31 de outubro de 2012

Eleições 2012: PCdoB elege 10% dos prefeitos do Acre

Os prefeitos do PCdoB do Acre representam 10% dos prefeitos acreanos e 3,5% dos prefeitos comunistas do Brasil.

O PCdoB do Acre comemora um feito histórico, eleger prefeito pela primeira vez em sua trajetória de trinta e quatro anos na terra que pegou em armas para se tornar brasileira.

Elegemos os prefeitos de Capixaba, uma cidade com vocação industrial e de Jordão, uma cidade florestal, aonde 35% da população é indígena, da etnia kaxinawá. Capixaba será administrada pelo camarada Vareda e Jordão pelo camarada Élson Farias.

A título de exemplo era como seum Estado com 800 prefeitos tivesse eleito 80 prefeitos do PCdoB. Os prefeitos do PCdoB do Acre representam 10% dos prefeitos acreanos e 3,5% dos prefeitos comunistas do Brasil.

Nosso Partido elegeu ainda 23 vereadores, de um total de 213 do Estado, representando 11% dos vereadores acreanos e 2,5 dos vereadores comunistas do Brasil. Elegemos vereadores comunistas na Capital e nas cinco maiores cidades acreanas.

Destacamos ainda a eleição de vice-prefeitos, incluindo a Capital, com o camarada Márcio Batista, filho da fundadora do PCdoB do Acre, Rita Batista. Elegemos ainda vices em mais três municípios, incluindo a terceira e a quarta maiores cidades. O vice-prefeito de Sena Madureira, terceira cidade do Acre, é o camarada Hermano Filho, um quadro novo do Partido.

O destaque fica por conta da amplitude que o Partido teve, incluindo novas lideranças, mas, elegendo quadros tradicionais de mais de duas décadas de militância, como os vice-prefeitos de Rio Branco, Márcio Batista, de Tarauacá, Chagas Batista e de Mâncio Lima, Eriton Maia, além do prefeito de Jordão, Élson Farias.

“Em municípios como Tarauacá, o PCdoB elegeu três vereadores e em Jordão elegeu quatro, demonstrando que é possível construir um grande Partido Comunista, amplo, combativo, enraizado nas lutas do povo e atento aos princípios que norteiam um partido revolucionário”, enfatizou o presidente estadual do PCdoB, deputado Moisés Diniz.

O crescimento do PCdoB no Acre expressa o crescimento do Partido no Brasil, quando elege prefeitos em grandes cidades e fica entre os maiores partidos em número de vereadores

Fonte: Correio do Brasil

Vem aí o primeiro Bingão da Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – SINTEAC com os apoios da Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual Manoel Rodrigues de Farias, Escola Municipal Bernardo Abdon da Silva e Creche Municipal Criança Feliz, realizará nesta quinta-feira (01 de novembro) a partir das 16h00min o grande Bingão da Educação, que contará com 7 rodadas, incluindo excelentes premiações.
1ª Rodada: 01 Kit Natura
2ª Rodada: 01 Jogo de lençol (casal) + Ferro de engomar
3ª Rodada: 01 DVD Player
4ª Rodada: 01 Botija de gás (cheia)
5ª Rodada: 01 Antena Parabólica
6ª Rodada: 01 Novilha
7ª Rodada: 01 TV LCD 21”

Para participação no bingo, todos os servidores receberão as suas cartelas, devidamente identificadas nos seus setores de trabalho.
O bingo tem por finalidade a comemoração do dia do Servidor Público, vale ressaltar que no último sábado (27 de outubro) o SINTEAC realizou ainda um grande baile aberto à toda população Jordanense.

DENÚNCIA: Cadê a Internet do Jordão?

Jordãoac - Jordão Acre
O programa Floresta Digital do Governo do Estado Acre não funciona e deixa a população Jordanense sem internet, e conseqüentemente sem comunicação para resolver algumas situações de grande necessidade.

Quando funcionava em extrema precariedade e péssimas condições de conexão, ainda assim auxiliava um tanto os trabalhos que depende muitas vezes de um computador conectado a internet. AGORA NEM ISSO.
 
Não sei quem é o responsável pela manutenção dos equipamentos, se o próprio governo ou empresa particular, sei apenas que o sistema Floresta Digital no Jordão já faz quase duas semanas que não funciona e quando funcionou era tão precário que para se abrir uma página tinha-se que esperar quase 30 minutos. 
Aguardamos providências.
 
