS DO CONJUNTO LINDOLFO MATEUS, depois de denunciarmos aquela situação, foram concluídas e entregues por Sua Excelência O PREFEITO ELSON FARIAS (PC-do-B) aos moradores, assim também espero ver em breve, com a benção de Deus e o apoio das Autoridades, independentemente do partido, que o nosso Hospital da Família, tenha um APARELHO DE RAIO X, FUNCIONANDO A DISPOSIÇÃO DOS QUE NECESSITAM. A CAUSA É JUSTA, VAMOS EM FRENTE... 
Vereadora Zeina Menezes - Líder do PMDB

JORDÃO: Prédio da Câmara de Vereadores está prestes a desabar

O atual presidente Francisco Guimarães (Chicão) do PCdoB, diz que a casa não tem recursos para reformar e que há um projeto do Governo do estado de R$ 150.000,00 para tal reforma. O que se sabe é que quanto mais tempo passa maior é o risco da cobertura cair.
O prédio da Câmara Municipal de Jordão construído a cerca de 30 anos atrás, apesar de já ter passado por algumas pequenas reformas, hoje encontra-se quase caindo, e quando chove alaga de tanta chuva por falta de grande parte da cobertura está bastante danificada.
Logo após a última sessão dia 14/10, o vereador Guedes Oliveira, disse que os trabalhos poderão ser suspenso antes do recesso devido  o estado que se encontra o prédio.
No início do ano o prefeito Élson Farias até quis ajudar contribuindo com uma parte para realizar uma pequena reforma mais o presidente não concordou muito com a ideia de que cada órgão entrava com R$ 10.000,00.
Numa reunião o presidente disse uma bela frase que me deixou muito curioso para ver tal cena. Segundo ele (Chicão), quando o inverno chegar ele irá comprar um guarda-chuva para cada parlamentar se proteger das chuvas nos dias de reunião. Muito engraçado não acham?
Segundo alguns vereadores há recurso sim que possa ser feito algo para evitar que a cobertura caia, mas é mal administrado pela casa, se caso soubesse investir daria. Dizem alguns.

Pra se ter uma noção da coisa até o piso tem lugares que já desceu e outros que corre risco de afundar. No gabinete do presidente, o alumínio da cobertura e a madeira já estragaram há tempos.
Com informações de João Bráz do Blog Jordão Agora.

JORDÃO: Sancionada a Lei que nomeia Estádio Municipal em homenagem ex-servidor público

17 de outubro de 2013

ACRE: Estão abertas as inscrições para o Concurso da Educação

O período de inscrições para o concurso da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (SEE/AC) começou hoje, 17 de outubro, e vai até o dia 10 de novembro. Elas devem ser feitas no site da Funcab, mediante preenchimento de formulário específico, ou no Posto de Atendimento localizado na Sede Social do Rio Branco Futebol Clube (Av. Getúlio Vargas, nº 82 – Centro). O horário é de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 9h às 12h e das 13h às 17h.
O valor da inscrição é de R$ 50 para o cargo de Nível Médio e de R$ 68 para o cargo de Nível Superior.
As Provas Objetiva e Discursiva, bem como a Redação, acontecem no dia 24 de novembro.

Para acessar a página do concurso clique aqui.

Com estrutura 'profissional', time de Tarauacá é destaque no futsal do AC


Verona de Tarauacá (Foto: Blog do Accioly)

Equipe paga salários aos jogadores, tem local para hospedar atletas de outras cidades e academia à disposição para trabalhos de fortalecimento.
O Verona, representante de Tarauacá que disputa o Campeonato Acreano de Futsal da 1ª Divisão, dispõe de uma estrutura invejável às demais equipes do torneio, quase se igualando às condições do clube da AABB, considerado por muitos o 'gigante' do Acre. O time do interior paga salário aos jogadores, segundo o treinador Wemerson Campos, além de bancar um local para hospedar os atletas e comissão técnica que não moram na cidade, e uma academia para os trabalhos de fortalecimento do elenco.
- A equipe prioriza o talento local, tendo nove atletas da cidade e mais cinco reforços de Rio Branco. O time é inteiramente patrocinado por um empresário que acredita no potencial dos atletas tarauacaenses - disse o técnico.
Não é à toa que o Verona é líder do Estadual. Em cinco jogos, foram quatro vitórias, somando 12 pontos. A única derrota foi para a vice-líder, AABB, que tem 10 pontos em quatro partidas.
Radamés é mais um vindo do Acre (Foto: Arquivo pessoal)
Radames já vestiu a camisa do Rio Branco (Foto: Arquivo pessoal)
Desfalque importante
No último jogo contra o Amazônia, em Tarauacá, o time sofreu um duro golpe com a lesão de Willian Radames, ex-Baraúnas, que fazia apenas sua segunda partida vestindo a camisa da equipe e já tinha marcado três gols. Radames caiu por cima do próprio braço no segundo minuto de jogo, quando já estava 2 a 0 para o Verona. O jogo terminou 5 a 4 para a equipe do interior.
- Estou em Rio Branco e vou fazer alguns exames para saber a gravidade da lesão. Tenho propostas de clubes paulistas e paranaenses para jogar campo e preciso estar bem em dezembro. Tomara que não seja nada grave - disse Radames.
Com a lesão do atleta, o técnico Wemerson e a diretoria do clube estão contratando mais dois atletas para se reforçarem para o restante da competição. A próxima partida do Verona será em Sena Madureira, no próximo sábado (19), contra o Madureira, a partir das 19h.
Fonte: Globo Esporte

