31 de maio de 2011

Hugo Brito Destaca a "Leitura, um verdadeiro ato social"

Há pouco tempo, li na internet uma afirmação categórica feita pelo multimilionário gênio da informática, Bill Gates, que, sem qualquer constrangimento, afirmou: "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros".
A leitura é a porta do conhecimento; é o guia no mundo das novas perspectivas; o salvo-conduto para todo aquele que tem pendor pelo descobrir. Sem leitura não há ilustração! É óbvio que não nascemos leitores! Acredito que a leitura é uma atividade social; tornamos-nos leitores por convívio e por contato. Talvez por isso o número de pessoas que não leem aumenta a cada dia. Temos cada vez mais professores que não possuem o hábito da leitura, e por não tê-la, tentam de forma equivocada e inadequada passar para os alunos aquilo que não tem.  No entanto, se levarmos em consideração os honorários dos educadores faz-se relevante o entendimento desse aleijamento educacional, afinal, muitos professores são obrigados a conciliar o trabalho de educador com outra tarefa compensadora, chegando por fim a não sobrar tempo para dedicar-se nem mesmo a elaboração de um bom plano de aula.
Ainda como embaraço, não é muito difícil encontrar professores que, na tentativa desesperada de seguir o plano de curso imposto pela escola, obrigam os alunos que nunca tiveram contato com os livros, a ler, logo de premissa, um clássico da literatura como Dom Casmurro de Machado de Assis, causando no discente um trauma quase permanente acerca de um livro.
Como se não bastasse, os cursinhos pré-vestibulares estão fazendo com que obras literárias importantes sejam resumidas, de forma pobre e descaracterizadas, em poucos parágrafos.
Se os pais e educadores pensassem de maneira unânime a de Bill Gates, talvez o Brasil não se encaixasse no estado de penúria intelectual no qual vive hoje. 
Waldir Troncoso Peres, um dos mais brilhantes advogados criminalistas do Brasil, fez fama e legenda nas tribunas do júri, com uma retórica perfeita, imbatível, além de ideias muito bem concatenadas, ele oferece, em uma entrevista dada para o Jornal do Advogado no estado de São Paulo, uma lição de vida. Quando o jornalista afirma que o júri, hoje, é mais técnico, menos litúrgico. Os opositores – defesa e acusação – não usam da retórica com tanta pompa e circunstância, e pergunta para Waldir o que mudou ao longo dos anos, este afirma: “Penso que se criou uma nova civilização em que se lê muito pouco. Nos meus tempos de estudante, nosso divertimento era sentar num bar e fazer concurso para ver quem sabia mais poesia de cor. Quem não lesse no meu tempo, quem ficasse só estudando Direito era ignorante. E a mocidade de hoje, em termos de leitura me parece que esqueceu um pouco de que esse é um dever do advogado.
Por tanto, é preciso muita leitura para construir uma sociedade inteligente, culta e capaz de conduzir o Brasil a um destino melhor.
Não basta tecnologia de ponta, o Brasil precisa de valores humanos e a melhor forma de conquistá-los é através da leitura.

                                                                                                                                                 Hugo Brito
Jordão-AC, 31/05/11

Momentos Poéticos: Uéliton Freire - Amar


Amar

É viver cada momento como se fosse o último. Voar nas asas da imaginação e flutuar no espaço da fantasia;
Está ao lado da verdadeira paixão e se alimentar de amor, se tornar um infante e viver eternamente as emoções;
Ser paciente e generoso, procurar está sempre acima da razão e perambular no mundo da imaginação vivendo os instantes que o tempo pode proporcionar;
É como ter o mundo e querer e tão somente querer está para sempre ao lado da pessoa amada;
Sonhar e acordar no infinito da emoção, libertar o coração das algemas da indecisão;
É um querer, que supera o tempo e a razão para transformar ódio e tristeza na mais pura ternura;
Buscando solução pra vencer no sonho e na emoção;
Porque o verdadeiro e legitimo sentimento nasce nos profundos recônditos da alma;
Assim como não existe solidão que dure para sempre, não há felicidade eterna;
Pois tudo na vida se resume única e exclusivamente a um sentimento que supera todas as barreiras do tempo e aquece o coração e a alma;
O mais intrépido dos laços que nos torna especiais o amor;
Porque por mais que andemos no vale da tristeza e caiamos no abismo da solidão;
O que torna a vida apaixonante é saber que por trás de cada ser humano existe um coração;
Que é capaz de viver os instantes celestiais do amor como se fossem os últimos.