Por Vagner Souza, do Blog Jordão AC

CULTURA: Cia Visse e Versa de Teatro de Rua faz apresentações no Jordão

Através do Projeto Caravana Teatral, pelas Ruas, Rios e Estradas do Acre – Vales do Juruá e Tarauacá Envira, a população jordanense no último sábado (27) e domingo (28) pôde prestigiar os espetáculos “Comédia del’Acre” e “As Mulheres de Molière” da Cia Visse e Versa de Teatro de Rua.
Com parceria da FUNARTE / Ministério da Cultura, através do Prêmio Funarte de Arte na Rua e da FEM / Governo do Estado do Acre pelo Edital de Incentivo Direto do Fundo Estadual de Cultura do Acre/FUNCULTURA , é possível realizar esta ação pela primeira vez no Acre.
Sinopse do Espetáculo “Comédia Del’Acre”: Conta a história do teatro mundial através de fragmentos de textos de renomados autores que marcaram esta trajetória, como Sófocles, Aristófanes, Shakespeare, Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, João das Neves e o seu Fernando de Castela. Esta releitura possui estética voltada para a cultura popular, levando questões acerca de valores éticos e morais, de forma leve e atrativa, regada a muita música e dança.
Sinopse do Espetáculo “As Mulheres de Molière”: É baseado em três das principais obras do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière. Estão presentes na adaptação textos como As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres, que tratam de forma farsante a nobreza, a hipócrita sociedade da época e da atualidade, conquistas, amores e traições de forma lúdica e alegre, presentes na obra de Molière.
O Projeto contempla os municípios de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, o grupo vem cumprir mais uma de suas ações e o objetivo de popularizar o teatro, levando a cada cantinho desse Acre Ocidental um pouco de alegria, reflexão e aprendendo com a população os significados da vida e da sociedade.
Confira algumas imagens das apresentações.




 
 



 





 

 


30 de outubro de 2012

POLÍTICA: Elson Farias faz agradecimento e esclarecimentos à população

 
Elson Farias, atual vice-prefeito e futuro prefeito de Jordão (PcdoB/Jordão)
 O atual vice-prefeito, hoje exercendo o cargo de prefeito em exercício e eleito para o pleito de 2013 a 2016, Elson Farias (PCdoB/Jordão), compareceu na última sexta-feira (26 de outubro) no estúdio da Rádio Cultural FM de Jordão para um “bate papo”, onde detalhou esclarecimentos, informações, fez reprise do atual governo e as expectativas para o próximo mandato.
Entrevistado ao vivo por Mauro Brito e Abel Ximenes, com participações dos Blogueiros, Kézio Araújo (Blog Fala Jordão) e João Bráz (Blog Jordão Agora), Elson iniciou falando da recente viajem que fez a tratamento de saúde e na oportunidade procurou apoios e recursos para o município.
 
A VIAJEM À TRATAMENTO DE SAÚDE E BUSCA DE RECURSOS

Neste período em Rio Branco-AC, o vice-prefeito, além de cuidar da própria saúde, conseguiu recursos para aquisição de 02 (duas) caminhonetes que auxiliarão os produtores rurais das comunidades localizadas no Ramal de acesso ao Novo Porto, ressaltou ainda que já encontra-se em Tarauacá um caminhão que dará ainda mais suporte aos nossos produtores. Finalizou agradecendo o apoio do Governo do AC, que em parceria com a prefeitura de Jordão, enviou uma máquina para construção de açudes, onde a mesma já está em transporte, e devido ao baixo nível das águas ainda não chegou ao município.
APOIO AO MOVIMENTO ENEM NO JORDÃO

Elson agradeceu fortemente e apoiou os estudantes e os Blogueiros pelo o movimento em prol da educação, comemorou ainda a conquista do transporte aéreo para todos os estudantes do último ano do ensino médio, onde o comunista teve uma participação ímpar através de conversa e acordo com o Diretor de Ensino da SEE Josenir Calixto.
A LUTA PELO TRÂNSITO NO JORDÃO

Só para lembrar, Jordão está enfrentando um grande problema que vem sendo destacado em todos os meios de informações da cidade, devido a sua abrangência e os prejuízos que vêm sendo causados ao município e seus habitantes, a paralisação do trânsito no Jordão.
O que acontece é que através de ofício judicial exige-se o cumprimento das leis de trânsito em Jordão, em principal o uso obrigatório do capacete, Carteira Nacional de Habilitação e documentações do veículo em dias, e a população que nunca foi “cobrada”, agora encontra-se em situação lamentável, uma vez que o município não conta com um posto, ou sequer um servidor do DETRAN e não dispõe de auto-escola, o que fazer?