JORDÃO: Prefeito Élson Farias trás boas notícias de sua viagem à capital acriana

Retornando de uma viagem que fez juntamente com vereadores, Abel Ximenes, Francisco Alves (Chicão) e o vereador e liderança dos povos indígenas, Francisco Sereno, todos do PC do B de Jordão, cheia de compromissos e visitas a empresas em Rio Branco, o Prefeito Élson Farias, concedeu entrevista exclusiva ao Radialista Mauro Brito no Programa de Rádio Espaço Comunitário, da Rádio FM Cultural de Jordão.
O Prefeito Élson Farias disse a Mauro Brito e à população que visitou algumas Empresas para averiguar e solicitar serviços indispensáveis a toda população: iluminação pública urbana e andamento do Programa Luz para Todos, por exemplo.
“Conversamos bastante, expomos a situação em que se encontra o Jordão e finalizamos dizendo que se a situação não for resolvida a devidas providências seriam tomadas para reverter esta situação”, enfatizou Élson Farias.
A empresa se comprometeu iniciar este trabalho até, no máximo, em Dezembro deste ano, onde uma equipe estará em nosso município trabalhando nesta ampliação de nossa rede de energia elétrica. Caso isso não venha a acontecer, a prefeitura estará movendo uma ação na justiça contra a empresa.
No tocante ao programa Luz Para Todos, onde ele tinha recebido muitas criticas e reclamações de alguns membros de nossa população, embora não sendo 100% de responsabilidade da prefeitura, e que apesar de o Governo do Estado, antes ter aberto um processo licitatório por 2 (duas) vezes e ninguém haver concorrido, foi preciso contratar uma empresa de fora do estado, havendo a possibilidade até de uma empresa amazonense com sede em Cruzeiro do Sul, vim fazer o serviço.
Segundo a Eletrobras  o Jordão será contemplado com 10 km de rede do programa e foi solicitado por nossa prefeitura que haja uma ampliação pra 20 km, para que possamos alcançar todas as famílias que moram às margens dos nossos rios e igarapés. O prefeito Élson Farias ainda esclareceu que isso não significa que a prefeitura vai fazer. “Isso foi o que nós ouvimos das empresas, onde nos mostraram seus projetos para Jordão. Esperamos que elas cumpram com essas promessas, pois isso são coisas que não dependem somente da vontade do prefeito”, concluiu Élson Farias.
Em conversa com o Governador Tião Viana, o mesmo reassumiu o compromisso de investimentos no município, totalizando um pacote de R$ 19,5 milhões que será licitado ainda em novembro deste ano, para investimento ano que vem. “Acreditamos que isso vai mudar a cara de nossa cidade, com ruas calçadas, drenagens, uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) anexa a já existente, um porto e esgotamento sanitário, revitalizando ainda mais o que já existe e foi melhorado com a nossa administração”, afirma Èlson.
Sobre as palavras da vereadora Zeina do PMDB que falou da cassação do seu mandato, Élson Farias falou: “Sinto orgulho de ser prefeito e mais feliz ainda por que obtive a maioria dos votos e que vou concluir meu mandato, que me foi dado por todos aqueles que acreditam em dias melhores, que torcem pelo melhor para nosso município! Quem quer o bem de Jordão torce pelo bem da cidade, não vive inventando acusações infundadas contra um governo transparente e que não liga para as siglas partidárias pois sou Prefeito de todos e trabalho em prol da melhoria de toda população! Eu não tenho experiências com relação a cassação pois nunca passei por uma”.
Peguei, juntamente com nossa equipe de governo, uma prefeitura inadimplente, onde fizemos de tudo para resolvermos os assuntos pendentes, construímos escolas, abrimos e interligamos o ramal do Muru dando acesso e melhoria de vida àquela população antes isolada, melhoramos nossa saúde, contratamos médicos, programamos uma política social de dar inveja em muitos municípios, demos condição de trabalho e acesso à produção rural, incluímos ainda mais nossos irmãos índios em nossas metas de desenvolvimento! Sei que não é o bastante para nossa querida população, mas no momento é o que está dando para ser feito! Não descansarei até que nossa população sinta-se feliz e gratificada com nosso governo”, ressaltou o Prefeito Élson Farias.