30 de maio de 2011

CURSO INTRODUTÓRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Foi realizado nesta semana o curso introdutório da saúde família/saúde bucal, que teve como objetivo capacitar os profissionais da atenção básica deste município em abordagem de estratégias com o intuito de melhorar os serviços de saúde.


A capacitação esteve a cargo da Secretaria de Estado de Saúde do Acre “SESACRE”, com a Maria Taísa N. Pussi, Assessora Técnica em Serviço Social do Departamento de Ensino e Pesquisa, e a Maria Rosa de Souza Carvalho, Técnica em Educação da Coordenação em Atenção Primária da Saúde da Família.



Foi grande a expectativa deste evento e os participantes ficaram muito agradecidos com a presença destas duas grandes pessoas!

OBRIGADO TAÍSA E ROSA!
Fonte: Blog do Dr. Barnaby Luis

26 de maio de 2011

GERENTE LOCAL DO DERACRE VISITA MUNICIPIO DE JORDÃO

Cumprindo agenda de trabalho o Gerente do DERACRE Francisco de Assis Souza, esteve no dia 17 de maio de 2011, no município de Jordão/Ac, para anunciar alguns investimentos que irão com certeza beneficiar uma grande quantidade de pessoas que precisam das ações de governo.
Segundo Assis Souza as visitas as lideranças locais é uma recomendação dada pelo Governador Tião Viana (PT) e o Diretor Geral do Deracre Marcus Alexandre para manter uma relação estreita e de cooperação para beneficiar o maior número de pessoas com as ações do governo. Em reunião com o prefeito Hilário Melo (PT), o vice-prefeito Elson Farias (PC do B) foram discutidas algumas ações pra serem implementadas de forma imediata no município tais como:
1 - Equipe Mecânica para início da recuperação de máquinas
2 - Planejamento das necessidades e/ou prioridades para início do trabalho de recuperação do ramal de Jordão para Novo Porto
3 - Programação para definição de equipe (pessoal)
4 - Orçamento geral de todos as despesas e investimentos previsto para recuperação de cerca de 36 km.

UNIVERSITÁRIOS PERUANOS CHEGAM PARA ESTUDAR NA UFAC EM CRUZEIRO DO SUL

Os 16 estudantes peruanos que vão estudar na Universidade Federal do Acre  desembarcaram na tarde de quarta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul e foram recepcionados por autoridades do Acre.  
Uma comitiva de 80 pessoas liderada pelo governado de Ucaily, Jorge Velasquez, trouxe os estudantes que a partir de agora, estarão sob a responsabilidade do Estado e da Ufac. Os novos acadêmicos foram recebidos pele vice-governador César Messias e o secretário de indústria e comércio, Edvaldo Magalhães que foi um dos principais articuladores para que o intercâmbio de estudantes entre Peru e Acre se concretizasse.
Para Magalhães, a chegada dos jovens peruanos é a consolidação da integração entre o Acre e Peru. Segundo ele, o novo passo a partir de agora é fortalecer a integração do comércio entres as cidades de Pucalpa e Cruzeiro do Sul.
Ainda na quarta-feira, o grupo foi levado para conhecer o Campus Floresta em Cruzeiro do Sul.
Cerca de 16 estudantes do Vale do Juruá  já estão em Pucalpa no Peru, cursando medicina e engenharia em diversas áreas. Já os estudantes Peruanos vão cursar Enfermagem, Engenharia Floresta e Engenharia Agronômica.
Para o Governador de Ucaialy , Jorge Velasquez, a parceria entre os dois estados é importante também para  fortalecer o crescimento econômico e cultural das cidades. Ele disse que espera que o intercâmbio comercial também possa se concretizar o mais rápido possível.
Durante a permanência da comitiva peruana em Cruzeiro do Sul, haverá novas reuniões entre empresários e governos para acelerar os novos passos da integração do comércio entre os dois países.

FONTE : www.tribunadojurua.com

25 de maio de 2011

Começa amanhã a Fase Municipal dos Jogos Escolares em Jordão


Souza - Coordenador dos Jogos Escolares em Jordão
O Coordenador dos Jogos Escolares em Jordão Manoel de Souza Sombra anunciou nesta quarta-feira (25) a Fase Municipal dos Jogos Escolares em Jordão.