Elson ressaltou o aumento da qualidade de vida da população, com isso o povo passou a adquirir seus automóveis, porém, nunca houve a oportunidade de se legalizar, então foram levando, agora com a exigência de cumprimento da Lei, ele informa que correu atrás de criar condições ou acordos para o bem de todos, mas não obteve êxito, não desistiu, buscou e conseguiu o apoio da Diretora do Detran, Sawana Carvalho que garantiu a autorização para a auto-escola atuar no município, sabe-se que há um custo, mas a população vai ficar legalizada.

Finalizou declarando que é um dos afetados na causa, pois, devido às suas limitações físicas, e sua posição política na sociedade precisa se locomover pela cidade para desempenhar um bom trabalho.
PROCESSO PÓS-POLÍTICA – SUPOSTA CASSAÇÃO DE MANDATO

Elson Farias é o primeiro prefeito eleito do PCdoB no Acre, uma campanha vitoriosa que teve muita luta e desempenho de seus militantes, mas que nos últimos dias vem sendo ameaçada pela oposição com “supostas acusações para cassação de mandato”.
O Comunista declara que a política é muito cruel, mesmo não fazendo nada de ilícito nas campanhas, sente-se perseguido e envergonhado, pois sua família, que é a sua maior honra na vida, está sendo humilhada por boatos, porém, não deixará que essas calúnias sem fundamentos continuem nos quatro cantos da cidade, e que os responsáveis pelas falsas acusações terão que responder judicialmente.

EXPECTATIVAS PARA O NOVO MANDATO

O futuro prefeito garante um mandato marcado pelo trabalho, declarou mostrar progresso nos primeiros 6 (seis) meses de atuação de forma que vai reaproveitar todos os projetos do atual prefeito, Hilário de Holanda Melo (PT/Jordão) e potencializar novas idéias. “Quero ser um prefeito aguerrido, um prefeito honesto e quero ser um prefeito que tem orgulho de sua cidade. Quero oportunizar à minha população tudo o que se tem nas melhores cidades do País”.
Ao ser interrogado sobre seu secretariado e às condições da representação de Jordão em Tarauacá, Elson deixou claro que quanto aos Secretários, vai colocar as pessoas mais capacitadas para atuarem com os mesmos anseios e ambições, produzindo ao município. “Aquele que não produzir e não acompanhar o meu ritmo ficará no caminho”, quanto à representação, vai contratar uma internet de qualidade e, em seguida trazer todas as finanças para atuarem no município, onde todos os servidores irão produzir e investir, fortalecendo a economia local. 
Abel Ximenes, Diretor da Rádio FM Cultural de Jordão
 
Mauro Brito, Locutor
 
Kézo Araújo, Blogueiro (Fala Jordão)
João Bráz, Blogueiro (Jordão Agora)
 

Em Jordão, Floresta Digital já deixa população sem internet há mais de 7 dias

O Blogger Fala Jordão informa a todos os internautas que a falta de atualizações deste informativo se dá por motivo de ausência de conexão de internet do Programa Floresta Digital, a única internet de acesso à população Jordanense.
 
O problema que já dura mais de 7 (sete) dias, vem prejudicando a população, que necessita deste meio para as atividades diárias, entramos em contato com a Central de Atendimentos da Floresta Digital pelo fone (68) 3215-2300 e não recebemos informações concretas de quando o problema estará sendo solucionado, o atendente ficou de retornar a ligação para passar as devidas informações, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.
 
Vale ressaltar que é rotineira a falha de conexão da Floresta Digital em Jordão, e que nos horários de "pico" é quase impossível se acessar uma página, nota-se ainda que não há nenhum representante ou técnico habilitado que possa fazer um simples ato de ressetar o sistema quando houver uma "queda de luz", ocorrência muito frequente em nosso município. Então, fica a dica para que as autorides tomem as devidas providências.