Com informações de Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: SAIU EDITAL E QUADRO DE VAGAS POR MUNICÍPIO

O edital do concurso público da Educação, que irá ofertar 2.599 vagas efetivas na área educacional de todo o Acre, com contratações para professores e equipe de apoio administrativo, está disponível e com data marcada para o dia 24 de novembro. As inscrições serão disponibilizadas em breve para os interessados.
Os municípios beneficiados com o concurso público, anunciado na manhã da última terça-feira, 15, são Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.
O secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen (SEE), ressalta: “Estamos lançando o concurso agora com planos de que, em 2014, os novos professores possam iniciar suas atividades. Com essas vagas, esperamos conseguir dar chance para os candidatos que desejam lecionar e ser parte do quadro efetivo do Estado”.

edital está disponível no site da SEE, no endereço eletrônico www.see.ac.gov.br.

16 de outubro de 2013

ACRE: Cofinanciamento amplia acesso aos programas e serviços da assistência social

A gestão integrada entre governo federal e governo do Estado permite a implantação de equipes volantes nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nos municípios do Acre, parceria que disponibilizou o repasse de R$ 200 mil aos dez municípios que aderiram à implantação das equipes.
Com o lançamento do Plano “Brasil Sem Miséria”, em 2011, o MDS iniciou o cofinanciamento para a atuação dessas equipes dentro de áreas rurais e/ou de difícil acesso e comunidades indígenas. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos serviços e programas sociais, bem como realizar o encaminhamento à rede socioassistencial com abrangência no Estado.
As cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Capixaba, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Jordão, Porto Walter e Plácido de Castro receberão do governo do Estado, por meio da Seds, o repasse por um período de seis meses, com vistas à manutenção dos serviços.
Além da formação das equipes de busca ativa, será disponibilizada uma lancha para auxiliar no deslocamento dos profissionais e na execução das ações. Os recursos federais são específicos para a manutenção das equipes e da lancha. Assim, o governo do Estado faz o cofinanciamento aos municípios como contrapartida para o funcionamento desse serviço, complementando o repasse federal.
“Este é um marco na história da política de assistência social do Acre. Além de todos os investimentos que já são realizados, o governo do Estado amplia esse atendimento fazendo transferência de fundo a fundo, para que os municípios possam executar o recurso de acordo com sua necessidade”, destaca o secretário da Seds, Antonio Torres.
As equipes são compostas por um assistente social, um psicólogo e dois técnicos de nível médio. Segundo a diretora de Política de Assistência Social da Seds, Claudia Di Paoli, a função das equipes é identificar e atender famílias e/ou indivíduos, residentes em áreas de difícil acesso, que estejam no perfil dos programas sociais, para a inclusão nos grupos de convivência dos Cras.
“A busca ativa, realizada por meio das equipes volantes do Cras, permitirá que os serviços cheguem às famílias que mais precisam, pois sabemos das dificuldades enfrentadas para chegarem à capital. Dessa maneira, levamos cidadania e dignidade aos mais necessitados”, ressalta Monica de Freitas, secretária de Assistência Social em Rodrigues Alves.
Assessoria Seds

INCLUSÃO: Petecão garante aplicação de provas do Enem em municípios isolados

A UFAC utiliza as notas do exame como critério para acesso aos cursos de graduação
Em reunião realizada nesta terça-feira (15) com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Luis Cláudio Costa, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) solicitou que os municípios Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus sejam incluídos na lista de locais para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O senador apontou diversas dificuldades que alunos das regiões isoladas enfrentam com a locomoção para outras cidades.
Após a reunião, Petecão comunicou que a partir deste ano Marechal Thaumaturgo e Porto Walter serão contemplados com o exame. No próximo ano, Jordão e Santa Rosa do Purus também serão incluídos pelo INEP na lista de cidades onde as provas serão aplicadas, desobrigando os alunos de saírem de suas cidades.
O senador explicou que, em determinados casos, os estudantes precisam viajar cerca de 10 dias para chegarem ao local da prova e, então, retornarem para casa. A dificuldade se dá em razão da falta de vias, tornado o acesso possível somente por barco ou avião. No período da seca, quando o nível do rio desce, o descolamento só é permitido através de aeronaves.
Luís Costa lamentou que neste ano alguns municípios não vão receber subsídio para o transporte de estudantes até o local das provas. “Eles estão com dificuldades, alguns não podem pagar pela passagem.”, alertou Costa.
Sérgio Petecão, no entanto, disse que irá buscar apoio junto à Força Aérea Brasileira (FAB) para disponibilizar aeronaves que farão o transporte dos alunos. “Como coordenador da bancada federal do Estado, estou disposto em elaborar um documento assinado pelos três senadores e oito deputados federais do Acre para garantirmos o apoio aéreo da FAB no dia das provas.”, disse.
A medida do INEP servirá de estimulo para que mais alunos participem do exame nos municípios acreanos e que possam garantir com mais facilidade o acesso ao ensino superior.
O Enem é realizado anualmente pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. O exame também é uma maneira de dar acesso aos alunos ao ensino superior em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A UFAC utiliza as notas do exame como critério para acesso aos cursos de graduação.