Os jogos terão início nesta quinta-feira (26) a partir das 09h00min na Quadra Poliesportiva Cícero de Paiva Melo. Duas Escolas estarão disputando entre si nas seguintes modalidades: Futsal Masculino e Feminino Infantil (12 a 14 anos) e Futsal Masculino e Feminino Juvenil (15 a 17 anos). As equipes campeãs em suas categorias estarão classificadas para a Fase Regional em Tarauacá.
Confira as Cidades que Participarão Juntamente com Jordão na Fase Regional: Região 3 – Tarauacá/Envira e Purus.

Feijó
Jordão
Manoel Urbano
Santa Rosa do Purus
Sena Madureira
Tarauacá

Professor Ueliton Freire lança "Momentos Poéticos" no Blogger Fala Jordão


Uéliton Freire é professor de matemática do Ensino Fundamental da Escola Municipal Bernardo Abdon da Silva no Município de Jordão onde há mais de 10 anos reside neste município, é natural de Tarauacá, professor recém formado na Universidade Federal do Acre. Nas horas vagas atenta-se bastante a leitura e tem como hobby escrever poesias e sonho de escrever o próprio livro.
Sabendo disso o blogger Fala Jordão procurou o Professor e disponibilizou apoio semanal para divulgação de seu trabalho, agora toda semana estaremos postando uma de suas poesias.

Peripécias - Ueliton Freire

Viver é uma aventura para quem sabe sonhar. Amar é uma realidade para quem sabe viver.
No imenso oceano da vida, são as certezas e incertezas que ditam o ritmo de nossas realizações.
A cada instante somos adultos e também infantes, devemos nos deixar levar pelo trem da alegria, desse enorme emaranhado de indagações que se chama emoção.
E quando a solidão chegar sepultá-la no abismo obscuro do universo.
Posto que a vida seja uma peripécia de sucessos e insucessos. Onde cada pessoa é o autor de sua própria trajetória, porque a cada momento temos que reinventar as nossas atitudes para traçarmos nossos rumos.
No imenso teatro do tempo. Faça da alegria uma eterna companheira, da tristeza uma incerteza e do amor um motivo para existir. Jamais julgue, más sim viva sem pensar no amanhã, porque o presente é o colírio da alma, e a vida uma aventura onde cada ser humano é o dono de sua própria sorte.

Sinteac garante reajuste de 15% aos servidores da rede estadual de educação

 
Governo atendeu principal reivindicação da categoria, mas sindicato quer alterar detalhes da propost

O governo do Estado aceitou a principal reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), que pleiteava 15% de reajuste salarial aos professores da rede pública. Mas a categoria não ficou satisfeita com a intenção do governo de parcelar o valor em três vezes de 5%, que seria quitado somente em agosto de 2012.

Assim, em nova reunião ocorrida ontem, o Sinteac propôs a redução do parcelamento para duas vezes. A proposta foi aceita pelo governo, que ainda não especificou os meses do pagamento. Hoje, a partir das 8 horas, a diretoria do sindicato deve se reunir mais uma vez com a cúpula do governo para chegarem a um acordo sobre a questão.

Além disso, o Sinteac foi prestigiado ainda em outros dois pontos: a manutenção da segunda etapa do curso de profissionalização pró-funcionário e o início da faculdade para funcionários das escolas para o mês de julho. Falta negociar ainda a Valorização do Desenvolvimento Profissional (VDP) a todos os trabalhadores em educação e o concurso para professores da Zona Rural para o segundo semestre deste ano.

De acordo com o presidente do Sinteac Manoel Lima, a categoria não se contentou completamente com o resultado das reuniões. Ainda assim, o sindicalista considerou os pontos acordados como um “avanço. Os acordos demostram a responsabilidade de ambas as partes, que trataram as negociações sem maquiagem”, disse Lima.

Amanhã, o Sinteac realiza uma assembleia geral em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), no Centro. O grupo vai discutir, entre outras questões, detalhes sobre o reajuste salarial. Lima convida toda a categoria a participar do encontro.
Fonte: Página20

24 de maio de 2011

Hugo Brito relata seu "Amor pela Advocacia"

"Sanderson Moura: O texto abaixo é de um jovem estudante do município do Jordão, que sonha em ser advogado, e que tem participação ativa aqui neste blog. Escreve muito bem e possui uma admirável sede de conhecimento. Escreveu uma declaração de amor pela advocacia."