26 de outubro de 2012

CULTURA: III Festival da Canção tem nova data



POLÍTICA: Oposição divulga nos quatro cantos da cidade "suposta cassação" de Elson Farias

Elson Farias, Prefeito Eleito de Jordão (PCdoB/Jordão)
BLOG JORDAO AC - EITA! Elson Cassado, será?

Mais uma pra gente não esquecer.

A bola da vez é o comentário de que o Prefeito eleito do Jordão será cassado, mediante as provas que a oposição tem em mãos. Segundo comentários de populares nas beiras de ruas, nem o prefeito eleito e nem os vereadores da frente popular assumirão seus cargos em 2013.

O interessante é que me parece que a oposição ainda não aprendeu perder, pois na eleição do Sr. Hilário Melo o comentário foi mesmo, e até hoje já se vão quase 8 anos e ainda nada de cassação, acho que estão mentindo ou sei lá o quê, inventando histórias pra boi dormir, e como não sou nenhum boi, não posso de maneira alguma acreditar nessas besteiras e nem me calar.

Dias atrás um “bancana” publicou um texto dizendo que “O POVO DO JORDÃO PREFERE CIRCO DO QUE COMER PÃO”, um tal de Kaká foi o pensador do caso, achei o texto dele tão bem feito que certamente ele foi usado apenas de “pateta” e ter assinado a autoria, pois bem sei que ele é do Jordão, ou então é o palhacinho principal, porque eu tenho na minha identidade com muita honra a naturalidade Jordanense e ainda não vi por aqui nenhum circo.
 
Agora, padaria e dinheiro pra comprar pão não falta, diferente de outros mandatos que nem dinheiro e nem crédito no comércio os funcionários tinham, bom, mais isso não me vem ao caso falar agora.

O Gabriel Pensador tem uma música que diz assim: “é pra rir ou pra chorar, hahaha, hohoho”...
 
Acho melhor ficar sério e vê se é verdade ou mentira o que coloquei aqui.

Mas de uma coisa tenho certeza, ainda tem gente que acredita que prefeito não assume quando o povo o elege, agora isso sim é piada. Besta é quem acredita.


BLOG TARAUACÁ AGORA: Não existe nenhuma denúncia contra o Prefeito Eleito de Jordão
 
Nesses últimos dias ouvi vários comentários sobre as eleições do município de Jordao, entre eles falava-se de denuncias de cassação contra o prefeito eleito Elson Farias. Procurei os principais coordenadores de campanha das duas coligações que disputaram a eleição 2012 em Jordao junto com Elson farias, o que me afirmaram que não existe nenhuma denuncia contra o candidato eleito a prefeito de Jordao ”apesar de termos enfrentado os dois poderes municipal e estadual durante as eleições consideramos uma eleição limpa sem abuso do poder econômico e nem compra de votos. O que acontece que alguns militantes as vezes não se contentam com as derrotas após as eleições e as vezes alimentam ilusões. Em Tarauacá não é diferente tem as alguns militantes derrotados que ainda acreditam o Dr Rodrigo não assuma o mandato. Pura bobagem, se existem denuncias, processo deixem que a justiça julgue e não os militantes de partidos ficarem guerreando uns contra os outros”. Afirmam.

POLÍTICA: Nota de Agradecimento do Vereador Guedes Oliveira (PMDB)

Vereador Guedes Oliveira (PMDB/JORDÃO)
Aos amigos Jordanenses,
 
Em primeiro lugar agradeço a Deus pela vida e cada amigo e amiga que estiveram comigo direta e indiretamente me ajudando durante esta etapa de campanha eleitoral.
 
Quero aqui agradecer as pessoas que acreditaram na minha candidatura e principalmente as que votaram para que a partir do dia primeiro de janeiro de 2013, eu possa lhes representarem na Câmara de Vereadores,, com muita honra, dedicação, respeito e trabalho.
 
Finalizo meu agradecimento com a certeza de que continuarei a disposição de todos e vai ser um prazer cuidar bem de vocês.

