31 de março de 2013

JORDÃO: FIM DE TARDE

Clique para ampliar

JORDÃO: PCdoB comemora aniversário de fundação nacional e municipal do partido

Os dirigentes Jordanenses do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizaram no ultimo sábado, 30, no Centro Cultural Melodias, um encontro com filiados e simpatizantes, em comemoração ao aniversário de fundação do Partido.
O PCdoB está completando 17 anos de fundação em Jordão, e 91 anos no Brasil, com "a mesma cara, mesma história, mesmo partido"
O encontro reuniu lideranças políticas, como o Prefeito Elson Farias, o vice-prefeito, Bibiu Aragão, vereadores, secretários, representantes de todos os segmentos da cidade, e convidados em geral.
As autoridades fizeram uso da palavra, em seguida foram premiados os vencedores da Corrida Pedestre realizada na manhã do mesmo dia, foram servidos ainda salgadinhos e bolos aos presentes, e por fim, todos se divertiram ao som do Grupo Geração do Forró e Deejay Kézio Araújo.
A História
Ao longo da historia, o PCdoB sempre esteve ao lado daqueles que sonhavam em construir um Brasil diferente. hoje completa 91 anos nacionalmente com a mesma cara, mesma historia e mesmo partido.
Em nosso município não é diferente, hoje também estamos aqui para comemorar os 17 anos de fundação e luta  por uma sociedade mais justa, por isso gastaríamos de parabenizar o PCdoB que nesses 17 anos de trajetória em que muito contribuiu para grandes realizaçoes do povo brasileiro, e por  que não dizer também do povo jordanense.
Neste período, não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou, e tenho certeza de que elas resultaram em avanços significativos para a democracia e a soberania nacional.
"Parabéns PCdoB pelos seus 17 anos  de  existência em Jordão", Edson Lopes - Presidente do PCdoB Jordão.
























 
Imagens: Igor Menezes

30 de março de 2013

O Significado do Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril, e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.
Antes de 1970, no sábado de aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

29 de março de 2013

O Significado da Sexta-Feira Santa

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:
•Entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar oração colecta.
•Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
•Homilia e silêncio de reflexão.
•Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
•Adoração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e adorada ao som de cânticos.
•Pai Nosso
•Comunhão dos fiéis presentes. Toma-se pão consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
•Oração depois da comunhão.
•Oração sobre o povo.
Obs: Em muitas cidades históricas como: Paraty, Ouro Preto, Pirenópolis e Jaraguá - GO a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.
Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

JORDÃO: ALUGA-SE PONTO COMERCIAL


Aluga-se um ponto comercial localizado no centro de Jordão à Rua Carlos Gonçalves de Farias. Os interessados podem entrar em contato nos fones: (68) 8422-1108 / 8408-4488 falar com Jucimar Farias.

28 de março de 2013

JORDÃO: Artista jordanense lança blogger para divulgação de seu trabalho

..::.. Ritmos Conexão ..::...
O tecladista jordanense, Lázaro Carneiro lançou recentemente o Blogger Ritmos Conexão, o artista musical declara que é apaixonado pela música, e por esse motivo resolveu criar um blogger, onde poderá postar ritmos, midis, playbacks, conversores de ritmos, entre outros...
Os interessados também poderão utilizar o espaço para enviar alguns de seus trabalhos para divulgação.
No Blogger Ritmos Conexão você já pode encontrar vários arquivos para baixar.

JORDÃO: Resumão da Sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira


O vereador Abel Ximenes da Silva do (PCdoB) apresentou na seção ordinária desta segunda-feira 25, uma indicação verbal nº 007/2013, sugerindo que a Prefeitura Municipal de Jordão possa intervir na situação que se encontra a  escola estadual de ensino fundamental médio Jairo de Figueiredo para fazer uma pequena reforma devido as precárias condições que a mesma se encontra.
O vereador justificou sua indicação dizendo que o prédio da escola encontra-se péssimas condições de uso, pondo assim em risco a vida dos alunos e funcionários. O pedido para que essa prefeitura faça pequenos ajustes no prédio para dar condições ao andamento das aulas da referida instituição.
Dias atrás o blog Jordão Agora procurou a diretora que informou já ter mandado documentos relatando ao estado como encontra-se a escola e também levou ao conhecimento do prefeito e estava aguardando as respostas.
A secretaria de obras do município na pessoa do secretário Ademir Figueiredo,  garantiu que irá sim fazer os reparos no pátio onde os alunos se reúnem para merendar. Portanto esse espaço tem que ser priorizado.
O vereador Rosenildo de Melo Silva o DODA do (PT) foi á tribuna da câmara nesta segunda-feira dia 25, e criticou veemente o governo, mais especificamente os secretários.
Doda questionou sobre o transporte escolar nas comunidades rurais no inicio e termino do ano letivo quando os rios ficam cheios dificultando o acesso à escola.
Ao ser questionado por colegas da situação que disseram que há problemas que podem ser resolvidos só conversando nos gabinetes, caso contrário, aí será levado à tribuna.
Doda falou que foi eleito pelo o povo e são os direitos do povo que devem ser reivindicados, e que não vai ficar horas em filas para falar com secretários e sim eles que tem que levar as informações até a câmara. Disse ainda que faz parte da situação, mas se algo estiver errado vai cobrar porque esse é seu dever.
Sempre fui assim, e com o discurso que entrei nesta casa é o discurso que quero sair em 2016, quem quiser gostar que goste, quem não quiser que não goste, não devo nada a ninguém. Concluiu Doda.
Do Blog Jordão Agora (João Brás)

27 de março de 2013

JORDÃO: Diretoria de esportes inicia Campeonato de Futsal 2013

 
Foto: Guaratinguetá, Campeão de 2012

A Prefeitura de Jordão, através da Diretoria Municipal de Esportes, realizou nos dias 23 e 24, a primeira rodada de Jogos, marcando assim o início do Campeonato jordanense de futsal 2013.
Com a quadra poliesportiva Cícero de Paiva Melo completamente lotada, 6 (seis) das 7 (sete) equipes se confrontaram dentro das quatro linhas, oferecendo aos presentes uma demonstração do bom futsal jordanense.