Amor Pela Advocacia

"Se um dia Deus tornar concreto a abstração deste pobre sonhador, e permitir que me deleite no mundo jurídico chegando por fim a exercer a arte da advocacia; e se esse mesmo Deus, tão singular e ao mesmo tempo tão plural, senhor de tudo que é bom, obsequiar-me à graça da longevidade, esta que é a fortuna dos homens bons de coração, eu quero, mesmo que minhas pernas não sustentem mais esse corpo cansado resultante de exaustivos trabalhos; mesmo que as mais simples expressões gestuais se tornem quase intransponíveis; mesmo que a leitura de um simples processo se torne uma tarefa intricada por ocasião de minha visão cansada, fruto de uma vida de leituras em demasia; mesmo que minha voz esteja pedindo descanso por ter sido tantas vezes a chave para a porta dos cárceres dos injustiçados; mesmo que minhas mãos tremam ao segurar uma simples folha de papel denunciando que aquela atividade está prestes a ser cessada pelo único ato que iguala todos os homens, a morte; ainda sim eu quero está advogando, pois um homem não morre quando o corpo é sepultado e o coração deixa de dedicar-se aquele que é o latejo da vida. Um homem morre quando deixa de fazer aquilo que lhe dar um sentido de vida plena".

Hugo Brito
Jordão-Ac, 19/05/2011

23 de maio de 2011

Deputado Federal Thaumaturgo Lima visita Jordão

O Deputado Federal Thaumaturgo Lima (PT) veio nesta sexta-feira (20) ao Município de Jordão agradecer os votos adquiridos e identificar algumas das maiores carências do Município. A reunião foi na câmara Municipal de Jordão, estiveram presentes o Prefeito de Jordão - Hilário de Holanda Melo e o Vereador Edivan da Rocha Silva.


O Prefeito Hilário de Holanda Melo relembrou ao deputado as promessas de campanha do Governo: Pavimentação das ruas, criação de açudes e outros, citou carências do Município e disse que está seguro que o governo cumprirá com sua palavra. Agradeceu ao Deputado pelo apoio e lamentou a quantidade de votos obtidos. "Os votos nesta última eleição foram divididos" uma vez que, o deputado obteve 277 votos e o eleitorado de Jordão é cerca de  3.900.

Por fim, Thaomaturgo relembrou as várias vezes que já veio ao município e agradeceu ao apoio eleitoral. "Cada voto é fundamental e bem vindo nesta caminhada, graças aos 277 votos em Jordão, conseguimos nos aproximar ainda mais de nosso objetivo". Se pôs a disposição para apoiar e criar Projetos para o Município de Jordão, propôs a criação do Mercado dos Colonos e garantiu que o Governo honrará todas as promessas de campanha.

Vende-se Panificadora e Hospedaria em Jordão

A Empresária Arací Feitoza de Araújo, por motivo de doença, não poderá mas residir em Jordão, então pôs a venda parte de suas propriedades. 
Trata-se de uma hospedaria e uma panificadora situadas a Avenida Francisco Dias (Principal rua da Cidade).
Veja Algumas Imagens:

Hospedaria

Panificadora
 
Maquinários Panificadora

Armários Panificadora

Maquinário Panificadora

Maquinário Panificadora

Banheiro Externo

Banheiro Externo

Área do Terreno: 24m x 21,90m
Hospedaria (9 quartos) + 1 dispensa: 14 m x 5,60m
Panificadora: 14 m x 5,70
Banheiro Externo: 6m x 2,5 m
Os interessados entrar em contato pelo fone: (68) 8422 9772 - Falar com Mariazinha.

Ele está de volta - Chagas Paulino o Rei do Brega

Chagas Paulino é natural de Jordão e reside na Zona Rural da Cidade, sempre acostumado com o trabalho pesado do campo nenhum obstáculo parece ser capaz de frear o sonho deste homem.

O Cantor Chagas Paulino ficou conhecido em grande parte do Estado devido a criação de uma música que virou febre, em todos os bares se ouvia a "Macunquinha do Papai" (Gravação feita com estrutura simples de um computador e um teclado, para divulgação de uma Festa na comunidade Rural do Município), além da macunquinha, outras músicas fizeram bastante sucesso.
Observando a disposição e a vontade de Chagas, O blogueiro e radialista Accioly Gomes levou o cantor ao Município de Tarauacá onde apoiou a gravação de um CD demo, ajudando ainda mais a divulgar o trabalho do artista. Porém, devido a problemas com bebidas o cantor havia parado de cantar no final do ano passado.
Mas ele deu a volta por cima, abandonou a bebida e acompnhado de novas músicas, é um novo homem. Se apresentou neste sábado (21) e as estruturas do Encontro Bar Clube ficaram pequenas para tanto talento.



 


Os interessados em contratar Chagas Paulino, entrar em contato com Dj Kézio Araújo pelo fone: (68) 8426 9883. MSN: Kezioaraujo@hotmail.com