Guedes Oliveira, Vereador (PMDB/JORDÃO)

24 de outubro de 2012

MOVIMENTO ENEM NO JORDÃO: Governo do Acre garantirá transporte aéreo para estudantes de Santa Rosa e Jordão fazerem o Enem em Tarauacá e evitará viagem de 4 dias em barcos


Depois da denúncia feita em ac24horas, por alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio- Enem 2012, no município de Jordão no Acre, dando conta que os mesmos teriam de viajar de barco até a cidade de Tarauacá por via fluvial, percurso esse que leva em torno de até quatro dias de viagem pelos rios que ligam os dois municípios, tendo em vista o certame do Enem não será realizado nos municípios de Santa Rosa e Jordão, a secretaria de estado de educação, encaminhou nota a nossa redação garantindo transporte aéreo para os candidatos escolares no certame previsto para acontecer entre nos dias 03 e 04 de novembro.
Veja comunicado: 
SEE garantirá transporte aéreo para estudantes de Santa Rosa e Jordão fazerem o Enem
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte garantirá transporte aéreo para os alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio dos municípios de Santa Rosa e Jordão fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 03 e 04 de novembro.
Foram gastos R$ 51 mil no transporte de 45 alunos do município do Jordão, que farão provas em Tarauacá, e de 12 alunos de Santa Rosa, que estarão fazendo provas em Rio Branco e Sena Madureira.
Assessoria de Imprensa SEE
O diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, ressaltou que as escolas estão sendo informadas das providências quanto a questão do transporte aéreo.
Ainda segundo Josenir, a Secretaria de Educação continuará realizando esforços junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para assegurar que no próximo ano as provas sejam realizadas em todos os municípios de difícil acesso do Acre. “Essa medida democratizará o acesso ao Ensino Superior, a partir do Enem”, afirma.
Salomão Matos, Da redação de ac24horas

Movimento ENEM no Jordão: PERPÉTUA AJUDOU SIM, E MUITO

Tendo em vista a matéria publicada no AC24Horas, que cita a garantia de transporte aéreo pela Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) e do Secretário Estadual de Educação, Daniel Zen, informamos que as informações não procedem.

Como um dos líderes do movimento e principal intermediador dos jovens estudantes jordanenses nesta luta, entrei em contato com a deputada e o Secretário de Educação, através de terceiros, porém, os mesmos nunca deram garantia de transporte aéreo, Perpétua se prontificou em ajudar no que fosse possível, até encaminhou um ofício ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, solicitando transporte aéreo para os alunos, conforme matéria publicada anteriormente neste blogger (clique aqui e confira).
Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC)
Portanto, repudio tudo o que foi citado ferindo a integridade, a confiança e o excelente trabalho e apoio da Deputada Perpétua Almeida no Movimento ENEM no Jordão, quem acompanhou diariamente nossas publicações, pôde constatar que a deputada foi uma guerreira que lutou junto conosco, e através dela garantimos não só Jordão como Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo, sedes das aplicações do referido exame no ano de 2013.

Mais informações em breve.

23 de outubro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Adelana Feitosa, Coordenadora da Escola Jairo de Figueiredo Melo

Adelana Feitosa, Coordenadora da Escola Jairo de Figueiredo Melo

Eu, Adelana Feitosa, coordenadora da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Jordão, Jairo de Figueiredo Melo.  Fiquei surpresa ao ler uma matéria postada pelo senhor Salomão Matos da redação do jornal Ac 24 horas, onde o mesmo comenta e afirma algumas informações que eu teria dado a ele sobre o ENEM. Gostaria de deixar claro que em momento algum dei essas informações pra quem quer que seja. Informações estas postadas de forma errônea, tendo em vista que eu nunca disse que não poderia ser responsável pelos alunos, que por sinal são 45 e não 57 ao qual ele relata em sua matéria, tão pouco falei que teria somente 03 alunos maiores e os demais menores entre 15 e 16 porque inclusive não fiz este levantamento ainda. E nem poderia falar se a embarcação cedida oferece ou não segurança porque nem mesmo a conheço pra fazer qualquer analise.

Por isso senhor Salomão peço que o senhor tenha muito cuidado antes de postar matérias usando os nomes das pessoas sem a devida autorização das mesmas e sem ao menos se certificar que os fatos condizem com a verdade ou não. Isso pode lhe causar um processo judicial.

Adelana Feitosa

Saiu no AC24Horas: Candidatos ao Enem 2012 no município de Jordão-Acre, terão de viajar até quatro dias de barco para poder fazer as provas


Os 57 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM 2012, no município de Jordão, [interior do Acre], pretendem entrar com uma representação no Ministério Público Estadual contra a prefeitura municipal daquela cidade e o governo do estado, tendo em vista que em Jordão o exame não será aplicado. Apesar da posição, os estudantes alegam que houve a garantia pelo governo e prefeitura de que eles fizessem assim mesmo as suas inscrições para o vizinho município de Tarauacá, prometendo inclusive transporte aéreo para os matriculados nos dois dias da aplicação das provas [03 e 04 de Novembro], o que até o momento não há nada de concreto. Eles temem perder o processo seletivo para o ingresso no ensino superior, dado a longa distância que separa as duas cidades acrianas na zona rural.

Segundo os alunos candidatos, ficou acordado entre o Secretário de Educação Estadual, Daniel Zen com a garantia da deputada Federal Perpétua Almeida (PC do B), que no dia anterior a aplicação do Enem, uma aeronave seria disponibilizada para eles mas afirmam que, foi cedido apenas uma embarcação para os alunos seguirem pelo rio Jordão até o município de Tarauacá, pelo rio que tem o mesmo nome e o percurso leva em média  de 3 a 4 dias de viagem.
A coordenadora da única escola de ensino médio de Jordão, onde são matriculado os alunos que pretendem participar do Enem este ano, a senhora Adelana Feitosa, disse que não pode ficar responsável sozinha por 57 alunos, sendo que a viagem de barco pelo rio é perigosa e somente 3 são maiores de idade e o restante tem entre 15 e 16 anos. Ela diz, também, que a embarcação cedida não oferece a menor segurança.
A coordenadora do núcleo de educação no município de Jordão, Lucimar Figueiredo, que por sua vez é a esposa do prefeito da cidade Hilário Holanda, procurada para falar sobre o assunto, não foi localizada pela reportagem. ac24horas tentou ainda falar com a  deputada federal Perpétua Almeida em seu número de celular 061-99*5-*820,  mas uma mensagem eletrônica informou apenas que o aparelho está fora da área serviço ou de cobertura.
Por fim, conseguimos contato em seu gabinete em Brasília pelo telefone , 61-3215-4625 e sua assessora que se identificou como Solange Alves, disse que ela estava em uma solenidade em uma base militar. Ela se comprometeu a retornar a ligação o que não foi feito até o fechamento desta reportagem.
O secretário estadual de educação Daniel Zen, também não foi encontrado em seu gabinete aqui em Rio Branco para comentar sobre o assunto.

MOVIMENTO ENEM NO JORDÃO: Pelo Facebook, estudante divulga 'Carta de Apelo'


Renata Sampaio, Estudante
E mais uma vez o Jordão é esquecido após as eleições! Os alunos dos 3º anos do ensino médio estão vivenciando o mais completo absurdo, fomos excluídos do ENEM 2012, mas mesmo assim não deixamos de nos inscrever. Foi dito por alguns políticos que o transporte aéreo seria providenciado, faltam menos de 2 semanas e até agora nada foi feito, segundo a secretária do núcleo de educação Lucimar Figueiredo o orçamento do barco já tinha sido feito... MAS BARCO? Cerca de 55 alunos viajarão de 3 à 4 dias pelo rio com apenas a coordenadora de ensino responsável, sendo que a maioria é menor de idade... Um pai ou mãe de responsabilidade não deixaria seu filho entrar nessa, mas isso não convém ao caso, não queremos julgar ou expor ninguém, o que queremos é apenas um DIREITO NOSSO! EDUCAÇÃO, já não basta as péssimas condições de ensino na pequena Jordão? Ainda temos que nos humilhar para fazer o ENEM, coisa que em Tarauacá-Ac por exemplo, é algo tão comum e de tão fácil acesso! É de admirar, eu tenho certeza que se tivesse algum filho de prefeito, deputado, senador nessa história isso já teria sido resolvido, mas como é gente humilde, gente que batalha pra estudar, até agora NADA FOI FEITO! Cadê a tal da JUSTIÇA? A EDUCAÇÃO? Mas em meio tanto absurdo, o jovem Kézio Araújo, que nem estuda, é o que mais têm representado e lutado por tantos outros jovens sem receber nada em troca, Parabéns pela garra e determinação, é de gente como vocês que Jordão precisa! E enquanto isso esperamos que alguém, algum político se compadeça da situação e nos ajude, afinal ... SÃO QUASE 60 FAMÍLIAS, são muitos votos, não acham?

ORGULHO ACREANO: Perpétua receberá medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico


A condecoração, criada em 1943, é uma distinção concedida a cidadãos brasileiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da Nação Brasileira.

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), será agraciada nesta terça-feira (23), às 10 horas, na Base Área de Brasília, com a medalha Grande-Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A condecoração, criada em 1943, é uma distinção concedida a cidadãos brasileiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da Nação Brasileira. 

Na oportunidade, a medalha também será concedida a ministros de Estado, governadores, senadores, deputados federais, militares, entre outros. 

Solenidade deverá contar com a presença do Vice-Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Celso Amorim, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, entre outras autoridades.

(ASSESSORIA)

RIO BRANCO: Petecão teria simulado atentado, diz Polícia Civil


“Construíram um simulado da realidade. Houve um factóide político-partidário abominável pela Polícia Civil”. As declarações são do diretor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias, em entrevista coletiva nesta tarde de segunda-feira, 22, para classificar o que teria sido um suposto atentado contra o senador Sérgio Petecão (PSD), neste final de semana. 
Acompanhado de um perito criminal e do delegado Robert Alencar, titular da Delegacia de Polícia Itinerante, Farias detalhou passo a passo o que se sucedeu por volta das 21h40 deste sábado, 20, quando teria havido tiros contra a casa do parlamentar.
 
“Mobilizamos todo o aparato policial para o local, fizemos uma varredura na casa do senador por meio de detectores de metal e comprovamos que sequer houve algum impacto de bala na parede da casa ou no muro da residência do senador”, afirma Emylson Farias, contrariando a informação do próprio parlamentar de que a casa teria sido atingida por pelo menos dez tiros.
 
Segundo o que a polícia apurou, naquela mesma hora estaca em andamento uma tentativa de assalto ao policial militar Gláucio Souza da Silva, que chegava a sua casa numa motocicleta e a cerca de 150 metros da casa de Petecão.
 
O policial reagiu, fazendo dois disparos contra os dois indivíduos e atingindo um deles. Outros quatro disparos foram feitos contra o policial. Um desses disparos pode ter chegado até a casa de Petecão, que estava conversando com uma vizinha quando tudo ocorreu. “Ele teria afirmado: Opa, houve disparo aqui na minha casa” e a partir daí, ele começou a dizer que foi um atentado, fez questão de usar veículo da polícia até a delegacia, sendo que 100% das vítimas não fazem isso, vão em carro próprio”, afirma o diretor de Polícia Civil.
 
“Queremos repudiar esta situação deixando claro que não se pode brincar com a Polícia Civil, que é sustentada pelo erário público, construindo um simulado de realidade”.

“Nosso compromisso é com a segurança do Estado e isso é extremamente inaceitável e reprovável”, completa.

Segundo a Direção da Polícia Civil, o senador teria cometido falsa notícia de crimes e a Polícia Federal e o Senado serão comunicados.

22 de outubro de 2012

MOVIMENTO ENEM NO JORDÃO: A luta continua, agora pelo transporte dos jovens Jordanenses


O Movimento ENEM no Jordão foi um dos mais bem elaborados e defendidos nos últimos tempos através das Redes Sociais, este, visava que novamente houvesse a anexação de Jordão como sede de aplicações de provas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a democratização do acesso à universidade pública.

O movimento uniu uma grande corrente de autoridades parlamentares no intuito de “lutar” pelos interesses educacionais do município que detém do segundo pior IDH do Brasil, porém, não foi suficiente. Mas não foi tudo em vão, através desta luta, conseguimos o comprometimento do diretor do INEP, Alexandre André, para que no próximo ano, não só Jordão, como Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa fossem incluídos como sedes de aplicações.

Um problema foi resolvido, porém, outros prevaleceram: Como os jovens Jordanenses farão para realizar as provas neste ano? Qual o transporte? Onde ficar? O que comer? Uma vez que a maioria é de baixa renda e é menor de idade?
Deputada Federal Perpétua Almeida, a Esperança de Jordão
Pensando nisso, falei hoje (22) por telefone com o Vereador de Tarauacá, Luiz Meleiro, o nosso contato direto com a Deputada Federal Perpétua Almeida, que apoiou com firmeza a iniciativa, em junho a Deputada já havia entrado em contato, através de ofício com o Ministro Celso Amorim (DEFESA) solicitando transporte aéreo até Tarauacá aos estudantes de Jordão.

Meleiro ficou de informar até o final do dia, a posição da Deputada a respeito da situação de Jordão.